Agora no portal:

N° 330 : “FELICIDADE”

Ministérios EFRATA – O Bem & o Mal, a Cada Dia
Domingo, 04 de Fevereiro de 2018

 

Algumas universidades norte-americanas rivalizam entre si, pela posição do mais elevado reconhecimento acadêmico: Harvard, Yale, Princeton, Cornell, Penn, Columbia…

Terceira mais antiga instituição de ensino superior nos Estados Unidos, Yale foi fundada em 1701, sob os ideais dos evangélicos congregacionais da antiga colônia inglesa. São mais de 2 mil professores, para cerca de 12.400 alunos; isto dá a invejável taxa de apenas 6 alunos para cada professor. Suas diversas bibliotecas contam com mais de – pasme-se – 11 milhões de volumes impressos.

Para se ter uma ideia do valor dessa escola, são cerca de 60 prêmios Nobel (o Brasil, contando todas as suas universidades, jamais teve um prêmio Nobel); sua escola do curso de Direito é a mais concorrida no país (talvez no mundo). Portanto, o que acontece em Yale, assim como em Harvard ou em alguma das outras top dos Estados Unidos se torna notícia rapidamente.

Preste atenção no curso que acaba de se tornar, neste início de 2018, recordista de inscrições em todos os tempos: mais de mil e duzentos alunos, de diversas graduações da universidade, se inscreveram num curso do departamento de Psicologia. O nome do Curso? “Felicidade” (ou, ainda, Psicologia e Vida Feliz)!  A proposta da Profª Laurie Santos é ensinar os alunos a serem felizes.

Laurie Santos é norte-americana, descendente de imigrantes de Cabo Verde, ex-colônia portuguesa emancipada em 1975. Sua classe vai reunir mais de um milhar de estudantes, interessados em como vencer o estresse, a ansiedade, a solidão, crises, drogas, e assim por diante. Se continuar na linha de sucesso que vem fazendo, dentro em pouco passará a ser requisitada para falar sobre o assunto em outros lugares do país e do mundo.

Será que a professora Laurie explora os fundamentos da psicologia moderna, ou explora os antigos fundamentos que esta suplantou? A psicologia moderna está tão intensamente interessada em felicidade, que criou uma área própria, a chamada Psicologia Positiva. Sob o ensino desta, o segredo da felicidade está em viver uma vida prazerosa, de bom padrão e com sentido. Para isto, é preciso cultivar emoções positivas, envolvimentos, relacionamentos sadios, propósitos e realizações. Pronto! Só isto? Tudo na horizontal? Nenhuma medida no plano vertical, na relação criatura x Criador?

Este é o problema mais sério das ciências contemporâneas: achar que todos os problemas podem ser resolvidos pelo homem autônomo; que a felicidade pode ser alcançada pelos esforços e pelos empreendimentos humanos. Típico das ciências que vendem a ideia de que somos animais evoluídos, e de que, caso Deus exista, não que interfere na nossa vida… Ele não se envolve conosco, e nós não envolvemos com Ele…

Curiosamente, algumas das recomendações da Psicologia Positiva, prescritas para exercício sem Deus, lembram fundamentos encontrados nas páginas da Escritura, que surgiu séculos antes. A diferença é que, reconhecendo-nos como criaturas de Deus, sob o governo soberano das Suas mãos, a eficiência do exercício dessas recomendações é garantida. 

Veja só o que diz o Manual do nosso Criador:

– Preservar sadiamente as emoções: “Sobretudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, pois dele procedem as fontes da vida” (Provérbios 4.23, ARA). Observando os versos em torno deste, fica claro que guardar o coração é guardar nele a Palavra de Deus!

– Cultivar bons envolvimentos e relacionamentos : “Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo” (Gálatas 6.2, ACF); “não deixemos de congregar, como é costume de alguns; mas, encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia” (Hebreus 10.25, NVI). O maior benefício dos bons envolvimentos e relacionamentos está na comunhão sob o amor de Cristo.

– Manter vida com propósito: como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor para louvor e glória da sua graça” (Efésios 1. 4,6, ARC). Nenhum propósito há numa vida que não se posicione sob o propósito desenhado por Deus.

– Quanto ao senso de realização, diria que todo aquele que o homem possa angariar, sem que proceda do coração de Deus, é semelhante às obras de madeira, feno e palha de que Paulo fala em I Coríntios 3.10-15; por outro lado, realizações que procedem do coração de Deus são como as obras de ouro, prata e pedras preciosas do mesmo texto. O salmista nos ensina: “Agrada-me fazer a tua vontade, ó Deus meu; dentro em meu coração está a tua lei” (Salmo 40.8, ARA).

A Profª Laurie Santos somaria imensa relevância ao seu curso sobre felicidade, se ensinasse estas verdades, e as bem-aventuranças do Sermão do Monte (Mateus 5.1-12). Ali, entendemos que a felicidade daqueles bem-aventurados é verdadeira e inigualável; parcial no presente, mas completa no porvir.   

 

Pra encerrar, Heritage Singers nos cantam Felicidad, em espanhol…

 

Felicidad

Felicidad hay en mi alma

Con mi Jesús yo tengo calma

Con él yo voy, pues él me ama

Felicidad es Dios!

 

Felicidad, cambió mi vida

Y yo espero su venida

Con mi Jesús yo tengo vida

Felicidad es Dios!

 

Señor, tu amor es mío y lo sé

Y el secreto es Cristo en mi ser…

 

Felicidad, es el perdón

Dale a Cristo hoy tu don

Juntos iremos hasta Sión

Felicidad es Dios!

BMCD Player Online

 

Até próximo Domingo, se Deus quiser (Tg 4.15)

NOTAS (versões bíblicas):

ACF – Almeida Corrigida e Revisada Fiel, Soc. Bíblica Trinitariana
ARA – Almeida Revista e Atualizada, Soc. Bíblica do Brasil
ARC – Almeida Revisada e Corrigida, Soc. Bíblica do Brasil
BCF – Versão Católica de Antonio de Figueiredo
NVI – Nova Versão Internacional, Soc. Bíblica Internacional.