Agora no portal:

N° 267 : “11 DE SETEMBRO”

Ministérios EFRATA – O Bem & o Mal, a Cada Dia
Domingo, 11 de Setembro de 2016

Quinze anos se passaram. Primeiro, foi a Torre Norte do imenso World Trade Center, em Nova Iorque; depois, foi a Torre Sul. Uma hora e quarenta e dois minutos depois, vieram ao chão, abalando diversos outros edifícios à volta. Depois que as duas aeronaves de grande porte, sob o controle de terroristas, foram atiradas às duas torres, outras duas foram ainda dirigidas a mais alvos estratégicos: uma atingiu o Pentágono, e outra tentou atingir o Capitólio, em Washington D.C. Resultado: 2996 seres humanos mortos; milhares de outros atingidos, e uma cultura de medo, terror e apreensão que mudou a vida no planeta.

No dia de hoje, a população do grande país da América do Norte vai vivendo um clima de assombro. A Al-Qaeda prometeu comemorar os 15 anos com outras investidas terroristas. Não só na América do Norte: a Europa também vive um clima de preocupação e apreensão, vinte e quatro horas por dia. Do outro lado do mundo, o ditador de um pequeno país insiste em ameaçar a estabilidade, não só à sua volta, mas até distante, com seus ensaios de poderio nuclear. A China, sua vizinha, já declarou que ele está provocando a desestabilização do continente asiático.

Há uma impressão que percorre o planeta, de que o homem chegou a um tal poder que pode ditar os rumos do mundo, espalhando medo e terror por todos os lados. A humanidade está agindo tal como filhos que vão testando até onde vai a paciência e a tolerância de um pai, fazendo todo tipo de arte à sua frente; se o pai tolerar, é só avançar um pouco mais na libertinagem. Às vezes, o pai se cansa, e acaba deixando os filhos ultrapassarem todos os limites. Assim o ser humano está fazendo, diante do Seu Criador.

Está Ele meramente tolerando? Está Ele descuidado? Está Ele cansado das traquinagens da humanidade? Que ninguém se iluda. Deus, não só  está atento, como está no pleno comando de todas as coisas que acontecem, ou que deixam de acontecer: “O caminho do Senhor é perfeito, a palavra do Senhor é provada; Ele é escudo para todos os que nele se refugiam. Pois, quem é Deus, senão o Senhor? E quem é rochedo, senão nosso Deus? (Salmo 18.30,31, ARA). E a confiança que a Sua Palavra ensina a cultivar a Seu respeito é esta: “O Senhor é a minha luz, e a minha salvação; de quem terei temor? O Senhor é o meu forte refúgio; de quem terei medo? (Salmo 27.1, NVI).

Os soberanos das nações podem esnobar seu poderio… Podem ameaçar seus vizinhos, ou os países mais distantes. Não darão um passo, sem o consentimento do Altíssimo: “O Senhor frustra os desígnios das nações, e anula os intentos dos povos” (Salmo 33.10, ARA). Quer saber como Deus vê o poderio das grandes potências do mundo, ou a ameaça dos mais despóticos governantes? Eis que as nações são consideradas por ele como a gota de um balde e como o pó miúdo das balanças; eis que lança por aí as ilhas como a uma coisa pequeníssima. Nem todo o Líbano basta para o fogo, nem os seus animais bastam para holocaustos. Todas as nações são como nada perante ele;  ele considera-as menos do que nada e como uma coisa vã.  A quem, pois, fareis semelhante a Deus ou com que o comparareis?” (Isaias 40.15-18, ARC).

Que era o Egito, nos dias dos grandes faraós, nos dias de Moisés? Simplesmente, era a grande potência mundial de então. E Deus livrou a Israel das mãos dos egípcios, envergonhando as tropas de faraó. Que era a Assíria, nos dias do profeta Isaías, nos dias de Ezequias? Era, simplesmente, a potência que colocou o mundo de joelhos, diante de si. E Deus humilhou os exércitos da Assíria de Senaqueribe, em favor do rei Ezequias. Babilônia era o terror de todas as nações, ao seu tempo. Mas Deus encurvou a espinha dorsal da Babilônia, perante Ciro, rei dos persas. Os persas, dominadores do mundo, caíram diante dos greco-macedônicos, forças de Filipe e Alexandre. Os greco-macedônicos caíram, diante dos romanos. E os romanos, que alcançaram pujança mundial, também já caíram.

O mundo parece estremecer, diante do terrorismo, diante das alucinações de certos governantes, que ameaçam a paz mundial. Mas, é outro a quem devemos temer… Reina o SENHOR; tremam os povos. Ele está entronizado acima dos querubins; abale-se a terra. O SENHOR é grande em Sião e sobremodo elevado acima de todos os povos. Celebrem eles o teu nome grande e tremendo, porque é santo” (Salmo 99.1-3, ARA). Os que a Deus celebram confiam na Sua justiça e no Seu poder. Portanto, O temem de um modo esperançoso e sereno. 

Nosso hino de hoje brota de uma profunda reflexão do compositor sobre o Salmo 23: 

HE LEADETH ME
JESUS ME GUIA (1862, Letra; 1864, Música)
Joseph Henry Gilmore (1834-1918) & William Batchelder Bradbury (1816-1868 )

Ouça, com nosso

AudioPlayer online (controle de volume à direita)

 

Bom Domingo, boa semana,
 Ulisses 

Notas das citações bíblicas:
ACF – Edição bíblica de Almeida, Corrigida e Revisada Fiel, da Sociedade Bíblica Trinitariana
ARC – Edição bíblica de Almeida, Revista e Corrigida, da Sociedade Bíblica do Brasil

ARA – Edição bíblica de Almeida, Revista e Atualizada, da Sociedade Bíblica do Brasil
BCF – Bíblia Católica de Figueiredo, www.bibliacatolica.com.br
NVI – Nova Versão Internacional, da Sociedade Bíblica Internacional