Agora no portal:

N° 47 : “NÃO VAI TARDAR…”

Ministérios EFRATA – O Bem & o Mal, a Cada Dia
Domingo, 05 de Março de 2012

Recebi de minha filha, que acaba de mudar-se com o esposo para a capital paulista, onde agora tenta reiniciar a carreira advocatícia, uma dessas mensagens tipo "alerta geral", válida para este mês de Março. Nela, extraída de um dos grandes veículos de imprensa brasileiros, noticia-se a última reunião de uma ilustre comissão de juristas, a realizar-se nesta semana, numa das capitais do país. A dita comissão de juristas foi criada para nutrir o novo projeto de lei que vai reformar o Código Penal Brasileiro no congresso. O nosso CPB data de 1940, embora já tenha sofrido emendas. Sabe como é, né? Tudo evolui, precisamos 'evoluir' também, nessa área. Agora, vejamos algumas das tendências do nosso novo (e moderno) futuro Código Penal, se aproveitadas as sugestões de juristas e sociedades de classes :

– fim do "regime aberto" para cumprimento de penas

– exclusão de vários tipos penais, por serem considerados arcaicos

– descriminalização de um certo tipo de eutanásia – a ortotanásia (com a respectiva autoridade para julgar sua oportunidade)

– revogação de certos casos de contravenção

– ampliação da descriminalização dos casos de aborto

– rediscussão de crimes de natureza sexual

    Se for seguida a tendência ocidental contemporânea, é lícito prever-se um afrouxamento da ética e das virtudes, uma relativização mais folgada no tocante aos crimes de natureza sexual e uma acentuação do chamado "direito das liberdades individuais", como é o caso típico já em diversas nações no tocante à homossexualidade e ao arbítrio pessoal quanto ao "uso pessoal do corpo". Faz-me lembrar o argumento jurídico do personagem real Ramon Sampedro, perante os magistrados na Espanha da década de Noventa, em busca da eutanásia assistida. Seu caso real foi vivido na interpretação de Javier Bardem, no filme Mar A Dentro. – "Numa sociedade que preza a propriedade privada, não me é lícito fazer o que quero do meu bem mais precioso, minha única propriedade verdadeiramente privada – o meu corpo "? (Ramon Sampedro acabou por morrer de eutanásia ilegalmente assistida  e clandestina, no ano de 1995, quando deixou um 'testamento' à sociedade, e outro aos juízes).

    A reunião do conselho de juristas, que está a assessorar os senhores deputados, será no próximo dia 09. Daí em diante, segue-se o caminho agendado, até à formulação final, nas Comissões de Constituição, Justiça e Cidadania do congresso nacional. Quando recebi o email de minha filha, meu primeiro impulso foi responder com a seguinte frase (registrei-a, afinal): "Precisamos intensificar nossa preparação para a volta de Jesus, porque a humanidade está criando, cada vez mais, fatos que "apressam"  aquele dia! " E não tenho medo de errar. Jesus mesmo afirmou: "Contudo, quando vier o filho do Homem, achará, porventura, fé na terra?" (Lucas 18.8). Como em Israel do Antigo Testamento, a concupiscência do povo durava certo tempo, e parecia tolerada por Deus, até que se enchia o "cálice da Sua ira". Em vários países dantes amplamente habitados por cristãos verdadeiros, estão agora povoados de cristãos nominais, em número crescente. Cresce assustadoramente, neles, também, o número de não-cristãos. E é nesses países que as leis, refletindo costumes cada vez mais deteriorados da sociedade, estão a regulamentar o antiético, hábitos que afrontam o caráter santo do Criador. Já o apóstolo, falando ainda no século I, adverte: "Portanto, vede prudentemente como andais: não como néscios, e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus ." (Efésios 5.15,16) Eu, sem a autorização do apóstolo, mas com certa noção de como a coisa tem andado desde o primeiro século até o nosso, costumo acrescentar… "…são maus, e vão de mal a pior " ! A advertência que esse mesmo apóstolo faz, no Livro da Verdade Eterna, quanto ao perfil do ser humano à medida que os "últimos dias" vão se esgotando, é de arrepiar. É só conferir em II Timóteo 3.1-9… Chama a atenção, no texto, a inclusão do imperativo – "Foge também destes" (coisa que muito cristão não sabe fazer). Outro apóstolo nos demanda ser criteriosos e sóbrios, sob oração, porque "o fim de todas as coisas está próximo." (I Pedro 4.7). Lendo todas as passagens sagradas da Escritura sobre o fim dos tempos, dá prá perceber que a maioria está relacionada com alguma sinalização da decadência das virtudes e dos bons costumes, com a prática generalizada da "anomia" (aversão à Lei divina). A impressão que dá, ao lê-las, é que estão falando com uma antevisão exatamente dos nossos dias, nesta altura do século XXI. Não tenho ilusões: "lei" é um instrumento legítimo que as nações dispõem para indicar, à sociedade, o "certo" e o "errado". Mas, o que estamos vendo, não só no Brasil, como também no resto do mundo "civilizado", é o retrato de cores cada vez mais intensas daquele cenário contra o qual o profeta dirigiu sua imprecação: "Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem, mal; que fazem da escuridade luz, e da luz, escuridade; põem o amargo por doce, e o doce, por amargo" .(Isaias 5.20)

    Nunca vi uma época, na História, em que haja tanta sutileza para dourar a pílula do mal com imagem de bem, e vice-versa… Quanta sutileza para impor à sociedade (e até a um expressivo número de cristãos que 'engolem' tudo) que a escuridão é que é luz, e vice-versa… Que época, essa (como o autor latino citado no nome do blog de uns amigos meus –o tempora, o mores ). Não nos enganemos, não o percamos de vista: tudo isto mostra que Ele vem, e logo vem… Aliás, não vai tardar…

    A propósito, a nossa mensagem com música de hoje fala disto também. O autor já nos é conhecido: não faz muito tempo, usei numa das mensagens a sua composição "Meu Tributo", cantada em Português. Andrae Crouch captou a admoestação bíblica em relação ao tema acima mencionado, com propriedade e destreza. Para deleite e meditação pessoal, vai na interpretação do coro  Heritage Singers.

IT WON'T BE LONG (1972)
NÃO VAI TARDAR 
Andrae Edward Crouch (1942- )

It won’t be long, then we’ll be leaving here
Não vai tardar, e então vamos partir daqui 
It won’t be long, we’ll be going home!
Não vai tardar, estaremos nos dirigindo 'para casa'.

Count the years as months, and count the months as weeks
Conte os anos como meses, e conte os meses como semanas
And count the weeks as days, any day now : We'll be going home!
E conte as semanas como dias, e qualquer dia desses, então: estaremos nos dirigindo 'para casa'.
You look around the world today, you see trouble and heartache on every side
Você vê o mundo de hoje à volta, vê problemas e aflição por todo lado
But the Father says : Don’t worry! For I've called you by my Name, and you are mine…
Mas o Pai diz: Não se turbem! Pois vos chamei pelo meu Nome, e vós sois meus…
So, when the flames of affliction threaten to ravage your soul
Logo, quando as chamas da aflição ameaçam devastar sua alma
When the mighty waves of strife threaten to wash over that old ship of Zion   
Quando as poderosas vagas de conflito ameaçam encobrir a nauzinha de Sião 
Remember : that it won’t be long
Lembrem-se: Não vai tardar
For Jesus said – friends, I’m gonna leave you now
Pois Jesus afirmou – amigos, vou deixá-los agora
But just as sure as I’m leaving you, I’m coming back to receive you
Mas tão certo quanto os deixo, voltarei para recebê-los
And when he comes again this corruptible is gonna put on incorruption
E quando ele voltar, este corruptível vai se tornar incorruptível
This mortal is gonna put on immortality 
Este mortal vai se tornar imortal
For we shall be changed !
Porquanto nós seremos transformados!

We shall be like Him (3x) any day now : We’ll be going home !
Nós seremos à semelhança dEle (3x), qualquer dia desses: estaremos nos dirigindo para 'casa'.

It won't be long (it won't be long, it won't be long)
Não vai tardar… (não vai tardar, não vai tardar)
When we'll be leaving here (going home)
Quando nós partiremos daqui(indo para 'casa')
It won't be long (it won't be long, it won't be long)
Não vai tardar… (não vai tardar, não vai tardar)
We'll be going home (people, listen to us : it won't be long)
Estaremos indo para casa (pessoal, ouçam-nos: não vai tardar)
It won't be long (then we'll be leaving here)
Não vai tardar… (estaremos partindo daqui)
Then we'll be leaving here (you'd better be ready)
Então estaremos partindo daqui (é melhor que você esteja preparado)
It won't be long : we'll be going home!
Não vai tardar : estaremos indo para 'casa'!

AudioPlayer online (controle de volume à direita)

Abraços, boa semana !
Ulisses

Notas das citações bíblicas:
ACF – Edição bíblica de Almeida, Corrigida e Revisada Fiel, da Sociedade Bíblica Trinitariana

ARC – Edição bíblica de Almeida, Revista e Corrigida, da Sociedade Bíblica do Brasil
ARA – Edição bíblica de Almeida, Revista e Atualizada, da Sociedade Bíblica do Brasil
BCF – Bíblia Católica de Figueiredo, www.bibliacatolica.com.br
NVI – Nova Versão Internacional, da Sociedade Bíblica Internacional