Agora no portal:

N° 240 : “O BANHEIRO E A BALEIA”

Ministérios EFRATA – O Bem & o Mal, a Cada Dia
Domingo, 07 de Fevereiro de 2016

Qual a semelhança entre a dona Maria Josefa, de São Roque (SP), e o filho de Amitai, da Galiléia? Eu conto já…

Maria Josefa da Silva, 73 anos, moradora sozinha de um apartamento na Vila Aguiar do município paulista, recebeu telefonema de uma das filhas. Elas sempre ligam, ou visitam, ou levam… Naquela semana, de Janeiro deste ano, a filha estava com impedimentos para ir ver a mãe. Mais ou menos assim, foi a conversa:

Tudo bem com a senhora?
– Tudo bem!
– Não vou poder ir nem hoje nem amanhã, tudo bem?
– Tudo bem…  

Na Quinta, dia 07 de Janeiro deste ano, dona Josefa entrou no banheiro. Ao tentar  sair, a maçaneta da porta se soltou em sua mão. Ela sempre carrega o celular, mas, naquele dia, sabe-se lá por que cargas d’água, não levou. Tentou de tudo para abrir a porta, presa por dentro que estava. Qual o que!… Gritou, gritou, ninguém ouvia.  Esmurrou a porta, tentando que alguém lhe ouvisse a agonia, ou que a porta se destravasse; qual o que!… Veio a noite de Quinta. O jeito foi improvisar uns panos, como a toalha, no chão do banheiro, para tentar dormir. Afinal, na Sexta de manhã, certamente chegaria alguém, e salvá-la-ia…  Mas, a Sexta repetiu a Quinta. Fome apertando, sede… O jeito foi encher o estômago com água da torneira, antes que o delírio compelisse algo pior. E a hipertensão? Sem remédio! Literalmente. Mais uma noite no chão frio e duro do banheiro. Só no Sábado pela manhã uma vizinha ouviu os gritos, já enfraquecidos, da idosa. Chamou o Corpo de Bombeiros, que efetuou o resgate.  No celular, que ficara do lado de fora, nenhuma chamada perdida…

O filho de Amitai com quem a comparo foi Jonas, o profeta.  Deus o convocou, desde uma pacata cidade de Zebulom, para ir pregar na grande metrópole mundial de Nínive. Nínive, naquele tempo, tinha dias parecidos com nosso Brasil, especialmente quando do período de Carnaval (ver Jonas 1.2). Mas, Jonas resolveu fazer algo que, muito equivocadamente, julgou possível (ver o verso 3 : Jonas 1.3). Resultado: Jonas permaneceu preso, por três dias e três noites, no ventre de um grande peixe. Quando se diz de uma “baleia”, não passa de mera conjectura; até porque, no rigor da classificação de Lineu (1707-1778), baleia não é peixe – é mamífero! Mas, não importa. 

 Escuta: se você está entre aqueles que acham que o evento é mera lenda, mito ou ficção, melhor se cuidar. Jesus credenciou historicamente a narrativa, ao usa-la como comparação quanto a si. Observe com maior atenção os versos 39 a 41 em Mateus 12.39-41. Sabe por que Jesus permaneceu “três dias e três noites” no seio da terra, quando expirou, após o suplício do Golgota? Para livrar a minha e a sua alma de uma eternidade no inferno, de onde não há retorno. Atente bem ao  que Ele afirmou, nos versos finais (43 a 50) de Marcos 9.

 Dona Josefa teve um imenso alívio quando os bombeiros romperam a porta do seu banheiro, livrando-a daquela clausura angustiante.

 

– Achei que eu ia morrer ali dentro!  – foi o que exclamou, na hora! [Jonas, quase…]

Mas, pelo que Jesus ensinou, tomando o episódio de Jonas como advertência profética da Sua própria clausura na sepultura, em favor de livrar-nos, do inferno não há retorno, não há saída, não há recurso, não há livramento. A não ser com Jesus… Mas tem que ser hoje! Agora!    

De minhas antigas gravações da WKES Keswick Radio, uma conversão para nossa mensagem musical. Não sei quem canta, nem quem compôs. Mas sei quão oportuno apelo é…

Richard Dawkins (1941…), o famoso biólogo evolucionista britânico, disse perante as câmeras da tevê: “Se eu encontrar com Deus, no dia em que eu morrer, vou interrogá-lo sobre duas coisas: que deus és tu? Zeus? Thor? Baal? Mithra? Yahweh? E por  que permitiste tanto sofrimento, para te esconderes de nós? 

 Ouça, com nosso Audio Player online, logo após a letra (original e tradução)…

BEFORE YOU DIE, MEET THE LORD
ANTES DE MORRER, ENCONTRE-SE COM DEUS

Before you die, meet the Lord
Antes de morrer, encontra-te com Deus
Reach out and take His hand, heed His Word
Sê alcançado por Sua mão, dá ouvidos à Sua Palavra
Confess to Him you’re wrong, eternity is long!
Confessa a Ele que estás errado, a eternidade é longa!
Before you die, meet the Lord!
Antes de morrer, encontra-te com Deus!

If you could see and know just what a future holds
Se puderas ver e saber o que reserva o futuro
You’d never take a chance and loose your soul
Jamais terias chance, e perderias tua alma
But God above can see from here to eternity
Mas Deus do alto pode ver, daqui para a eternidade
So give it a thought my friend: meet the Lord!
Portanto, pense nisto, meu amigo: encontra-te com Deus!

AudioPlayer online (controle de volume à direita)

Bom Domingo, boa semana,
Ulisses

 Notas das citações bíblicas: 
ACF – Edição bíblica de Almeida, Corrigida e Revisada Fiel, da Sociedade Bíblica Trinitariana
ARA – Edição bíblica de Almeida, Revista e Atualizada, da Sociedade Bíblica do Brasil
ARC – Edição bíblica de Almeida, Revista e Corrigida, da Sociedade Bíblica do Brasil
BCF – Bíblia Católica de Figueiredo, www.bibliacatolica.com.br
NVI – Nova Versão Internacional, da Sociedade Bíblica Internacional