Agora no portal:

N° 213 : “PIB – RECESSIVO OU EXPANSIVO?”

Ministérios EFRATA – O Bem & o Mal, a Cada Dia
Domingo, 26 de Julho de 2015

O PIB brasileiro (PIB é a sigla de Produto Interno Bruto, a soma de toda a produção de bens e serviços da nação, neste caso) ficou, em 2014, em 0,1 por cento ‘positivo’ – praticamente estagnação. A saúde de uma economia nacional se mede, entre outros fatores, pela intensidade de um PIB expansivo, e não recessivo. Para 2015, porém, o resultado negativo já é questão de “favas contadas”; isto tem o nome de recessão. O que se esperava (e pregava) até poucos dias atrás era a recuperação da economia em 2016. Qual o que! Analistas econômicos, tanto independentes quanto do governo, já admitem que a recessão, tida como inevitável para 2015, se estenderá por sobre 2016. Seria a primeira vez de seqüência de dois anos consecutivos, desde 1930-1931. Naquela época, a “Grande Depressão” mundial (1929) ‘quebrou’ vários países. A expectativa para estes dois anos é tão séria, que tirou a ex-candidata Marina Silva do silêncio de seu recolhimento, para dizer em público: “Não se sacrifica o destino de uma nação para se ganhar uma eleição”!

Imaginemos que o cenário fosse o oposto: economia em franco crescimento, ganhos financeiros se elevando para todos os cidadãos, expectativa ainda mais promissora para o ano seguinte, otimismo geral… Na sua auto-avaliação, sua relação com Deus, com os preceitos da Sua Palavra, estariam se encaminhando para um nível melhor? A primeira tendência para se responder a esta pergunta é com um “sim”! Afinal, todos nós costumamos corresponder melhor, mais afetivamente, a quem nos agrada, nos presenteia, nos faz favores. Que enorme ilusão! Com Deus, costuma acontecer ao contrário: Se as coisas vão bem, se o bolso fica mais cheio, se as expectativas são mais otimistas, mais comum nos esquecermos dEle… Veja, para exemplo, o caso do povo de Deus no Antigo Testamento: foi livrado da escravidão em terra alheia, foi conduzido miraculosamente pelos obstáculos do caminho (como o Mar Vermelho), foi miraculosamente suprido com alimentos dia e noite, ganhou um fantástico sistema de aquecimento para o frio da noite no deserto, e um outro fantástico sistema de redução de calor para o escaldante sol do dia, entre outras tantas benesses… E como correspondeu? Com murmúrios, reclamações, frieza, indiferença, voltando suas costas para Deus. Que ter uma amostra? Leia o capítulo 2 do livro do profeta Jeremias…  

O exemplo que citei, de um povo que era predileto de Deus no seu tempo, não é caso único. Na parábola do semeador, Jesus ensina que as fascinações das riquezas e os cuidados do mundo sufocam a Palavra de Deus, que “fica infrutífera”(Mateus 13.22). E isto é universalmente comum. A Bíblia declara: “Pois onde estiver o seu tesouro, aí estará também o seu coração” (Lucas 12.34, NVI). Por outro lado, é notório que quando as coisas apertam, quando parece faltar o conforto, quando o que se come e se bebe parece não fartar, quando o que se veste no frio parece não aquecer, quando se torna necessário trabalhar mais para garantir os rendimentos (e, mesmo assim, parece que vazam pela carteira, e somem, na conta bancária), mais comum tendência é a de procurar a face de Deus. Poderia ser tudo ao contrário, mas não é…

Por este ângulo, quem sabe a recessão na qual já estamos mergulhados trará algum proveito útil? Poderá ser doloroso, é verdade, e seria nem eu vou negar que melhor seria evitar a dor… Mas, no meio da dor, proveito, valor! Valorizar a vida (ainda que sob apreensões), valorizar a saúde (ainda que carente de cuidados), valorizar os dons naturais da criação de Deus (ainda que tão mal cuidados), valorizar o trabalho (ainda que incerto)… Sobretudo, isto é, mais que os bens da vida natural, os bens da vida espiritual: valorizar a Deus, valorizar Seu Filho – Jesus Cristo, valorizar a redenção por ele conquistada, valorizar a vida eterna proposta, valorizar a Palavra de Deus, que de tudo isto nos ensina. 

Faço uma proposta: já quem é certo que teremos PIB (Produto Interno Bruto) econômico negativo por dois anos (pelo menos), segundo as predições que se anunciam, que tal aproveitar a ocasião para um outro, positivo? Um “PIB” duradouramente expansivo, tal como um “Programa Intensivo de Bíblia”?  Buscai ao SENHOR e vivei, para que não irrompa na casa de José como um fogo que a consuma, e não haja em Betel quem o apague. Vós, que converteis o juízo em alosna e deitais por terra a justiça, procurai o que faz o Sete-estrelo e o Órion, e torna a densa treva em manhã, e muda o dia em noite; o que chama as águas do mar e as derrama sobre a terra; SENHOR é o seu nome (Amós 5.6-8, ARA).  Te digo uma coisa: quanto maior for índice deste outro “PIB” que proponho, maior será a saúde espiritual de quem o adotar, com conseqüências benéficas, não apenas para esta  vida, mas para toda a eternidade. Ele significará uma relação saudável com a vida (mesmo que adversa), com a criação divina (mesmo que decadente) e, acima de tudo, com Deus!

Sejam como forem os dias que virão, convido a uma atitude similar à que proclama o profeta: “No dia da angústia descansarei, quando subir contra o povo que invadirá com suas tropas. Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação. O Senhor Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas” (Habacuque 3.16-19, ACF).

Na canção de hoje, através do nosso Player online, o autor fala do avanço dos dias que a vida proporciona, cada um deles em crescente comunhão com o Senhor Jesus. Que anelo! Heritage Singers cantam para nós…

 THE LONGER I SERVE HIM (1965)
QUANTO MAIS O SIRVO
William James Gaither (1936…)   

Since I started for the Kingdom
Desde que comecei pelo Reino
Since my life He controls

Desde que Ele controla minha vida
Since I gave my heart to Jesus

Desde que dediquei meu coração a Jesus
The longer I serve Him

Quanto mais o sirvo
The sweeter He grows

Mais terno Ele se torna

The longer serve Him, the sweeter He grows
Quanto mais o sirvo, mais terno Ele se torna
The more that I love Him, more love He bestows

Quanto mais o amo, mais amor Ele proporciona 
Each day is like heaven, my heart overflows

Cada dia é como o céu, meu coração transborda
The longer I serve Him, the sweeter He grows.
Quanto mais o sirvo, mais terno Ele se torna

Ev'ry need He is supplying
Cada necessidade Ele vai suprindo
Plenteous grace He bestows

Plena graça Ele confere
Ev'ry day my way gets brighter

Cada dia meu caminho mais brilha
The longer I serve Him

Quanto mais o sirvo 
The sweeter He grows
Mais terno Ele se torna

AudioPlayer online (controle de volume à direita)

Boa semana, até próximo Domingo, se Deus quiser (Tg 4.15) !
Ulisses

Notas das citações bíblicas:
ACF – Edição bíblica de Almeida, Corrigida e Revisada Fiel, da Sociedade Bíblica Trinitariana
ARA – Edição bíblica de Almeida, Revista e Atualizada, da Sociedade Bíblica do Brasil
ARC – Edição bíblica de Almeida, Revista e Corrigida, da Sociedade Bíblica do Brasil
BCF – Bíblia Católica de Figueiredo, www.bibliacatolica.com.br
NVI – Nova Versão Internacional, da Sociedade Bíblica Internacional  

Leave a Reply