Agora no portal:

N° 64 : “LÁGRIMAS…”

Ministérios EFRATA – O Bem & o Mal, a Cada Dia
Domingo, 08 de Julho de 2012

Em tempos recentes, mais uma lei modernizadora no Brasil passou a chamar a nossa atenção – a chamada "Lei da Palmada".  É a lei que afirma ser sua pretensão garantir direitos a crianças e adolescentes de serem educados, seja por seus pais seja por quaisquer outros educadores, sem qualquer espécie de castigo físico. ´Vai indo de vento em popa no Legislativo, com todo o amparo do Executivo, que tem grande interesse na sua consagração final no Brasil.  No meio de todos os debates, depoimentos e matérias que vão sendo publicados, deparei-me com uma matéria que evoca opiniões de cientistas e psicólogos.  Segundo essa matéria, os cientistas afirmam que castigo físico faz mal à saúde "holística" das crianças; que fazer chorar, para elas, é constrangedor.  Segundo a matéria, ainda, o choro é aceitável, quando natural, nas crianças, porque é a sua forma de pleitear suas necessidades: ante a fome, chora; ante a sede, chora; ante qualquer desconforto,   chora. O choro é a sua linguagem, e isto basta para os pais entenderem. Mas, de certa idade para diante, quando vem com castigo físico, é constrangimento. Durma-se com um barulho desses… (Embora haja quem divirja… ). 

Mas, deixando de lado por enquanto esse palpitante assunto, não consegui deixar de pensar na afirmação : "O choro é a linguagem natural da criança, para pleitear a satisfação de suas necessidades básicas ".  Parece-me simplesmente fantástico que, após milênios de existência da raça humana, uma brilhante psicóloga tenha chegado a esse veredicto.  Bem! Não é exatamente por isto que a afirmação firmou-se em minha 'cuca'…  É por outra razão.  Logo me lembrei de uma canção evangélica, que faz afirmação idêntica no âmbito da nossa relação com Deus.  Afinal, Deus mesmo se permite tratar-nos como 'crianças', no sentido da expressão do Seu carinho, do Seu amor, e da evidência da nossa total dependência  dEle, da nossa filiação com Ele , por meio de Jesus Cristo. 

Então, comecei a pensar na Escritura. O que diz a Sua Palavra sobre esse assunto – o choro? Lembrei-me logo de Jesus. João 11.35 afirma : "Jesus chorou! "  E o seu choro foi uma evidente expressão de identidade com os nossos sentimentos naturais, posto que ocorreu no meio daquela cena em que, Marta abatida de um lado, Maria abatida de outro, amigos da família também chorando com eles, e Lázaro (irmão delas) recentemente falecido, comoveu-se e… chorou! Tenho para mim que o registro desse acontecimento na vida do próprio Mestre, o Filho de Deus, é auspicioso. Ele se identificou conosco, em nossos sentimentos, em nossas emoções, tendo a família de Lázaro como paradigma de todos nós, com quem ele se identifica. 

Mas, continuemos a nossa pesquisa, voltando ao começo da Revelação. José do Egito, quando se reencontrou com seus irmãos, vendo a agonia que ele mesmo impusera sobre eles, percebendo como eles associaram a angústia momentânea ao que anos antes fizeram ao seu irmão que, sem que soubessem, agora estava li, à sua frente, como governador do Egito, não aguentou… e chorou (Gn 42.24). Quando esse mesmo José reencontrou-se com seu velho pai, muitos anos depois da separação provocada pelos irmãos que lhe venderam a mercadores, lançou-se ao seu pescoço e… chorou assim por longo tempo (Gn 46.29).

Há muitos  fatos bíblicos que retratam momentos de grande aflição do povo de Israel, reconhecendo a dependência do seu Deus, nos quais eles se derramavam em lágrimas perante o Senhor. Vemos isso no livro de Juízes, no livro de Esdras, e em outros livros. Davi chorou e derramou lágrimas perante Deus, não poucas vezes : "As minhas lágrimas têm sido o meu alimento dia e noite, continuamente, enquanto perguntam – onde está o teu Deus?" (Salmo 42.3) Neemias, quando tomou conhecimento da desolação do seu povo, chorou  perante Deus por dias (Neemias 1.4). Ana, em sua angústia, derramava-se em lágrimas perante o Senhor, a ponto de ser confundida com uma embriagada (I Samuel 1.12-18). Curioso: basta fazer uma pesquisa bíblica acurada, para perceber que, nesta matéria, não dá para garantir que as mulheres estejam em maior número:  homens também choram; e, se choram na presença de Deus, o fazem no lugar certo e com a pessoa certa. 

A Bíblia diz que "ao anoitecer, pode vir o choro; mas a alegria vem pela manhã" (Salmo 30.5). Diz mais : "Os que com lágrimas semeiam, com júbilo ceifarão; quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes" (Salmo 126.5,6). 

Bem! Há muito mais que diz a Bíblia.  No momento, volto à "grande descoberta" da psicóloga, tomo-a emprestada, e uso-a no contexto desta reflexão. De fato : "a criança chora porque esta é a sua linguagem natural, e seus pais entendem". Como filhos de Deus, choramos na presença do nosso Pai, pela mediação do nosso Redentor (que se identificou conosco, e também chorou), na condução do Espírito, sob o consolo da Palavra de Deus. Podem nos faltar palavras aos lábios (como aconteceu com Ana, no  templo, vista por Eli); mas não podem faltar as palavras ocultas que nosso coração derrama perante Deus, junto com as lágrimas que, eventualmente, brotem da face. E Ele nos ouve!  E Ele nos entende!! A alegria ainda pode estar por vir, numa bela manhã !!! Está a caminho !!!!

Ouça a poesia cantada de Gordon Jensen no MP3 anexo, com a letra original e a tradução livre que coloco abaixo, na voz suave dos Heritage Singers. 
Ela é a canção de que me lembrei, quando li e refleti na afirmação da psicóloga…

TEARS ARE A LANGUAGE GOD UNDERSTANDS (1971)
Lágrimas São Uma Linguagem Que Deus Entende
Gordon Edward Jensen (1952… )

Often you wonder why tears come into your eyes 
Com frequência você se admira porque lágrimas vêem aos olhos
And burdens seem to be much more than you can stand 
E as cargas parecem ser bem maiores do que você possa aguentar
But God's standing near, He sees your falling tears 
Mas Deus está por perto, Ele vê as lágrimas que caem
Tears are a language God understands.
Lágrimas são uma linguagem que Deus entende.

 God sees the tears of a brokenhearted soul 
 Deus vê as lágrimas de uma alma de coração quebrantado 
 He sees your tears and hears them when they fall 
 Ele vê suas lágrimas e ouve quando elas caem
 God weeps along with man and takes him by the hand 
 Deus se coloca junto com o homem em seu lamento E o toma pela mão 
 Tears are a language God understands.
 Lágrimas são uma linguagem que Deus entende.

When grief has left you low it causes tears to flow 
Quando a aflição te tem colocado “para baixo” e faz lágrimas rolarem
And things have not turned out the way that you had planned 
E as coisas não tomaram o rumo que você planejou
But God won't forget you, His promises are true 
Porém, Deus não se esquecerá de ti, Suas promessas são autênticas
Tears are a language God understands.
Lágrimas são uma linguagem que Deus entende.

AudioPlayer online (controle de volume à direita)
 

Boa semana, até próximo Domingo, se Deus quiser (Tg 4.15) !
Ulisses

Notas das citações bíblicas:
ACF – Edição bíblica de Almeida, Corrigida e Revisada Fiel, da Sociedade Bíblica Trinitariana

ARC – Edição bíblica de Almeida, Revista e Corrigida, da Sociedade Bíblica do Brasil
ARA – Edição bíblica de Almeida, Revista e Atualizada, da Sociedade Bíblica do Brasil
BCF – Bíblia Católica de Figueiredo, www.bibliacatolica.com.br
NVI – Nova Versão Internacional, da Sociedade Bíblica Internacional