Agora no portal:

N° 323 : “ORAÇÕES DIÁRIAS IMPRESCINDÍVEIS – VI”

Ministérios EFRATA – O Bem & o Mal, a Cada Dia
Domingo, 26 de Novembro de 2017

"… E NÃO NOS DEIXE CAIR EM TENTAÇÃO,
MAS LIVRA-NOS DO MAL…"

 

Entrar num avião, tomar lugar ao assento, observar os preparativos para a viagem, costuma oferecer algumas cenas curiosas para se assistir. Na maioria dos casos, se referem a pessoas que estão ali só porque precisam deslocar-se para outro lugar, e parece não haver outro jeito de o fazer, senão por avião. Mas seu ritual, até que o aparelho se encontre em rota estável sobre as nuvens, chama atenção. Olhos fechados (nem sempre é oração a Deus), manipulação de um terço, sinal da cruz duas ou três vezes…

Há pessoas que nunca entrarão num avião para viajar… Medo pavoroso que caia… Há pessoas que jamais entrariam numa embarcação, para fazer ao largo no oceano, sabendo de muitos metros abaixo só de água… Há quem sinta calafrios, só de pensar na situação de astronautas, dentro de uma estação orbital, lá no espaço, a 350 quilômetros acima do solo… Ou, ao pensar que, viajando pelo oceano Atlântico, poderiam estar flutuando a 4 quilômetros acima do fundo do mar.

Tememos nos ver em situações como tais, trememos em pensar nelas, mas não tememos pior que isso, e que nos acontece todos os dias, ainda que invisivelmente aos olhos. Pior é levantar pela manhã, já tendo o diabo e uma legião de demônios à espreita: “O diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar…” (I Pedro 5.5, ARA).  Antes mesmo de sairmos de casa para qualquer tipo de compromisso ou agenda, e o risco das tentações já está amontoado em toda sorte de oportunidades.

Um famoso (e já falecido) escritor brasileiro disse, certa vez: “não devemos resistir às tentações; podem elas não voltar…”. O renomado escritor britânico Oscar Wilde (1854-1900) disse esta insanidade: “A melhor maneira de nos livrarmos das tentações é cedendo a elas”. Quem, porém, conhece a biografia do reformador Martinho Lutero (1483-1546), sabe que ele lutava contínua e diariamente contra as tentações; e chegou a admitir que essa luta lhe ensinava muito sobre a santidade.

Tentações são, numa linguagem simples e direta, convites satânicos ao pecado. Estamos às voltas com esses convites, todo dia, dias inteiros. Eis a razão porque Jesus incluiu, em sua Oração Mestra do Sermão do Monte, esta petição diária: “E não nos deixe cair em tentações, mas livra-nos do mal” (Mateus 6.13, ARA). De fato, trata-se de uma imprescindível oração diária.

Se Deus não nos guardar, cairemos… Se Deus não nos fortalecer, sucumbiremos… Se Deus não nos preservar, prevaricaremos… Dependemos, a cada dia, a cada hora, a cada minuto (e eu diria que a fração do tempo chega aos segundos) do atendimento divino a este rogo – livra-nos de cair, livra-nos do mal…

Alguns colegas meus de ministério da Palavra já me confessaram sua intensa luta para não sucumbir a tentações, particularmente ao constatarem que o diabo parece estar especialmente aplicado em fazer naufragar, pela quebra do sétimo mandamento, os condutores de almas. Lembro-me de um dos meus colegas que já sucumbiram publicamente, quando me disse: “Ulisses, infelizmente posso dizer que passei pela angústia do salmista – laços de morte me cercaram; angústias do inferno se apoderaram de mim… Caí em tribulação e tristeza”. Nisto, a lembrança se voltava ao  Salmo 116…

Grande bênção, dentre as que desfruta o cristão, é o livramento: “Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar” (I Coríntios 10.13, NVI). Trata-se de uma promessa que proporciona fiança segura quando a Ele nos dirigimos, em clamor – livra-nos de cair… Eis a promessa pelo Senhor afiançada: “Porque a mim se apegou com amor, eu o livrarei…” (Salmo 91.14, ARA).

Quem é o nosso socorro bem presente, nas tentações ou nas tribulações? Deus, em quem está o nosso livramento. O tentador é incansável em seus ardis diários. Deus é o nosso livramento! No meio do constante risco das tentações em nossa vida, nada melhor do que seguir o ensino proporcionado pelo Filho de Deus. O Senhor quer que digamos a Ele, em oração diária: Oh! Quantas são as tentações que me cercam, desde que raia o dia… Livra-me, Senhor, de cair nas tentações… Aliás, talvez seja a primeira mais importante petição do dia!Em 1932, o compositor do nosso hino de hoje estava com 32 de idade. Nascido no evangelho, filho de pregador, decidiu andar,a na juventude, por caminhos onde proliferam laços de morte. Uma enfermidade, foi o que Deus usou para traze-lo de volta ao Seu caminho. Casou-se, passou a morar em Chicago, e começou a participar de cruzadas evangelísticas. Naquele ano, quando estava em Saint Louis, numa campanha, recebeu telegrama a respeito de sua esposa: ela havia falecido durante o parto do primeiro filho. Correndo de volta à sua casa, viu a linda criança. Mas, Deus reservava mais: na mesma noite também o garoto morreu. Revoltado contra Deus, pensou em nunca mais pregar ou cantar o evangelho. Impossível! Deus o dobrou perante Si, e ele compôs a magnífica oração aqui cantada por Sherman Andrus (1942-…).
 

Ouça, tendo a letra livremente traduzida após nosso  

AUDIO PLAYER ONLINE

TAKE MY HAND, PRECIOUS LORD
Toma Minha Mão, Precioso Senhor
Thomas Andrew Dorsey (1899-1993)

When my way grows drear
Quando meu caminho avança tenebroso
Precious Lord linger near
Precioso Senhor, permanence por perto
When my light is almost gone

Quando minha luz quase fenece
Hear my cry, hear my call

Ouve meu clamor, ouve meu chamar
Hold my hand lest I fall

Segura minha mão, senão caio
Take my hand precious Lord, lead me home!

Toma minha mão, precioso Senhor, conduz-me pra casa!

 

Precious Lord, take my hand
Precioso Senhor, toma minha mão
Lead me on, let me stand

Conduz-me, sustenta-me
I am tired, I am weak, I am lone

Cansado estou, fraco estou, solitário
Through the storm, through the night

Através da tempestade, ou da noite
Lead me on to the light

Guia-me para a luz
Take my hand, precious Lord, lead me home!

Toma minha mão, precioso Senhor, conduz-me pra casa!

Bom Domingo, boa semana,

Ulisses

Notas das citações bíblicas:
ACF – Edição bíblica de Almeida, Corrigida e Revisada Fiel, da Sociedade Bíblica Trinitariana
ARC – Edição bíblica de Almeida, Revista e Corrigida, da Sociedade Bíblica do Brasil
ARA – Edição bíblica de Almeida, Revista e Atualizada, da Sociedade Bíblica do Brasil
BCF – Bíblia Católica de Figueiredo, www.bibliacatolica.com.br
NVI – Nova Versão Internacional, da Sociedade Bíblica Internacional