Agora no portal:

N° 328 : “SOLIDÃO”

Ministérios EFRATA – O Bem & o Mal, a Cada Dia
Domingo, 21 de Janeiro de 2018

Helen Joanne Cox (1974-2016) foi uma parlamentar britânica que lutou por pelo menos duas bandeiras sociais destacadas: maior apoio britânico aos refugiados da diáspora da Síria, e mais apoio aos solitários do país, em cujo meio aumenta muito o índice de suicídios. Morreu assassinada por um extremista, em 16 de junho de 2016. Em homenagem a ela, e em consequência de uma de suas campanhas, o governo britânico acaba de efetuar uma inusitada novidade no mundo político: a criação de um “Ministério da Solidão”. Para ocupar a pasta, nomeou uma colega de partido e amiga de Helen Cox: a ex-ministra dos esportes Tracey Crouch (1975-…).

Trata-se de um caso inusitado não só no Reino Unido: não se sabe de qualquer outra nação no mundo que tenha criado um ministério deste. Crouch já trabalha, observando que solidão é um problema grave que afeta 9 milhões de britânicos, pelo menos.  De fato, vários especialistas têm aumentado o tom da advertência, de que o ser humano é uma criatura com necessidade de cultivar relações sociais próximas. A tecnologia, que “encurta distâncias” no sentido metafórico, as aumenta no sentido social, relacional.

Uma visita pastoral feita não muito tempo atrás impressionou quem visitava. A destinatária era uma senhora de idade, que foi algumas vezes à igreja, e não voltou. Quando ela atendeu à porta, recebeu a visita pastoral com muita alegria, hospitalidade e calor humano:
– É a primeira visita que eu recebo alguém, além da minha filha, em várias semanas – disse ela. Às vezes eu fico tão sozinha, que eu ligo para o cinema, perguntando o que está passando, só para encontrar alguém com quem conversar. Naquele dia, aquela senhora aceitou ter Jesus como seu companheiro diário… e Salvador. Mas, marcou, a sua declaração…

Preliminarmente, há dois tipos de solidão: a exterior e a interior. A solidão exterior é a que se mostra realmente desacompanhada de outras pessoas. É o caso dos eremitas (eremita é uma palavra que vem do grego eremos, que significa deserto; donde vem “ermo”). O outro caso é o dos que são solitários acompanhados – a solidão no meio da multidão. É um sentimento, um estado de alma. Afeta um número maior de pessoas… Porque, varia em grau: há solidão de momentos, há solidão de horas, há solidão de dias, de meses e até mais…

Neste tipo de solidão, há dois figurantes: um ativo, outro passivo. O passivo é o ser humano que sofre a solidão; o ativo é o ser humano que a causa… Curiosamente, o substantivo “solitário” é muito parecido com o outro, “solidário”, em Português. Mas, as raízes latinas são diferentes: a primeira vem de solus (sozinho); a segunda vem de solidus (sólido, agregado, íntegro, saudável). A solidão faz vítimas, mas o ser ‘solidário’ é o melhor preventivo contra o ‘ser solitário’. 

O tempo em que estamos vivendo traz muitos riscos; esses riscos afetam de maneiras diferentes crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. A razão é que cada um pertence a uma geração diferente. Muito certamente, a maior parcela de responsabilidade em ser um ser ‘solidário’ (ajudando o solitário) está sobre jovens e adultos. Como disse um grande pensador brasileiro: em vez de jovens e adultos ficarem se digladiando em seus interesses e conflitos, que tal se unirem, em favor dos idosos e das crianças?

Pensando no jovem e no adulto cristão, eu estendo o desafio, convicto de que este é um dos mais urgentes apelos da modernidade à vocação de ser cristão. Está no ‘manual cristão’: “O Amigo ama em todo o tempo, e na angústia se faz irmão” (Provérbios 17.17, NVI). A Escritura diz que visitar órfãos e viúvas (protótipos dos solitários) é uma religião pura e sem defeito (Tiago 1.27).     

Por último, preciso lembrar que o maior especialista em solidariedade é, também o que mais sofreu solidão: Jesus! Quando assumiu a cruz, em nosso lugar, sozinho ficou. Até nisto ele é poderoso para socorrer todos os solitários, segundo a analogia do ensino de Hebreus 2.18. Lembre-se, se você tem a Cristo, você nunca está sozinho: “E eis que estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos” (Mateus 28.20, ACF). Não existe quem tenha maior propriedade, confiabilidade e autoridade, em tomar para si a palavra profética: não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te esforço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça” (Isaias 41.10, ARC).  Concluo com uma dupla mensagem musical, executada numa só peça pelos Heritage Singers (depois da letra, o Player online): 

WARM FAMILY FEELING / MAY GOD BE WITH YOU
Caloroso Sentimento de Família / Que Deus Esteja Contigo

O God’s people share a feeling
Ó, povo de Deus, compartilhem o sentimento
That this world can’t understand
Que este mundo não pode entender
When a brother’s heart is broken
Quando o coração de um irmão está partido
And he needs a help in hand
E ele precisa de um socorro a tempo
Right beside him is another
Bem ao seu lado, está um outro
Who will listen to his cares
Que há de ouvir suasnecessidades
Who can sense the way just sorrow
Que pode medir a tristeza
And can feel the pain he bears…
E pode partilhar a dor que ele sente…

There’s a warm family feeling
Há um caloroso sentimento de família
In the presence of the Lord
Na presence do Senhor
For we share each others burdens
Pelo que compartilhamos as cargas uns dos outros
All our hearts seem one accord
Todos os nossos corações parecem só um
There’s a bond that finds us kneeling
Há um elo que nos coloca de joelhos
Where we feel the Spirit’s healing
Em que sentimos a cura do Espírito
What a warm family feeling
Quão caloroso sentimento de família
In the presence of the Lord!
Na presence do Senhor!

There a folks who join this family
Há pessoas que se juntam a essa família
We don’t even know their names
Nem ao menos sabemos seus nomes
They might speak a different language
Até podem falar outro idioma
Oh! But we’re family, just the same
Oh! Mas somos a mesma família
We’ve been adopted by the Father,
Somos adotados pelo Pai
Been accepted by the Son
Somos aceitos pelo Filho
But the thrill still in knowing
Mas a emoção que ainda aprendemos
It’s His blood that makes us one!  
É o seu sangue que nos faz um!  

May God be with you
Que Deus esteja contigo
Until we meet again
Até que nos enconttremos de novo
May God be with you
Que Deus esteja contigo
And keep you safe till then
E que te guarde seguro até então
And may His blessings be in your heart
E que Suas bênçãos estejam no teu coração
May God be with you while we're apart
Que Deus esteja contigo enquanto estivermos separados
May God be with you
Que Deus esteja contigo
And watch you from above
Com os olhos em ti, desde o alto
May God protect you
Que Deus te proteja
With everlasting love
Com amor duradouro
And with the dawning of each new day
E ao raiar de cada novo dia
May God be with you to guide your way
Que Ele esteja contigo, para guiá-lo em teu caminho

BMCD Player Online

Até próximo Domingo, se Deus quiser (Tg 4.15)

 

NOTAS (versões bíblicas):

ACF – Almeida Corrigida e Revisada Fiel, Soc. Bíblica Trinitariana
ARA – Almeida Revista e Atualizada, Soc. Bíblica do Brasil
ARC – Almeida Revisada e Corrigida, Soc. Bíblica do Brasil
BCF – Versão Católica de Antonio de Figueiredo
NVI – Nova Versão Internacional, Soc. Bíblica Internacional.