Agora no portal:

N° 166 : “PROVIDÊNCIA DE DEUS?”

Ministérios EFRATA – O Bem & o Mal, a Cada Dia
Domingo, 17 de Agosto de 2014

No último dia 13, coloquei minha esposa e meu filho no carro, e partimos de São Paulo para BH por volta das nove horas da manhã. Depois de cerca de sete ‘longas’ horas de viagem, porém sob a Providência divina, a chegada. Na viagem, naquele dia, entre os assuntos, a lembrança da pergunta de minha filha, na noite anterior, após a entrevista do presidenciável na tevê; não só da pergunta: também da minha resposta. Mal sabíamos que, em torno daquela hora da tarde de quarta-feira, sua alma já não estava neste mundo. Somente bem mais tarde, após a chegada a BH, naquela quarta, tomamos conhecimento do acidente aéreo que o vitimou, junto com mais seis vidas.

Li uma entrevista da candidata Marina Silva. Nela, afirmou sua crença na providência divina, pelo fato de também não estarem no aparelho ela própria, além da esposa e do filho caçula de Eduardo Campos (além de outro assessor). Segundo disse, era costume a companhia, o que não aconteceu naquele dia: Renata Campos desejou voltar logo para Recife, e ela, Marina, desejou antecipar a chegada a São Paulo, sem acompanhá-los a Santos. Parte da imprensa ignorou esta declaração; outra parte, que a reproduziu, revelou certo ceticismo. As evidências são várias: a expressão colocada entre aspas, sem nenhum interesse maior no fato, algumas expressões que atribuíram a declaração ao mero fato de a candidata dizer-se evangélica, e por aí vai…

Existe, mesmo, isso – “providência divina”? Se é fato que a “providência divina” livrou Marina Silva, Renata Campos e Miguel (além do outro assessor), terá sido ela mesma que colocou dentro do sinistro avião os sete ocupantes que morreram? Se existe, não seria também essa mesma providência que mantém vivos todos que ainda vivem, e não mantém todos os demais que já se foram? Parece-me desnecessário pontuar em que sentido a palavra “providência” aqui seja usada. Ainda assim, pontuo: “providência divina” é a maneira sábia e santa (ainda que nem sempre a nós pareça) de Deus governar e manter toda a Sua criação, aprovisionando a ela todos os recursos e meios para sua subsistência. Debaixo da “providência divina”, todas as leis naturais se abrigam, mantendo o funcionamento e levando aos eventos sucessivos tudo o que existe, inclusive os seres humanos. Nos céus, estabeleceu o SENHOR o seu trono, e o seu reino domina sobre tudo (Salmo 103.19, ARA).   

Bem! Para se organizar as melhores respostas às questões, é necessário, preliminarmente, ter por certas algumas premissas. A existência de Deus é a primeira; se Deus não existisse (como de fato existe), não faria o menor sentido pensar-se em Sua providência.  “Porquanto o que se pode conhecer de Deus eles o lêem em si mesmos, pois Deus lho revelou com evidência.”(Romanos 1:19, BCF). Depois, é preciso reconhecer que, existindo, Deus é Deus (nada menos do que isso); se Deus não fosse tão municiado de todos os Seus atributos eternos, infinitos, onipotentes, perfeitos até, essa providência divina seria uma “imprevidência” humana. “Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis” (Romanos 1:20, NVI). Em terceiro lugar, sob a dependência dos dois anteriores, é preciso admitir a humilde subserviência aos Seus desígnios, especialmente aqueles insondáveis, difíceis de se entender; se Deus tivesse desígnios todos plenamente compreensíveis e ao alcance do nosso entendimento e juízo pessoal, das duas, uma: ou não seria Deus, ou não seria transcendente a todas as criaturas, o que nos elevaria ao Seu patamar. Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR. Porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos”  (Isaias 55.8,9, ARC).

Na pior hipótese, seria um ‘Ser’ tentando ser superior aos demais seres, mas amplamente confuso, devido à variedade de entendimentos e de juízos dos seres que Ele mesmo criou. Aqui embaixo, a coisa mais impossível entre nós é a unanimidade de opinião sobre o que é melhor, o que é certo; lá em cima, não há qualquer risco à unanimidade.   

À luz da Palavra de Deus, o que Marina cogitou realmente existe. Se, tal como noutra ocasião, todos os eventuais ocupantes do Cessna tivessem deixado de embarcar, e a viagem tivesse sido adiada, teria sido a Providência divina agindo; se todos tivessem embarcado, aumentando o número das vítimas, teria sido a Providência divina agindo; como embarcaram sete (e não onze), foi essa a ação da Providência divina. É ela que atua em circunstâncias idênticas sobre as vidas de cristãos (cristãos de verdade) e não-cristãos (incluindo-se, aí, os que, enganosa ou enganadamente dizem sê-lo), sem fazer deles acepção, mas resultando em propósitos distintos em cada qual. Confira as palavras inigualáveis e confortadoras do Salmo 121… Graças a Deus que os verdadeiros cristãos podem contar com a Providência de Deus em todas as circunstâncias, e ela sempre lhes resultará em bem… Mesmo que não pareça…  “Saberás, pois, que o SENHOR, teu Deus, é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e cumprem os seus mandamentos” (Deuteronômio 7.9, ARA).
Para encerrar, a expressiva mensagem musical, interpretada em Português pelo Grupo Prisma.

Sheltered Safe within The Arms of God (1969)
Seguramente Abrigado nos Braços de Deus
Dottie (Joyce R. Luttrell) Rambo (1934-2008)

AudioPlayer online (controle de volume à direita)

Abraços, até à próxima
Ulisses

Notas das citações bíblicas:
ARA – Edição bíblica de Almeida, Revista e Atualizada, da Sociedade Bíblica do Brasil
ARC – Edição bíblica de Almeida, Revista e Corrigida, da Sociedade Bíblica do Brasil
ACRF – Edição bíblica de Almeida, Corrigida e Revisada Fiel, da Sociedade Bíblica Trinitariana
BCF – Bíblia Católica de Figueiredo, www.bibliacatolica.com.br
NVI – Nova Versão Internacional, da Sociedade Bíblica Internacional'