Agora no portal:

N° 230 : “POR POUCO…”

Ministérios EFRATA – O Bem & o Mal, a Cada Dia
Domingo, 29 de Novembro de 2015
 

“Meu anjo da guarda é forte. Ele não pode bobear não… Ele tá sempre ativo!” O autor dessa frase foi exibido em imagens de tevê, há poucos dias. No dia 09 de novembro último, na cidade de Barra do Piraí (RJ), o vídeo gravou Sebastião Caldas, 67 anos, atravessando a via férrea. As cancelas de nível para pedestres estavam fechadas; mesmo assim, ele atravessou a linha e, por pouco – pouquíssimo mesmo – não é atingido em cheio pela composição.  Quando lhe mostraram as imagens da sua ‘sorte’, ele desdenhou do risco que correu com essa afirmação. Disse, ainda, que não sentiu nem o vento.

Por pouco, também, o acidente que sofri por estes dias não me acarreta conseqüências bem mais graves. Seguindo, como de costume, bem cedo do dia, para meu local de trabalho, fui atingido por um veículo cujo motorista resolveu, subitamente, tomar a contramão para uma ultrapassagem, em pleno cruzamento de vias. Quem viu a cena do acidente disse que eu nasci de novo; que, por pouco, fiquei livre de conseqüências mais graves: ‘apenas’ fêmur direito fraturado, na altura do colo da bacia. Já operado, vou superando os dias da recuperação. 

Também por pouco, certa autoridade governamental se renderia às verdades proclamadas por um determinado presidiário incomum. A autoridade era o rei Herodes Agripa II (27 d.C.-100 d.C.); o presidiário era o apóstolo Paulo que, pouco depois, seguiria ainda preso para Roma. O rei Agripa, depois de ouvir um magistral testemunho discursado por Paulo em Cesaréia, disse: Por pouco me persuades a me fazer cristão. O que Paulo redarguiu foi ainda mais memorável: Prouvera a Deus que, ou por pouco ou por muito, não somente tu, mas também todos quantos hoje me estão ouvindo, se tornassem tais qual eu sou, exceto estas cadeias” (Atos 26.29, ARC).  

Por pouco ou por muito! Que quis dizer Paulo, com “se tornassem tais qual eu sou”? Um pequeno resumo do seu discurso esclarece: fui religioso, e muito; no rigor da minha religião, pensava que Jesus, o Nazareno, era um estorvo à religião e eu tinha que combater esse estorvo; numa das minhas jornadas com esse fim, Ele veio a mim, e tirou a cegueira dos meus olhos; a minha religião falava da esperança da promessa eterna; mas, somente quando me encontrei com Jesus, foi que consegui tomar posse daquela esperança, do que eu sou, hoje, testemunha. Paulo queria dizer – quisera eu, ó rei, que você conhecesse a Jesus e a esperança da promessa, tal como hoje eu conheço.  

O rei Agripa também era religioso. Talvez pensasse conhecer a esperança. Entretanto, por pouco, deixou passar a oportunidade de conhecê-la. Por pouco, teria sido persuadido. Que pena! Quanta coisa deixa de acontecer, por pouco. Por pouco, ‘seu’ Sebastião deixa de ser esmagado pelo trem, em Barra do Piraí; por pouco, meu acidente deixa de me causar uma lesão mais grave, ou a própria morte; por pouco, o rei Agripa poderia ter sido persuadido sobre a verdadeira esperança da glória eterna, que a sua religião não lhe era capaz de suprir. Quem sabe, por pouco o meu leitor de hoje também deixa de usufruir os maiores e mais ricos benefícios dessa esperança em Jesus, porque alguma coisa, em sua vida (quem sabe, a própria religião) é seu obstáculo… Se é assim – por pouco ou por muito, como disse Paulo – que tal superar, muito ou pouco, o obstáculo que seja? Nada é mais glorioso, mais confortador, mais compensador, do que viver sob essa esperança. Mas, por pouco, muitos hão de perder sua glória, conforto e recompensa!    
 

"Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel" (Hebreus 10.23, NVI)
Aqui, em cima desta cama, recuperando-me, um hino especial vem à minha mente, e eu o compartilho.

O seu autor viveu uma experiência profunda de reflexão sobre o assunto, com a qual chegou à conclusão do poema composto.
A voz, é a inesquecível voz de Jake Hess (1927-2004), figura também inesquecível. Após a letra (traduzida), nosso Audio Player Online

SO MANY REASONS (1964)
TANTAS RAZÕES
David Reece (1928-1999) & Jimmie Davis (1899-2000)

Grupo:
So many reasons why I love the Lord,
Há tantas razões pelas quais eu amo ao Senhor
So many reasons I can't count them.
Há tantas razões, eu nem posso enumerá-las
So many reasons why I trust His word,
Há tantas razões pelas quais eu confio em Sua Palavra 
So many reasons I can't count them.
Há tantas razões, que eu nem posso enumerá-las. 

Jake Hess:
One is how He saved me at an old-time altar,

Uma [delas] é como Ele me salvou diante de um altar daqueles, dos antigos 
He placed within my heart this joy I know
Ele pôs dentro em meu coração este gozo que [agora] eu conheço 
He changed my life completely,
Ele mudou minha vida completamente 
Gave me hope for tomorrow,
Deu-me esperança face ao amanhã 
That's the reason why I love Him so !
Eis a razão porque eu tanto O amo !
(Lágrimas rolam da face daquele que canta)

So many reasons why I love the Lord,
Há tantas razões pelas quais eu amo ao Senhor
So many reasons I can't count them.
Há tantas razões, eu nem posso enumerá-las
So many reasons why I trust His word,
Há tantas razões pelas quais eu confio em Sua Palavra 
So many reasons I can't count them.
Há tantas razões, que eu nem posso enumerá-las; 
There's just so many reasons I can't count them.
Simplesmente há tantas razões, que eu nem posso enumerá-las. 

AudioPlayer online (controle de volume à direita)

Bom Domingo, boa semana,
 Ulisses 

Notas das citações bíblicas:
ACF – Edição bíblica de Almeida, Corrigida e Revisada Fiel, da Sociedade Bíblica Trinitariana
ARA – Edição bíblica de Almeida, Revista e Atualizada, da Sociedade Bíblica do Brasil
ARC – Edição bíblica de Almeida, Revista e Corrigida, da Sociedade Bíblica do Brasil
NVI – Nova Versão Internacional, da Sociedade Bíblica Internacional

BCF – Bíblia Católica de Figueiredo, www.bibliacatolica.com.br