Agora no portal:

N° 124 : “SIC TRANSIT GLORIA MUNDI”

Ministérios EFRATA – O Bem & o Mal, a Cada Dia
Domingo, 06 de Outubro de 2013

"O mundo atual não me agrada mais; nada me anima, realmente… Falta-me vontade, falta-me paixão… Vivo ao máximo cercado de filhos e netos, porque não quero morrer sozinho. Mas, acho que vou despertar talvez…".

A pessoa que disse isto, poucas semanas atrás, aos 77 anos de idade (daqui poucos dias fará, possivelmente, 78), viveu dias de 'glória' conhecida no mundo inteiro. Atuante no cinema, contracenou com atrizes famosas, desde Brigitte Bardot e Romy Schneider, a Catherine Deneuve, Claudia Cardinale e Jane Fonda. Mas, a 'glória' daqueles dias passou… Dói-lhe perceber que foi substituído, no mundo do glamour, por outros, de gerações mais jovens. Seu nome se tornou 'ícone', quase tanto quanto sua fisionomia: Alain Delon (1935…) é o seu nome, ator de nacionalidade francesa. Dói-lhe o ostracismo, do qual reclama em ter sido confinado.

Que espécie de coisa efêmera é esta – a 'glória' deste mundo? ' Taí o empresário Eike Batista: antes, celebrado como um fenômeno brasileiro de alavancagem de progresso, hoje "fazendo das tripas o coração" para salvar vinténs, e ajudando a afundar o vacilante mercado econômico brasileiro. Antes, assediado pela mídia para explicar sua vertiginosa ascensão; agora, fugindo da mídia para não explicar sua súbita queda. Assim Delon… Talvez a glória do passado lhe tenha sido tão 'vital', do ponto de vista de tanto haver dela alimentado sua alma, que na sua falta, não tem do que alimentá-la mais… 

"Sic transit gloria mundi " (assim passa a glória do mundo), é a versão mais disseminada, por séculos, da famosa frase de Tomás a Kempis (1380-1471), em sua obra universal A Imitação de Cristo – "O quam cito transit gloria mundi  !" (Quão rapidamente passa a glória do mundo!). E, ainda assim, há os que dedicam esforços além da conta para conquistá-la (e até para mantê-la).

Mas, é assim mesmo, a 'glória' deste mundo. 
"O mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente " (I João 2.17, ARA), é o que diz a Escritura. Não há nada, por aqui, que preencha de modo significativo, pleno e definitivo, o anseio do coração humano. Um grande conterrâneo de Alain Delon (bem maior que ele, diga-se de passagem) já disse, tempos antes:  "No coração do homem há um espaço vazio imensurável, que somente um ser imensurável – que é Deus – pode preencher ! "… Assinava pelo nome de Blaise Pascal (1623-1662).

O apóstolo Paulo, ao chegar na cidade galaciana de Listra, na Ásia Menor (hoje, Turquia), declarou aos cidadãos daquela cidade que aquEle que lhes enchia "o coração de alegria e fartura ", ao proporcionar-lhes, dos céus, suas "chuvas e de estações frutíferas", até "fazendo-lhes todo o bem", era Deus, com o que sempre deu Ele testemunho de Si mesmo (Atos 14.17). Sim, até com chuvas e estações frutíferas Deus enche o coração dos símplices de fartura e alegria – gloria divina no mundo… E, com a bendita salvação no Filho-Cordeiro,  gloria no mundo presente e também no porvir…

O segredo mais elevado da glória imperecível reside, não propriamente num segredo, mas num fato mortalmente oculto a muitos olhos, levianamente ignorado a outros:  "o que faz a vontade de Deus!". O conflito é escancaradamente evidente, conflito de duas vontades:  a minha pessoal, e a de Deus, o Criador e Pai. Para os que não conhecem devidamente a Deus, e não conhecem a fonte de assimilação da Sua vontade, o erro mais grave é esse mesmo –  o da ignorância. Costumam atribuir que a sua consciência é fonte segura de manifestação dos desígnios de Deus e, lastimavelmente, confiam nela – "eu faço o que a minha consciência mandar ", é o que costumam dizer, com essas palavras, ou com outras, variadas. Isto, como se pudéssemos confiar na autonomia da consciência. No entanto, para os que já sabem, devidamente, quem é Deus, e sabem onde se encontra a mais legítima, confiável, segura e cristalina fonte de conhecimento de Sua vontade – que é a Sua santa Palavra escrita – parece persistir um nefasto resquício, certa sensação de que a auto-determinação, a consciência, o juízo pessoal, e até o coração enganoso, são fontes suficientes. E desprezam o "bom conselho"…
"Lâmpada para os meus pés é tua palavra e luz, para o meu caminho" (Salmo 119.105, ARC).

Seguramente, 'olhando de trás para frente', podemos dizer que…:
(1) Há uma glória que distoa frontalmente da glória deste mundo, por ser verdadeira, plenamente satisfatória e imperecível… (A propósito: você prefere a gloria transitória deste mundo, ou a imperecível, de Deus?)
(2) Essa glória imperecível decorre da disposição e prática de fazer a vontade de Deus… (A propósito: você já tem cultivado esta disposição, ou ainda cultiva, no altar do ego, a imposição da vontade pessoal?)…
(3) Saber, conhecer a vontade de Deus, repousa sobre o caminho seguro da leitura contínua e devotada da Sua Palavra (A propósito: como te tem sido a frequência e a dedicação às santas e eternais palavras do Livro de Deus?)…
"Mas quem se gloriar, glorie-se nisto: em compreender-me e conhecer-me, pois eu sou o Senhor, e ajo com lealdade, com justiça e com retidão sobre a terra, pois é dessas coisas que me agrado", declara o Senhor " (Jeremias 9.24, NVI).

É isso mesmo: "Sic transit gloria mundi !"… Porém, o que faz a  vontade de Deus, desfruta de glória eterna!!!
"A nossa presente tribulação, momentânea e ligeira, nos proporciona um peso eterno de glória incomensurável " (II Coríntios 4:17, BCF).  

Nossa mensagem musical de hoje:

Joy By And By (1886)
Sim, Glória Haverá no Final 

Franklin Edson Belden (1858-1945)

AudioPlayer online (controle de volume à direita)

Abraços, até próximo Domingo (Tg 4.15)
Ulisses

Notas das citações bíblicas:
ARA – Edição bíblica de Almeida, Revista e Atualizada, da Sociedade Bíblica do Brasil
ARC – Edição bíblica de Almeida, Revista e Corrigida, da Sociedade Bíblica do Brasil
ACRF – Edição bíblica de Almeida, Corrigida e Revisada Fiel, da Sociedade Bíblica Trinitariana
BCF – Bíblia Católica de Figueiredo, www.bibliacatolica.com.br
NVI – Nova Versão Internacional, da Sociedade Bíblica Internacional