Agora no portal:

N° 120 : “DE QUEM SÃO OS OMBROS ?”

Ministérios EFRATA – O Bem & o Mal, a Cada Dia
Domingo, 01 de Setembro de 2013

Desde certa altura desta semana que se encerra, por causa dela mesmo, "volta-e-meia" meus pensamentos, enquanto revolvendo os afazeres do dia a dia, vinha pensando que mensagem preparar para este final de semana. No início da noite do sábado (ontem), depois de ler uma mensagem que veio lá do vale do Paraíba paulista, decidi-me. Mas, faltava-me como começar, e como acabar… Se cutuco agora os dedos neste teclado, é porque cheguei a termo. Sei que a minha mensagem  vai atravessar, "nas asas da internet", oceanos e continentes. Mas, é especialmente lá, no vale do Paraíba paulista, onde penso em como chegará.

Começo com meu próprio nome – Ulisses! Nome de um ancestral, mas também o nome do lendário herói de Homero na Ilíada e na Odisséia – textos que meus pais conheceram antes de eu nascer. De Homero, extraio uma passagem, Tomo Primeiro da Odisséia, onde o renomado helenista cita "Atlas". Quem era esse? Era o mitológico personagem, a quem se atribuiu o predicado de um titan, uma poderosa deidade primordial. Era ele a divindade dos astros do universo e de todos os oceanos; é representado nos livros, nas pinturas e nas esculturas como "aquele que carrega nos ombros o peso do mundo (ou do universo) ". Na mitologia grega, enquanto Zeus reina, quase plenipotente, no Olimpo, Atlas, nos bastidores do mundo dos titãs sustém o mundo (ou universo, o cosmos ) sobre seus ombros. 

Mas, convém-me deixar de lado a mitologia…Mitologia é isso – estudo dos mitos. Vamos, portanto, para a realidade, vamos para a verdade. Ou, melhor, para as verdades…

Primeira verdade: há, sim, um ser divino que sustém todo o peso do universo sobre seus ombros, ombros de linguagem antropomórfica. E esse é o mesmo Deus de quem Paulo, o apóstolo, testificou quando chegou no centro da sabedoria mundial do seu tempo, Atenas:
"O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens; nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas; e de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação; para que buscassem ao Senhor, se porventura, tateando, o pudessem achar; ainda que não está longe de cada um de nós.  
Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração.
"
 (Atos 17:24-28, BCF).  

Ele o sustém porque é Deus; somente Ele é Deus, e não há outro. Ele o sustém porque criou o mundo, assim como todo o vasto universo que o inclui. E, não o fêz por acaso; nem tampouco para o acaso. Ele o sustém, e somente Ele o pode suster, enquanto o quiser fazer.  
"Em tempos remotos, lançaste os fundamentos da terra; e os céus são obra das tuas mãos. " (Salmo 102.25, ARA).
A Palavra de Deus diz que quem sustenta e mantém toda a obra da criação divina com seu poder, o poder de sua voz, é o próprio Deus, na pessoa de Seu Filho (Hebreus 1.3).    

Segunda verdade : há, sim um ser divino, que sustém nossas vidas em seus próprios braços, braços de linguagem antropomórfica. E esse é o mesmo que já provou quanto pode fazê-lo, porquanto susteve em Seus poderosos, amorosos, acolhedores braços uma plêiade enorme, cujos testemunhos ficaram para encorajar a posteridade. Nós somos a posteridade deles.
"Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o autor e consumador da nossa fé – Jesus…" (Hebreus 12.1, ARA). Essa nuvem de testemunhas tem, em Hebreus 11, alguns bons exemplares. Aconteceu de tudo na vida deles. O elemento comum foi – Deus os tinha em Seus braços.
"Porque nenhum de nós vive para si e nenhum morre para si. Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, ou vivamos ou morramos, somos do Senhor. Foi para isto que morreu Cristo e tornou a viver; para ser Senhor tanto dos mortos como dos vivos. " (Romanos 14. 7-9, ARC).  

Terceira verdade : há, sim, um ser divino, que sustém o peso de todas as angústias pelas quais passam os Seus amados, nesta vida, em Suas mãos, mãos de linguagem antropomórfica. Não há angústia tão pesada que Seus ombros não possam suster. Não há número tão elevado delas, que não possa caber dentro de Sua poderosa, providente, benfazeja, consoladora, revigorante mão. Ah, não! Isso não existe mesmo!   
"A tua destra, ó SENHOR, é gloriosa em poder; a tua destra, ó SENHOR, despedaça o inimigo. " (Êxodo 15.6, ARA). 
"Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente." (Salmo 16.11, ARA).
"A minha alma apega-se a ti; a tua destra me ampara." (Salmo 63.8, ARA).
Vede, por exemplo, José do Egito, filho de Jacó, e sua história de vida no final do livro de Gênesis. Odiado pelos próprios irmãos, vendido como escravo, difamado na casa de Potifar, lançado injustamente em prisão, anos e anos em exílio longe da família… Porém, Deus o susteve com Sua mão (ou melhor, no recôndito da Sua mão); José atravessou os desertos existenciais (quem não os tem?), mas não estava sozinho; estava, com ele, uma boa mão, mão sustenedora, forte (fortíssima!), providente (providentíssima!) e poderosa (poderosíssima!), para conduzir a vida.
"Assim diz o SENHOR Deus: No dia em que escolhi a Israel, levantando a mão, jurei à descendência da casa de Jacó e me dei a conhecer a eles na terra do Egito; levantei-lhes a mão e jurei: Eu sou o SENHOR, vosso Deus. " (Ezequiel 20.5, ARA).  

Enfim, quem sustém o universo, o mundo, nossas vidas e nossas aflições sobre seus ombros não é Atlas, figura mitológica; nem, tampouco, estamos à deriva, entregues à própria sorte… Quem sustém todo o universo e a criação, quem nos sustém, até em nossas angústias, quaisquer que sejam, quantas sejam, é Deus! E não há outro! O Deus presente!!!
Como diz a versão do harmonioso cântico de John W. Peterson, que aprendi na década de Sessenta, e até hoje muito me conforta:

Com Sua mão, Cristo me sustém… Sempre seguro me guardará, dia após dia me guiará
Com Sua mão, Cristo me sustém… Se longo é o trilhar, Cristo vai ajudar – Ele me sustém!

Hoje vai mais uma composição contemporânea; sei que ouvir em outro idioma (mesmo com uma pálida tentativa de ajudar com tradução) não é tão confortável quanto ouvir no vernáculo. Mas, a de hoje vale mui especialmente o esforço…
Seu autor, um pastor ainda vivo, afirma que suas composições são parte de sua jornada de vida, dela emanadas, sob o ensino da Escritura. Na poesia de hoje, ele traduz em verso um tempo angustiante de sua própria vida, superado pelas garantias que textos como os que hoje foram retratados proporcionam.

HE WILL CARRY YOU
Ele Susterá Você
Scott Wesley Brown  (1952…)

There is no problem too big God cannot solve it… 
Não há problema tão grande que Deus não possa resolver… 
There is no mountain too tall He cannot move it…
Não há montanha tão alta que Ele não possa mover…  
There is no storm too dark God cannot calm it…
Não há tormenta tão densa que Ele não não possa acalmar… 
There is no sorrow too deep He cannot soothe it… 
Não há angústia tão profunda que Ele não possa amainar…

If He carried the weight of the world upon His shoulders
Se Ele susteve o peso do mundo sobre Seus ombros 
I know, my brother, that He will carry you! 
Eu sei, meu irmão (…) que Ele susterá você!
If He carried the weight of the world upon His shoulders
Se Ele susteve o peso do mundo sobre Seus ombros 
I know, my sister, that He will carry you! 
Eu sei, minha irmã que Ele susterá você!

He said – Come unto me all who are weary, and I will give you rest!
Ele disse – Vinde a mim todos vós que estão cansados e eu vos darei descanso!
[ Ao começo, novamente ]

AudioPlayer online (controle de volume à direita)

Boa semana, até próximo Domingo, se Deus quiser (Tg 4.15) !
Ulisses

Notas das citações bíblicas:
ARA – Edição bíblica de Almeida, Revista e Atualizada, da Sociedade Bíblica do Brasil
ARC – Edição bíblica de Almeida, Revista e Corrigida, da Sociedade Bíblica do Brasil
ACRF – Edição bíblica de Almeida, Corrigida e Revisada Fiel, da Sociedade Bíblica Trinitariana
BCF – Bíblia Católica de Figueiredo, www.bibliacatolica.com.br
NVI – Nova Versão Internacional, da Sociedade Bíblica Internacional