Agora no portal:

N° 197 : “NÃO GOSTO DO CÉU!”

Ministérios EFRATA – O Bem & o Mal, a Cada Dia
Domingo, 29 de Março de 2015

Segundo a mídia do país, foi o veterano apresentador e empresário televisivo Senor Abravanel (1930…), conhecido como Sílvio Santos, quem disse algo parecido. Sem ter visto pessoalmente o episódio, reproduzo aqui como vários veículos de mídia registraram a conversa, ocorrida por estes dias. Sílvio estava em gravação de tevê com uma cantora piauiense, que há cerca de um ano anunciou sua conversão ao evangelho, e a mudança de foco de sua carreira; com os dois, estava também o personagem “Faxinildo”:

Silvio Santos indaga Stefhany Absoluta:

– Você vai morar no céu?– Vou! [disse ela]
– Tá bom! Se eu estiver lá, eu te faço uma visita. Mas, eu não gosto muito do céu, não; tem muita frescura no céu (sic)…
– Tem nada, Sílvio…
Silvio, insinuando o que a mídia interpretou por preferência pelo inferno, disse:
– Eu gosto de lugar mais quente!
Nisto, o “Faxinildo” interrompeu:
– Então vai pro Piauí, Silvio

E o apresentador, sem aproveitar o ‘atalho’, e sem querer perder o ritmo, disse:

 

– Eu também sou adorador [a Deus, subentendido]! Mas, se eu continuar me comportando como eu estou me comportando, eu vou me ferrar (sic)!

Digamos (apenas para fluxo das reflexões) que as opções entre céu e inferno fossem alvo de escolha exclusivamente humana. Neste caso, não seria fácil concordar que uma comparação entre um e outro seria a primeira coisa a se fazer, para chegar à escolha? Ora, uma comparação deste grau de importância merece uma dupla abordagem: por semelhança e por contraste. Por semelhança, poderíamos investigar em que se parecem, entre um e outro. Alguém vai dizer: Mas, é possível achar algo em que céu e inferno se parecem? Num certo sentido, direi que sim! E a comparação por contraste nem precisa explicação. Então, vamos lá!…

Céu e inferno se “parecem” em que? Primeiro, pelo fato de que há, em cada um, seres anfitriões que recebem tratamento de divindade. Deus, já sabemos quem é. O diabo é chamado, na própria Bíblia, de “deus deste século” (ou deste mundo): “Se o nosso Evangelho ainda estiver encoberto, está encoberto para aqueles que se perdem, para os incrédulos, cujas inteligências o deus deste mundo obcecou a tal ponto que não percebem a luz do Evangelho, onde resplandece a glória de Cristo, que é a imagem de Deus.” (II Coríntios 4.3,4, BCF). Entretanto, é preciso um esclarecimento: o uso bíblico da palavra “deus” (theos), neste caso, é irônico: Satanás tenta fazer-se passar por divindade, quando não passa de uma criatura divina, rebelada, amaldiçoada, condenada, tendo o inferno por sua possessão e ‘domínio’ eterno, onde vai sofrer eternamente a dor da ira divina. No dia do Juízo Final, será ouvido: “Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos” (Mateus 25.41, ARC).  Segundo, que tanto um quanto outro serão intermináveis. O tempo, tanto no céu quanto no inferno, não será mais contado, porque não terá mais fim. No caso do inferno, Jesus indica a natureza interminável da situação com palavras similares às de Isaias 66.24, no evangelho: …onde o bicho não morre, e o fogo nunca se apaga  (Marcos 9. 44,46,48, ARC). O próprio versículo anterior (Mateus 25.41) já diz – “fogo eterno”. Em qualquer idioma do planeta, o adjetivo original do fogo só permite uma tradução: “ETERNO”!  

Bem! Talvez haja algo mais que possa, apenas para ensaio de reflexão, servir para este tipo de comparação entre céu e inferno; mesmo assim, nota-se que cada similaridade desemboca em radical contraste. Então, sem perda de tempo, vamos à outra forma de comparação. O “Deus” do Céu é o único Deus verdadeiro, misericordioso, redentor, santo, benigno, soberano, justo, reto em Seus desígnios, e muito mais; o “deus” do inferno é falso, usurpador, enganador, destruidor. O Céu, muito ao contrário do que disse (ainda que jocosamente) o Sílvio Santos, não é lugar de frescura; antes, é lugar de gozo, paz, alegria, usufruto de bênçãos, das plenas e eternas misericórdias do Cordeiro de Deus – Jesus Cristo! Contudo, também não há “frescura” no inferno – muito pelo contrário! O ardor de suas chamas intermináveis fará com que os que ali forem condenados clamem dia e noite (força de expressão) por misericórdia, sem chance: sua chance só poderia existir aqui, antes de ir prá lá; se perder, perdida estará!

 Outra coisa: o Céu não será o destino eterno da maioria; a maioria estará, infelizmente, no inferno! “Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela.” (Mateus 7.13,14, ARA). Lamentavelmente, pode haver entre os leitores destas linhas singelas os que se dirigem (cegamente) pelocaminho espaçoso, rumo à porta larga, rumo à perdição, ao inferno. Brincando ou não, percebemos que até o Silvio Santos admitiu essa tendência pessoal. Mas, quisera eu que, dentre estes leitores (e até não leitores, como o Silvio), muitos saíssem desse espaçoso caminho, abandonando o alvo da porta larga, e adentrando o caminho estreito, que leva à porta apertada, mas que conduz à vida eterna. Só há uma forma efetiva e eficaz (quem ler, que entenda; se não entender, peça a Deus para dar-lhe entendimento): Disse Jesus – “Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem.”  (João 10.9, ARA).

O assunto não é prá brincadeira! O assunto é sério! Seriíssimo! Como pode alguém dizer, em sã consciência  – Não gosto do céu? 

Finalizo com mensagem cantada que versa sobre o tema, interpretada pelo Grupo Prisma.

VAMOS PARA O CÉU (1999)
Eddie Schultz Henrique 

AudioPlayer online (controle de volume à direita)

Boa semana, até próximo Domingo, se Deus quiser (Tg 4.15) !
Ulisses

Notas das citações bíblicas:
ACF – Edição bíblica de Almeida, Corrigida e Revisada Fiel, da Sociedade Bíblica Trinitariana
ARA – Edição bíblica de Almeida, Revista e Atualizada, da Sociedade Bíblica do Brasil
ARC – Edição bíblica de Almeida, Revista e Corrigida, da Sociedade Bíblica do Brasil
BCF – Bíblia Católica de Figueiredo, www.bibliacatolica.com.br
NVI – Nova Versão Internacional, da Sociedade Bíblica Internacional

Leave a Reply