Agora no portal:

N° 149 : “OS EQUÍVOCOS DE DEUS”

Ministérios EFRATA – O Bem & o Mal, a Cada Dia
Domingo, 06 de Abril de 2014

Ele já realizou, desde os anos Oitenta, mais de 320 operações cirúrgicas de mudança de sexo. A média dá mais de dez por ano. É o médico coreano Kim Seok-Kwun, 61 anos, que assim falou numa recente entrevista: “Eu decidi desafiar a vontade de Deus. No início, me era agonizante pensar se eu deveria fazer tais operações, porque me incomodava que estivesse desafiando Deus. Isto me causava uma espécie de vergonha. Mas, meus pacientes precisavam desesperadamente daquelas cirurgias. Do contrário, se matariam. Alguns nascem sem genitais, outros com lábios leporinos, ou então sem ouvidos, ou com dedos colados. Por que Deus cria pessoas assim? Não são equívocos de Deus? Uma identidade sexual desajustada também não o é? Descobri que meu papel é ajudar a corrigir erros de Deus”.  Aparentemente, esse médico, protestante de origem, decidiu que neste tipo particular do que ele chama de erros de Deus deve concentrar-se sua especialidade. Um(a) de suas/seus famosas (?) pacientes declarou ter “nascido de novo”, depois de ‘mudado’ da anatomia externa de homem para a de mulher.

Que Deus é esse? Quer dizer, que Deus é esse, que comete equívocos com seres humanos? E, que depende de alguns destes bem dotados para corrigir seus supostos equívocos? Então, se você conhece alguém que, por circunstâncias conhecidas ou não, nasceu com lábio leporino, está diante de um erro de Deus? Se é alguém que nasceu com deficiência visual, também? Se for alguém que tem um severo joanete nos pés, mais um erro divino? Se tiver uma esterilidade indesejável, outro mais? Se a pessoa descobre que, em vez de dois rins plenos sob as costelas, tem apenas um que funcione – Oooops! Mais um erro de Deus! Se tem uma costela maior que a outra, ou uma perna mais atrofiada que a outra, mais erros para a lista na conta computada contra Deus!…

De acordo com estatísticas oficiais, há cerca de 15 mil nascimentos por hora, no globo; mas, também, há quase 7 mil que morrem, nos mesmos 60 minutos. Isto traz a conta de cerca de 250 bebês por minuto, ou mais de 4 por segundo; por outro lado, há mais de 100 morrendo, a cada minuto, ou duas mortes em pouco mais de um segundo. É! Deus não deve, mesmo, estar dando conta de cuidar de tanta gente, só entre os que estão nascendo e os que estão morrendo. Isto, sem contar os bilhões que estão entre um evento e o outro. Quac! (diria o pato Donald). Como é que se pode evitar tantos descuidos divinos? E, assim, parece que vamos chegando à ‘inevitável’ conclusão de que, com tanta gente nascendo e morrendo, ao mesmo tempo, no planeta, Deus não está dando conta de tanta demanda; por isto, alguns casos dão errado… São equívocos de Deus, disse o doutor.

Se alguém por aí, lendo estas toscas linhas, pensar ao menos a certa distância como o afamado médico coreano, que tem mais de vinte e oito anos de carreira (chamada, pela mídia, de “bem-sucedida”), precisa, urgentemente, fazer uma reciclagem sobre Deus. Se alguém precisa entender de aviões, não vá buscar informações em gibis (com o do pato Donald, por exemplo); se alguém precisa entender de felinos, de como cuidar adequadamente deles, não vá buscar informação em revistas de exploração da vida de artistas (ainda que alguns sonhem em ver bons exemplares de felinos e felinas entre eles); se alguém precisa entender de filosofia da educação, não vá procurar em revistas especializadas em jogadores de futebol, ou em personagens da política. Assim, também, se alguém quer reciclar com segurança seu conhecimento sobre Deus, é unicamente no livro de Deus que terá possibilidade de o alcançar. ‘Inda mais, quando alguém, como todo o peso do seu PhD, e com o suposto aval da experiência “bem-sucedida”, vem propor deformidades insanas sobre Deus.

Em primeiro lugar, estão acusando o culpado errado por todos os desvios e males que ocorrem no mundo. No evangelho de João, Jesus propõe duas figuras no seu ensino: o pastor de ovelhas e o ladrão de ovelhas. Em sua figura, ele – Jesus, Filho de Deus, Deus de Deus – é o “pastor”; o diabo, o homicida de que falava poucas linhas antes, é o ladrão. Nessa parábola, ele declara: “O ladrão não vem senão para furtar, matar e destruir. Eu vim para que as ovelhas tenham vida e para que a tenham em abundância.“ (João 10.10, BCF). A pergunta correta seria: por que Deus permite que o tentador, o ladrão, faça tanto estrago? Bem! Jesus declarou que, com sua morte e ressurreição, o começo do julgamento do diabo, e sua derrota cabal, estava se instalando, para consumar-se em tempo que parece breve, diante de nós: “Chegou a hora de ser julgado este mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo” (João 12:31, NVI). O “príncipe deste mundo” é o mesmo que veio para matar, roubar e destruir – o diabo! Isto significa que Deus permite mas, tudo isto é temporário: seus dias estão contados, e a miséria e desordem que ele semeia também!!!

Em segundo lugar, quem fica procurando por culpa em Deus acaba por desconhecer (ou deliberadamente ignorar) as conseqüências de suas próprias culpas. O salmista Davi indaga, em tom retórico e pedagógico: “Quem pode discernir as próprias faltas? ” (Salmo 19.12, em versão livre); destarte, até pede a Deus perdão, mesmo pelas faltas que lhe sejam ocultas, reconhecendo que o homem é que se apresenta faltoso diante de Deus – não o contrário!

Em terceiro lugar, o ‘recado’ de Deus é claro: enquanto muitos de vocês ficam se preocupando com questões da vida deste mundo, que está com seus dias contados, por que não passam a se preocupar com a vida futura, que é eterna? Neste ponto, preciso fazer uma ressalva importante: reconheço que há algumas anomalias genéticas. Mas não é possível colocar na conta de anomalias genéticas inclinações doentias e deliberadas que este mundo está nutrindo, em clara afronta, ou desprezo, à vontade de Deus. Homem que aspira ser mulher, mulher que aspira ser homem… Tais inclinações não são apenas de hoje, do presente. Já nos tempos bíblicos existiam.  Mas, ali mesmo, no manual de vida dos seres humanos, criados à imagem e semelhança de Deus, são diagnosticadas como abominação a Deus. Isto, sim, é grave erro, mas é humano: “Porque até as suas mulheres mudaram o contato natural, contrário à natureza. E, semelhantemente, também os varões, deixando o contato natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, varão com varão, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro.“ (Romanos 1.26,27, ARC). Trata-se de uma evidência de que o que Deus pensa não importa. O que Deus prescreve, não interessa. Parece até que ninguém terá que prestar contas a Ele, no dia final que é início da eternidade: “E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas “ (Hebreus 4.13, ARA). Já que temos que prestar contas a Ele, que tal nos preocuparmos mais com o que Ele pensa, com o que Ele quer, com o que Ele manda?

Na minha opinião, é o cúmulo da arrogância, da petulância, arvorar em “corrigir os equívocos” daquEle que a Seu próprio Filho enviou ao mundo, para corrigir o maior de todos os erros – o pecado e a rebeldia humana, inveterada, contra Ele próprio. Mas, há esperança: “E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo… Deus estava em Cristo, reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados… “ (II Coríntios 5:18-19, ACRF). Até para o doutor Kim Seok-Kwun…

Andrae Crouch, o mesmo autor de “Meu Tributo” (“Como Agradecer”), nos declara na canção que hoje nos acompanha  – Jesus Ainda é a Resposta.
Sempre foi, e sempre será!  

“JESUS’S STILL THE ANSWER” (1973)
JESUS AINDA É A RESPOSTA
Andrae Crouch (1945…)

Some men try so hard to prove
Alguns homens insistentemente tentam provar
That God's not really real
Que Deus não é real de fato

While others say they know for sure
Enquanto outros dizem certamente saber

His love you cannot feel
Que Seu amor você não pode sentir

But I know He is real within my soul  
Mas eu sei – Ele é real em minh'alma

For one day He cleansed, then made me whole  
Pois um dia me redimiu, e me restaurou

And Jesus is still the answer
E Jesus ainda é a resposta

For that longing deep in your soul  
Para aquele profundo vazio na alma

Jesus is still the answer
Jesus ainda é a resposta

And though time and ages roll
E, ainda que o tempo e as eras avancem

Jesus is still the answer
Jesus ainda é a resposta

He's the answer for your soul
Ele é a resposta para tua alma

And though some may say  
Mesmo que alguns digam

He doesn't fit with their philosophy
Que Ele não se enquadra na sua filosofia

I know Jesus is still the answer
Eu sei que Jesus ainda é a resposta

He's always been and always will be!  
Ele sempre foi, e sempre será!

Some men pretend that things of this world  
Alguns homens pretendem que as coisas deste mundo

Have brought them peace of mind
Tragam-lhes paz interior

But with the dawn of each new day
Mas, com o crepúsculo de cada novo dia

New thrills they try to find
Por novas sensações procuram

Not until they meet the Prince of Peace  
A não ser que encontrem o Príncipe da Paz

Can't they ever hope to find reliefs
Não poderão, jamais, esperar por alento

For Jesus is still the answer
Pois Jesus ainda é a resposta
For a world that's seeking for peace
Para um mundo que procura por paz

AudioPlayer online (controle de volume à direita)

Abraços, até próximo Domingo, se Deus quiser (Tg 4.15)
Ulisses

Notas das citações bíblicas:
ARA – Edição bíblica de Almeida, Revista e Atualizada, da Sociedade Bíblica do Brasil
ARC – Edição bíblica de Almeida, Revista e Corrigida, da Sociedade Bíblica do Brasil
ACRF – Edição bíblica de Almeida, Corrigida e Revisada Fiel, da Sociedade Bíblica Trinitariana
BCF – Bíblia Católica de Figueiredo, www.bibliacatolica.com.br
NVI – Nova Versão Internacional, da Sociedade Bíblica Internacional'