Agora no portal:

N° 203 : “PRA DEUS, IMPORTA”

Ministérios EFRATA – O Bem & o Mal, a Cada Dia
Domingo, 10 de Maio de 2015

Na fronteira entre a China e o Nepal, encontra-se o pico do Everest; com seus 8.848 metros acima do nível médio do mar, costuma ser chamado de “topo do mundo”, por ser a formação mais elevada do planeta. No último dia 25 de Abril, um terremoto de 7,8 graus, na escala Richter, balançou por minutos não só o pico, mas também o país e até a região em volta. Um ex-aluno meu, que hoje é missionário na Índia, disse-me nesta semana que o tremor foi sentido também naquele país. No Nepal, aproxima-se de 8 mil o número de vítimas fatais. A ocorrência foi tão forte, que os geólogos estimam ter havido um deslocamento tectônico da posição de Katmandu, a capital nepalesa, em alguns metros.

Um dos vídeos que correu o mundo, referente ao dia do abalo, mostra o “tsunami” que se deu numa piscina, em local de certo evento. O responsável pelo vídeo é o casal holandês Adrian e Josien Los Oktay. Cristãos, estão no Nepal desde 2008, sem contar outra permanência anterior. O casal trabalha em projetos educacionais, especialmente voltados para crianças, enquanto transmite o conhecimento de Deus. O terremoto de Abril último tinha tudo para compelir os dois a retornar ao seu país. No entanto, a decisão deles foi de ficar no Nepal: “A vida passou a ser de completo silêncio, depois do terremoto… Decidimos ficar no Nepal e ajudar escolas, pais, e especialmente as crianças”, disseram em seu website oficial. E mais: “Nós acreditamos em Deus, acreditamos que Ele tem um plano para este mundo, e que nós temos uma tarefa a desempenhar”. Quanto ao cenário no país asiático, após o terremoto, Adrian e Los Oktay afirmaram algo marcante: “Para muitas pessoas, aqui, mudou o foco: o que antes era importante, agora não é mais!”.

Isto é, não apenas marcante e surpreendente, mas também um tanto emblemático. Por que muita coisa que antes importava tanto, agora não importa mais? Certamente porque as pessoas se deram conta de que a existência é tão fugaz, ou porque as perdas foram tão sentidas, ou porque o choque emocional foi tão forte, que os valores e o foco mudam. Pode, também, ser por tudo isto junto. Não importa mais um sonho pessoal, não importa mais a soberba, não importa mais a cobiça, não importa mais a aspiração egoísta, não importa mais o existencialismo desmedido, o amor tão intenso pelo aqui & agora. Nada disto importa mais, e muito mais não importa mais…Se o que antes importava, não importa mais, o que agora importa? Muito provavelmente, agora importam o amor, a solidariedade, a compreensão, o compartilhamento generoso, o sentimento de suporte mútuo… Importa muito, muito mais, pensar na efemeridade da vida de aqui, e na eternidade da vida de além: “Eis que mediste os meus dias a palmos; o tempo da minha vida é como que nada diante de ti. Na verdade, todo homem, por mais firme que esteja, é totalmente vaidadeNa verdade, todo homem anda qual uma sombra…” (Salmo 39.5,6, BCF).

E, importa muito, agora, pensar em quem se importa, e escolher Seus braços, Seu acolhimento. Como estão anunciando, em palavras e obras, o casal holandês no Nepal, Deus importa mais, sobre todas as coisas. Porque, sobretudo, Ele se importa: se importa com um fio de cabelo da cabeça (Mateus 10.30), com uma erva de pequena duração que brota no campo (Mateus 6.30)… Por mais incrível que possa parecer aos céticos, se importa até com Rishi Khanal, de 27 anos que, para sobreviver 82 horas sob escombros, bebeu da própria urina para hidratar-se.   

Deus não dorme, não vacila, não cochila. Pode parecer estranho que algo tão chocante quanto um terremoto, com todos os seus nefastos efeitos, esteja sob o inteiro desígnio divino, tanto quanto todo o esforço solidário que, depois dele, se desenvolve para minorar a dor. Contudo, não é por parecer estranho que se deva diminuir, por um lado, a extensão da soberania de Deus sobre todos os eventos naturais e todas as vidas; ou, por outro lado, a compaixão que Ele mesmo permite manifestar-se pelos sofredores. Deus não é sádico: Ele se importa! Tanto, tanto, que não se deteve de dar Seu próprio Filho, em favor de pecadores, como quaisquer de nós… O salmista proclama: Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, A lua e as estrelas que formaste; que é o homem, para te lembrares dele? E o filho do homem, para o visitares? Pois o fizeste pouco abaixo de Deus, de glória e de honra o coroaste.” (Salmo 8.3-5, NVI).Especialmente para aqueles que com Ele se importam, diz Deus: “De maneira alguma te deixarei, nunca, jamais, te abandonarei” (Hebreus 13.5, ARA). Ninguém consegue se importar como Deus se importa…

Em nossa mensagem cantada, Jake Hess (1927-2004), já ao final de sua vida, marca-passo-desfibrilador no peito, retrata o assunto numa de suas preferidas canções…  

IF GOD DIDN’T CARE (1953)
Se Deus Não Se Importasse
Lee Roy Abernathy (1913-1993)/ Harold Barlow (1915-1993) 

We wouldn’t have strenght to bear our sorrows
Nós não teríamos força para aguentar nossas tristezas
If God didn’t care
Se Deus não se importasse
There never would be a glad tomorrow
Nunca haveria um amanhã gratificante
If God didn’t care
Se Deus não se importasse
We wouldn’t have a hope of earning
Nós não teríamos esperança de receber
A mansion in the Sky
Uma mansão celestial
We wouldn’t expect our Lord’s returning
Nós não teríamos expectativa no retorno do Senhor
For if He came and didn’t care
Pois, se Ele viesse e não se importasse
He’d surely pass you by…
Com certeza Ele passaria ao largo de ti  

Those welcoming bells would not be ringing
Aqueles sinos de ‘boas-vindas’ não estariam tocando
If God didn’t care
Se Deus não se importasse
Those heavenly voices wouldn’t be singing
Aquelas vozes celestiais não estariam cantando
If God didn’t care
Se Deus não se importasse
He wouldn’t have said we’d be rewarded
Ele não teria dito que seríamos galardoados
And promised us joy beyond compare
E não teria prometido a nós gozo além de qualquer comparação
No, there wouldn’t be any hope of heaven
Não, não haveria qualquer esperança do céu
If God didn’t care.
Se Deus não se importasse
[Repete esta última estrofe] 

AudioPlayer online (controle de volume à direita)

Boa semana, até próximo Domingo, se Deus quiser (Tg 4.15) !
Ulisses

Notas das citações bíblicas:
ACF – Edição bíblica de Almeida, Corrigida e Revisada Fiel, da Sociedade Bíblica Trinitariana
ARA – Edição bíblica de Almeida, Revista e Atualizada, da Sociedade Bíblica do Brasil
ARC – Edição bíblica de Almeida, Revista e Corrigida, da Sociedade Bíblica do Brasil
BCF – Bíblia Católica de Figueiredo, www.bibliacatolica.com.br
NVI – Nova Versão Internacional, da Sociedade Bíblica Internacional

Leave a Reply