Agora no portal:

N° 359 : “ALMA – VENDIDA OU COMPRADA?”

Ministérios EFRATA – O Bem & o Mal, a Cada Dia
Domingo, 14 de Outubro de 2018

Estamos a caminho do segundo turno da eleição presidencial brasileira. Os candidatos, e seus correligionários, trabalham incessantemente, porque, agora, restam somente dois: a derrota de um é a vitória do outro. Uma de suas estratégias é a de capturar o apoio de quem ficou para trás, desde os candidatos superados, aos seus eleitores.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso é, certamente, o mais cortejado dos ex-presidentes vivos. Em recente manifestação, declarou explicitamente que não conseguirá votar no candidato que está na dianteira; parece que, sendo personagem histórico da esquerda brasileira (ainda que da linha do seu estilo), não conseguiria digerir um presidente tido como da direita. Quanto ao candidato da esquerda, disse:
– “Eu me dou com ele…”

Entretanto, quis passar a impressão de que, para que esse candidato possa começar a propagar que conta com seu apoio, FHC ainda tem obstáculos a superar. Como se ainda estivéssemos com múltiplos candidatos. Em sua tirada, insinuou que está acima de todos, porque já tem uma história construída e não precisa ser moralmente coagido neste momento. Declarou:
– “Não estou vendendo a minha alma ao diabo”.

Essa é uma expressão típica como figura de linguagem. Significa, para a pessoa que a usa, que não está sacrificando sua história, sua reputação, em troca de alguma glória da qual não precisa. Pertence ao acervo dos mitos – o “Mito Faustiano”. Conta-se que o alemão Johan Georg Faust (1480-1540) foi o primeiro a “vender a alma ao diabo”. Contemporâneo de Lutero (1483-1546), Fausto fez um trato com o diabo, renegando sua fé; queria viver muito mais tempo que o esperado, de modo a alcançar maiores glórias no mundo. Segundo o mito, o contrato durou 24  anos, quando Fausto descobriu que não conseguiria libertar-se de servir a Satanás. Sua alma estava vendida a ele…

Se Fernando Henrique tem sua alma vendida ao diabo, ou o Fausto do mito a tinha, num sentido espiritual, não sei. O que sei é que quem comparece a este mundo, passa por ele, e encerra a jornada, sem que sua seja alma resgatada pelo Filho de Deus – Jesus Cristo – não tem sua alma vendida ao diabo… Não é bem assim que se conta o fato. É bem pior: ninguém a vendeu ao Maligno Satã… Sua alma já está entregue ao príncipe das trevas desde antes de ter nascido… Tão simples quanto trágico! Ou, tão trágico quanto simples, se alguém preferir esta ordem…

Preste atenção: “E, se o nosso evangelho ainda está encoberto, naqueles que se perdem está encoberto; nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos infiéis, para que lhes não resplandeça o farol do evangelho da glória de Cristo, o qual é à imagem de Deus” ( II Co 4.3,4, BCF).

Quem é o “deus deste século”, na linguagem da revelação apostólica? Sem entrar em muitas minúcias explicativas através do texto bíblico, vou direto ao ponto: é o diabo! Eis como ele é identificado, em paralelo, no Apocalipse: “E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo…” (Ap 12.9, ARA). Este mundo está, por assim dizer, entesourado para o Juízo Final, ao tempo em que está sujeito a inúmeras seduções satânicas.  

Mas, se a ideia da expressão for evocada sem pensar-se no verbo “vender” como um ato deliberado no tempo, e sim como uma circunstância, então, podemos afirmar, sem margem de dúvida: ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, se o senhor, ou qualquer outro político do momento, ou qualquer cidadão não político, do Brasil ou do resto do mundo, não tiver sua alma redimida e resgatada pelo sacrifício único de Jesus Cristo, o Filho de Deus, o Salvador, sua alma está, sim, vendida ao diabo.  

Então, o que fazer? O apóstolo Paulo lembra aos presbíteros de Éfeso que a igreja de Deus é constituída por redimidos que Jesus comprou com o seu próprio sangue (Atos 20.28). Se Jesus já comprou a minha alma, que mais posso por ela pagar? “Que darei eu ao Senhor, por todos os benefícios que me tem feito? Tomarei o cálice da Salvação, e invocarei o nome do Senhor” (Salmo 116.12, ARC).

No fim das contas, pela perspectiva que ultrapassa esta vida, o  veredicto está posto, porquanto procede daquEle que tem, em suas mão, tanto as chaves do céu quanto as correntes do inferno: ou a alma está comprada para a eternidade com Deus, ou está vendida ao diabo, para a eternidade de choro e ranger de dentes. Sem meio termo!   

Falando em alma, fique com a mensagem cantada do Prisma:

ONLY JESUS CAN SATISFY YOUR SOUL (1965)
SOMENTE JESUS PODE SATISFAZER SUA ALMA
Lanny Wolfe (1942 – …)   

MEDIA PLAYER ONLINE

Boa semana, até próximo Domingo, se Deus quiser (Tg 4.15) !
Ulisses

Notas das citações bíblicas:
ACF – Edição bíblica de Almeida, Corrigida e Revisada Fiel, da Sociedade Bíblica Trinitariana
ARA – Edição bíblica de Almeida, Revista e Atualizada, da Sociedade Bíblica do Brasil
ARC – Edição bíblica de Almeida, Revista e Corrigida, da Sociedade Bíblica do Brasil
BCF – Bíblia Católica de Figueiredo, www.bibliacatolica.com.br
NVI – Nova Versão Internacional, da Sociedade Bíblica Internacional

Leave a Reply