Agora no portal:

Nº 246 : “ANATOMIA SÁBIA”

Ministérios EFRATA – O Bem & o Mal, a Cada Dia
Domingo, 27 de Março de 2016

Anatomia é uma palavra interessante; vem do grego… ANA, o prefixo, significa “de novo”, “de volta”; TOMIA, radical, vem de um verbo que significa “cortar”, “dividir”, “dissecar”. Este componente é o mesmo da palavra “átomo” – “o que não se pode dividir”. Aponta para a consideração do corpo, com atenção a cada parte.

A anatomia humana é deslumbrante. Deus colocou dois olhos, e estes são frontais à cabeça. O nariz também tem duas vias. Ouvidos também são um par. Notou? Órgãos que recebem informações têm via dupla, enquanto que a boca, que emite informações, tem via única. Sabedoria divina na anatomia!

Agora, observe os ouvidos: não são frontais à face, como são olhos, narinas, boca. São laterais. Que fantástico! É a sabedoria divina ensinando que ouvir é um empreendimento de dois lados. Ilustro com o caso da pessoa que mais frequentemente exerce a função de juiz – a mãe. A menina lhe chega correndo, para reclamar do irmão, que lhe roubou um brinquedo. A mãe, já treinada no ofício, chama o menino para lhe ouvir as razões… É claro, ela pisou e estragou meu brinquedo; e foi por querer!

Os fatos costumam ter duas faces. Sabedoria divina na disposição anatômica: Deus deu ao ser humano ouvidos, para que mais ouça do que fale: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se” (Tg 1.19,20, NVI); e os dispôs nas laterais da cabeça, para que se exercite ouvir os dois lados: O que pleiteia por algo, a princípio parece justo, porém vem o seu próximo e o examina” (Pv 18.17, ACF). A Escritura tem várias recomendações sobre esse tipo de cuidado: Deuteronômio 19.15 e Mateus 18.16 são dois exemplos.

Mas, o que acontece muito frequentemente? Nos esquecemos de que há uma razão divina para que os ouvidos sejam dois, e dispostos lateralmente; ouvimos uma versão “dos fatos”, e já estamos com o juízo pronto. Nos esquecemos de que “parcialidade no julgar não é bom (Provérbios 24.23, ARA); de que, muito frequentemente, quem conta um conto aumenta um ponto; de que toda moeda tem duas faces;  de que justiça surda para um dos lados não é justiça (parafraseando Rui Barbosa).

E assim, tão logo se ouve uma crítica de alguém, ou uma fofoca, ou um juízo temerário, infundado, sem antes mesmo ouvir o outro lado, nosso juízo já se alinhou com o que fora ouvido. Triste agressão à sabedoria divina na anatomia. Quando exercitamos essa sabedoria, confirmada em preceitos da Palavra de Deus, costumam os horizontes se mostrarem mais claros, as estradas se mostrarem menos tortas, as cenas se mostrarem menos vesgas, as águas se mostrarem menos turvas.

Epíteto (55-135 d.C), o sábio grego, disse: “Deus deu ao homem uma boca e dois ouvidos, para que ouça o dobro do que fala”.  Eis a sabedoria divina: órgãos que recebem informações , ao contrário daquele que emite, vieram com duas vias; e o que foi feito para ouvir, foi instalado lateralmente na cabeça. É sempre sábio, justo e prudente ouvir-se os dois lados, até que a verdade reine!

Num livro de Ray Stedman há um versinho:

No céu vivamos com os santos que amamos

Isto , sim, é que é glória!

Na terra vivemos com os santos que vemos

Bem, isto é outra história!

No século XIX, certo compositor sacro retratou, em poesia, a indagação: Nos encontraremos às margens do rio?  E, em estribilho, afirmou com certeza: Sim, estaremos juntos às margens do rio, o belo rio, onde juntos estaremos aos santos, junto ao rio que flui do trono de Deus! 


SHALL WE GATHER AT THE RIVER? (1864)
NOS REUNIREMOS JUNTO AO  RIO?
Robert Lowri (1826-1899)

Com nosso Audio Player online, você pode ouvir a melodia, para reflexão.
AudioPlayer online (controle de volume à direita)

Até à próxima! (Tg 4.15)
Ulisses

NOTAS (versões bíblicas):
ACF – Almeida Corrigida e Revisada Fiel, Soc. Bíblica Trinitariana
ARA – Almeida Revista e Atualizada, Soc. Bíblica do Brasil
ARC – Almeida Revisada e Corrigida, Soc. Bíblica do Brasil
BCF – Versão Católica do Pe. Antonio de Figueiredo
NVI – Nova Versão Internacional, Soc. Bíblica Internacional