Agora no portal:

N° 11 : “QUANTAS RAZÕES HÁ?”

Ministérios EFRATA – O Bem & o Mal, a Cada Dia
Domingo, 12 de Junho de 2011

Houve um jovem que um dia chegou a um seminário cristão, dos muitos que existem, dentre católicos e protestantes. Estava ele para iniciar sua jornada de estudos, para depois exercer um ministério perante o Senhor, se este o aceitasse. Quando lá chegou, ele já tinha alguns estudos; com isto, pensou que sabia muito, que tinha bons conhecimentos, que poderia se destacar dentre os demais – deve ser isto o que pensou…  Mas, havia lá um vivido mestre, a quem Deus havia dado, pela experiência de vida, pela instrução da Palavra, por andar sob o Espírito, certo dom de discernir a natureza humana. Ao perceber o ímpeto daquele jovem, o velho mestre se aproximou dele um dia e disse-lhe: "Meu filho, você aceitaria uma 'multa fraternal'?" O jovem não fazia a menor ideia do que seria uma "multa fraternal"… Mas, resolveu aceitar, principalmente por ter aprendido que devem ser honrados aqueles a quem Deus conferiu autoridade espiritual. "Se você aceita a minha 'multa fraternal', aí vai ela: depois que memorizar I Coríntios 4.7, volte aqui e me apresente de cor", disse-lhe o mestre. I Coríntios 4.7…    I Coríntios 4.7…  O que será que está escrito ali ? Saiu ele pensando… e foi logo verificar, tamanha a curiosidade… I Coríntios 4.7; ahh! é fácil – Primeira de Paulo, aos coríntios, aqueles doutos da ciência grega! Claro que você, que está lendo esta mensagem, também deve estar muito curioso, se é que não se lembra de cor. Se não se lembra, vá lá, em sua Bíblia, e confira… Depois, volte, e leia o restante desta mensagem dominical.

  Conferiu?  O que você imagina que aquele garboso candidato a pastor pensou, depois da leitura? Bem, se um dia vc se encontrar com ele, e descobrir que foi ele, pergunte-lhe… Talvez ele até diga! (Neste mundo de bilhões de pessoas, sei que não é fácil…) Sei lá! Neste mundo, tudo é possível; a menos que ele já não esteja mais por aí… Mas, podemos imaginar… Que temos nós, qualquer de nós, que seja ou provenha de nós mesmos? E, se ainda dá prá sobressair, de onde veio tudo? Já, pensou, de onde? E, se chegamos a reconhecer que tudo vem de Deus – tudo o que somos, e tudo o que temos, e mesmo o que não temos – não é mais sábio reconhecê-lO em nosso caminho? A Palavra de Deus tem um versículo (senão dois) de uma propriedade, uma profundidade riquíssima: " Que preciosos para mim, ó Deus, são os teus pensamentos! E, como é grande a soma deles!   Se os contasse, excedem os grãos de areia; contaria, contaria, sem jamais chegar ao fim." Salmo 139.17,18

É fato! Eu posso até fazer algumas perguntas, para apenas emular sua imaginação:

Pergunta n° 1: Quem seria capaz de enumerar todos os grandes feitos de Deus? Parece que Jó tentou, mas logo descobriu ser-lhe isto impossível.

Pergunta n° 2: Quem seria capaz de enumerar Suas boas dádivas, começando pelas que pensamos merecer, e seguindo pelas que descobrimos que não merecemos?

Pergunta n° 3: Quem poderia acrescentar um côvado ao curso de sua vida?

Pergunta n° 4: Quem poderia se livrar, por si mesmo, das muitas ciladas do inimigo, e das incontáveis vezes em que ele, cirandando, "procura alguém para devorar, como um leão que ruge"?

Pergunta n° 5: Quem poderia conquistar, por suas qualidades próprias (qualidades?), por suas próprias ações (!), por seu discurso, um lugar no céu, na eternidade, na presença do Cordeiro? Quem? Diga-me, já pensou bem? Quem poderia ?

Pergunta n° 6: Quem poderia enumerar razões pelas quais Deus deveria ser-lhe benévolo, generoso, gracioso, salvador?

Dizem que foi Spurgeon quem disse: "Eu sei que foi Deus quem me escolheu, pois do contrário, eu não O escolheria; eu sei que foi antes de eu nascer, porque depois… … não o faria! E sei que foi por razões que eu desconheço, porque em mim mesmo não vejo uma só razão para que a mim me escolhesse!" Quantas razões podemos enumerar, nós, para amá-lO, para ser-Lhe submissos,  para andar com Deus, como Enoque… São tantas, que é impossível enumerá-las.

Ouça o hino abaixo; acompanhe, ao mesmo tempo, se precisar, a letra que vai com minha tradução. O seu autor viveu uma experiência profunda de reflexão sobre o assunto, com a qual chegou à conclusão do poema composto. A voz, é a inesquecível voz de Jake Hess (1927-2004), figura também inesquecível.

SO MANY REASONS (1964)
TANTAS RAZÕES
David Reece (1928-1999) & Jimmie Davis (1899-2000)

Grupo:
So many reasons why I love the Lord,

Há tantas razões pelas quais eu amo ao Senhor
So many reasons I can't count them.
Há tantas razões, eu nem posso enumerá-las
So many reasons why I trust His word,
Há tantas razões pelas quais eu confio em Sua Palavra 
So many reasons I can't count them.
Há tantas razões, que eu nem posso enumerá-las. 

Jake Hess:
One is how He saved me at an old-time altar,

Uma [delas] é como Ele me salvou
Diante de um altar daqueles, dos antigos 

He placed a joy within my heart this joy I know
Ele pôs dentro em meu coração este gozo que [agora] eu conheço 
He changed my life completely,
Ele mudou minha vida completamente 
Gave me hope for tomorrow,
Deu-me esperança face ao amanhã 
That's the reason why I love Him so !
Eis a razão porque eu tanto O amo !
(Lágrimas rolam da face daquele que canta)

So many reasons why I love the Lord,
Há tantas razões pelas quais eu amo ao Senhor
So many reasons I can't count them.
Há tantas razões, eu nem posso enumerá-las
So many reasons why I trust His word,
Há tantas razões pelas quais eu confio em Sua Palavra 
So many reasons I can't count them.
Há tantas razões, que eu nem posso enumerá-las; 
There's just so many reasons I can't count them.
Simplesmente há tantas razões, que eu nem posso enumerá-las. 

AudioPlayer online (controle de volume à direita)

Bom Domingo, boa semana,
Ulisses

Notas das citações bíblicas:
ACF – Edição bíblica de Almeida, Corrigida e Revisada Fiel, da Sociedade Bíblica Trinitariana
ARC – Edição bíblica de Almeida, Revista e Corrigida, da Sociedade Bíblica do Brasil
ARA – Edição bíblica de Almeida, Revista e Atualizada, da Sociedade Bíblica do Brasil
BCF – Bíblia Católica de Figueiredo, www.bibliacatolica.com.br
NVI – Nova Versão Internacional, da Sociedade Bíblica Internacional