Agora no portal:

N° 270 : “MINHA PESQUISA ELEITORAL”

Ministérios EFRATA – O Bem & o Mal, a Cada Dia
Domingo, 02 de Outubro de 2016

 

“Isso não dá IBOPE!”… “Este é um palestrante que dá IBOPE!”… Essas frases mostram a penetração social e cultural que o instituto de pesquisa brasileiro atingiu neste nosso país. “Dar IBOPE” se tornou sinônimo de alcançar repercussão de maioria entre a população. Não obstante estar envolto em muitas controvérsias, e sob várias acusações, Carlos Augusto Saade Montenegro (1954-…), que foi presidente daquele instituto fundado em 1942, disse, recentemente, pela aproximação destas eleições municipais, algumas coisas dignas de reflexão.

De acordo com um importante veículo de imprensa nacional, Montenegro (1954-…) “ainda é a cara do IBOPE, o mais importante instituto de pesquisas do Brasil”.  Eis o que ele disse, traduzindo com minhas palavras e sintaxe:

1.     A coisa mais rica no mundo, atualmente, chama-se informação.
2.   Na sua maioria, o eleitor brasileiro decide seu voto nas últimas 48 horas antes das eleições.
3.   Em decorrência disto, pesquisas devem ser vistas com muito cuidado: é em cima da hora que um candidato será ‘eleito’.

Embora eu mesmo não seja dono de um instituto de pesquisas, costumo fazer as minhas próprias. Com base nelas, posso dizer que tenho algumas concordâncias e algumas discordâncias do Carlos Augusto Montenegro.
Ok! Vamos, por partes:
Sob certo aspecto (ou discriminação), concordo que a coisa mais valiosa no mundo, hoje, seja a informação. Mas, acredito que não concorde com ele quanto ao tipo de informação a valorizar assim. O maior provedor de ricas informações para o mundo, hoje, chama-se “Deus”; e suas informações não provêm de pesquisas – provêm de revelação. Estão na Escritura, mas a maioria ignora, ou menospreza esse valioso acervo. Talvez, até você que me esteja lendo. Seja honesto para com Deus, se quiser discutir isso…

Pois bem! Eu digo que na Escritura Sagrada há valiosíssimas informações sobre nossas origens (mas imensuráveis fortunas são gastas para buscar “informações” que conflitam com a verdadeira). Ali há valiosíssimas informações sobre o nosso passado, nosso estado presente e nosso futuro (mas são consideradas fora de moda, irrelevantes). “Pois que eles aborreceram as instruções, e não abraçaram o temor do Senhor, nem se submeteram ao meu conselho, e desacreditaram toda a minha repreensão; comerão, pois, os frutos do seu caminho…” (Provérbios 1.29-31, BCF).  

Quanto ao eleitor, concordo que o brasileiro é, majoritariamente, assim: decide na última hora. Mas, tenho a assinalar que o mais importante eleitor de todos os tempos, aquEle que elege uma alma ao céu ou ao  inferno, nunca decide em cima da hora. Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença. Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade, para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado” (Efésios 1.4-6). Que coisa maravilhosa é quando o propósito prévio do Eleitor Celeste se encontra com a realidade das “urnas da nossa alma”! Quando a eterna escolha divina converge com a abertura do coração de um ser humano!

Concordo que é preciso ter muito cuidado com escolhas “em cima da hora”. No tocante à realidade eterna, olhando do prisma meramente horizontal, digo o mesmo: é muito arriscado. Pode não dar tempo; pode um fato novo fazer mudar de idéia. No tocante à realidade espiritual, mais séria ainda é a advertência: “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto” (Isaias 55.6, ARC).

Minha ‘pesquisa eleitoral’ mostra que há muita gente deixando coisas de suma importância para cima da hora. Deixando a decisão de andar com Deus… Deixando a escolha de seguir, de verdade, Jesus… Deixando a necessidade de ‘mergulhar’ na Sua Palavra, onde as palavras são de vida eterna… Perigoso. Está dito, e repetido! Ouve, quem tiver juízo acima do pescoço!   

Há um autor desconhecido, que o meio musical evangélico contemporâneo só pôde conhecer por suas iniciais. Sua poesia, porém, é magistral. Sua base foi esse relato do evangelista Lucas. Ela segue abaixo, certamente composta no terceiro quadrante do século XIX. A música foi composta por seu contemporâneo, Asa Hull, nascido em New York em 1828, e falecido por volta da virada do século. Ouça, com nosso AudioPlayer online, clicando logo após a transcrição da letra (com tradução "simultânea")

SITTING AT THE FEET OF JESUS- 1970
PERMANECENDO AOS PÉS DE JESUS
J. H. T. &  Asa Hull (alguma data no terceiro quadrante do séc XIX)

Sitting at the feet of Jesus,
Permanecendo sentado aos pés de Jesus
Oh, what words I hear Him say!
Oh, que palavras ouço-lhe dizer
Happy place! So near, so precious…
Que feliz lugar! Tão íntimo, tão precioso…
May it find me there each day;

Que possa eu ser lá achado, a cada dia;
Sitting at the feet of Jesus,
Permanecendo sentado aos pés de Jesus,
I would look upon the past,
Olharia eu para o passado,
For His love has been so gracious;
[Reconhecendo que] seu amor tem sido tão gracioso;
It has won my heart at last.
Afinal, conquistou meu coração.

Wesley Pritchard + Joy Gardner + Stephen Hill
Sitting at the feet of Jesus,

Permanecendo sentado aos pés de Jesus
Where can mortal be more blest?
Onde pode, um mortal, ser mais abençoado?
There I lay my sins and sorrows,
Ali deponho meus pecados e minhas tristezas
And, when weary, find sweet rest;
E, quando fragilizado, [ali] encontro doce descanso;
Sitting at the feet of Jesus,
Permanecendo sentado aos pés de Jesus,
There I love to weep and pray
É onde eu amo colocar-me em contrição e oração
While I from His fullness gather
Enquanto eu obtenho, de Sua plenitude,  
Grace and comfort every day.

Graça e conforto a cada dia.

Bless me, O my Savior, bless me,
Abençoa-me, oh meu Salvador, abençoa-me
As I sit low at Thy feet
Ao assentar-me quedado aos teus pés
Oh, look down in love upon me,
Oh, deriva [dos céus] o teu olhar de amor sobre mim
Let me see Thy face so sweet;
Permita-me contemplar tua tão doce face 
Give me, Lord, the mind of Jesus,
Dá-me, Senhor, a mente de Cristo
Take me holy as He is;
Faz-me santo como Ele é;
May I prove I’ve been with Jesus,
Que eu possa estar convicto de estar com Jesus 
Who is all my righteousness!
O qual é toda a Justiça para mim!
(Repete-se)

Sitting at the feet of Jesus  … !!!

AudioPlayer online (controle de volume à direita)

Bom Domingo, boa semana,
 Ulisses 

Notas das citações bíblicas:
ACF – Edição bíblica de Almeida, Corrigida e Revisada Fiel, da Sociedade Bíblica Trinitariana
ARC – Edição bíblica de Almeida, Revista e Corrigida, da Sociedade Bíblica do Brasil
ARA – Edição bíblica de Almeida, Revista e Atualizada, da Sociedade Bíblica do Brasil
BCF – Bíblia Católica de Figueiredo, www.bibliacatolica.com.br
NVI – Nova Versão Internacional, da Sociedade Bíblica Internacional