Agora no portal:

N° 304 : “PRECISAMOS DEIXAR A TERRA”

Ministérios EFRATA – O Bem & o Mal, a Cada Dia
Domingo, 25 de Junho de 2017

Ele consta da lista das dez celebridades mundiais mais influentes. Isto mesmo: na lista da prestigiada revista Forbes, liderada pela respeitada apresentadora norte-americana Oprah Winfrey, que conta com gente como o cineasta Steven Spielberg, o físico inglês Stephen Hawking (1942-…) ocupa o oitavo lugar entre os mais influentes do mundo. O fato de ser portador de ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica), que lhe tirou todos os movimentos dos membros, não o impediu de ser mundialmente reconhecido como cientista e professor de Cambridge.

Pessoalmente, gosto de observar as linhas do pensamento de Hawking. Não por apreciá-las; não é isto! É meu prazer observativo mesmo. Por exemplo, uma de suas recentes declarações: “Estou convencido de que precisamos deixar a terra”. De acordo com uma grande revista brasileira, especializada em jornalismo sobre ciência, ele antes pensava que as previsões de saturação do uso dos recursos naturais, pela humanidade, e o esgotamento das provisões, nos dariam mil anos, no máximo, para ‘usufruir o planeta’.

Agora, ele abreviou radicalmente esse prazo: está requisitando que dentro dos próximos três anos o homem volte a pisar a lua; e que, até 2030, instale lá uma estação de trabalho. Esse ensaio serviria para acelerar a conquista de Marte. E que, em cem anos, o homem seja apto a viver fora do nosso planeta. Seria uma espécie de redenção.

Muitos pensam que a decisão do presidente Donald Trump, de abandonar o Acordo Internacional de Proteção Climática, fez Hawking mudar de ideia, urgenciando a empreitada. Daí, seu apelo: precisamos sair do planeta, precisamos deixar a terra. O britânico não está descartando a luta para preservação ecológica. No entanto, está bem menos otimista quanto a essa luta, do que, digamos, um ano atrás.

Gerard van Groningen (1921-2014) foi um dos expositores mais claros sobre os três mandatos da criação, encontrados em Gênesis: o mandato cultural, o mandato social e o mandato espiritual. De fato, sob o mandato cultural, é notória a obrigação do ser humano em zelar pela criação divina, posto que é propriedade divina, não humana. Sob o mandato social, é obrigação do ser humano, de zelar pelo bem-estar dos seus semelhantes, e cuidar que as relações interpessoais sejam procedidas conforme as prescrições do Criador. E, sob o mandato espiritual, é obrigação do ser humano buscar a relação com o próprio Criador da maneira mais aprovada possível – aprovada por Ele! E que, nesta relação espiritual com o Criador, os demais mandatos se tornem subservientes, para serem adequadamente cumpridos.

O problema é que Hawking, que está entre os dez cérebros mais influentes do mundo, não acredita num Criador (embora, no passado, já tenha admitido a hipótese), nem situa as relações humanas com a natureza e com seus semelhantes debaixo da soberania divina. Mas, não posso dizer que seu apelo não contenha uma verdade. Sim, precisamos deixar a terra.

Não sei se vamos gastar mil anos, como antes Stephen Hawking supôs… Não sei se chega a cem anos, o prazo de validade deste mundo, como agora apregoa… Mas, de uma coisa sei: a salvação da humanidade não está na colonização da lua, nem na colonização de Marte, nem de qualquer outro lugar do cosmos.

Vamos deixar a terra, sim… Com certeza! E, parece que não vai tardar… Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor” (I Tessalonicenses 4.16,17, ARC).

Aliás, por mais que a maioria subestime – e, veja: estou falando, inclusive, de cristãos – a terra não demora a chegar ao fim de sua missão, quanto aos propósitos divinos para a presente era. Depois disto, vamos todos deixar a terra. O dia do Senhor, porém, virá como ladrão. Os céus desaparecerão com um grande estrondo, os elementos serão desfeitos pelo calor, e a terra, e tudo o que nela há, será desnudada” (II Pedro 3.10, NVI).

De minha parte, tenho a segurança de que também deixarei a terra, sabendo para onde vou. Minha segurança provém da seguinte garantia: “Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também” (João 14.2,3, ARA). Pois, “eu [também] sei em quem tenho crido, e estou bem certo de que Ele é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia” (II Timóteo 1.12, ACF). Espero que você possa dizer o mesmo…

Em 1972, o mundo passava por grandes turbulências: Watergate, o massacre das Olimpíadas de Munique, na Alemanha, dois terríveis acidentes aéreos (Andes e Espanha), sequestros, o grande incêndio do edifício Andraus, em São Paulo, a ameaça de explodir uma guerra entre U.R.S.S. e EUA, etc… Neste cenário alarmante, o compositor sacro afro-americano, aos trinta de idade, compôs um belíssimo hino. Ligue a caixa de som, clique no Audio Player online, após a letra transcrita e traduzida.       

IT WON'T BE LONG (1972)
NÃO VAI TARDAR 
Andrae Edward Crouch (1942-2015)

It won’t be long, then we’ll be leaving here
Não vai tardar, e então vamos partir daqui 
It won’t be long, we’ll be going home!
Não vai tardar, estaremos indo 'para casa' (REPETE).

Count the years as months, and count the months as weeks
Conte os anos como meses, e conte os meses como semanas
And count the weeks as days: any day now, we'll be going home!
E conte as semanas como dias: e qualquer dia desses, então, estaremos indo 'para casa'.

LOCUÇÃO:
You look around the world today, you see trouble and heartache on every side
Você vê o mundo de hoje à volta, vê problemas e aflição por todo lado
But the Father says : Don’t worry! For I've called you by my Name, and you are mine…
Mas o Pai diz: Não se turbem! Pois vos chamei pelo meu Nome, e vós sois meus…
So, when the flames of affliction threaten to ravage your soul
Logo, quando as chamas da aflição ameaçam devastar sua alma
When the mighty waves of strife threaten to wash over that old ship of Zion   
Quando as poderosas vagas de conflito ameaçam encobrir a nauzinha de Sião 
Remember : that it won’t be long!
Lembrem-se: Não vai tardar!
For Jesus said – friends, I’m gonna leave you now
Pois Jesus afirmou – amigos, vou deixá-los agora
But just as sure as I’m leaving you, I’m coming back to receive you
Mas tão certo quanto os deixo, voltarei para recebê-los
And when he comes again this corruptible is gonna put on incorruption
E quando ele voltar, este corruptível vai se tornar incorruptível
This mortal is gonna put on immortality 
Este mortal vai se tornar imortal
For we shall be changed !
Porquanto nós seremos transformados!
……………………………………

We shall be like Him (3x) any day now : We’ll be going home !
Nós seremos à semelhança dEle (3x), qualquer dia desses: estaremos indo para 'casa'.

It won't be long (it won't be long, it won't be long)
Não vai tardar… (não vai tardar, não vai tardar)
Then we'll be leaving here (going home)
Então nós partiremos daqui(indo para 'casa')
It won't be long (it won't be long, it won't be long)
Não vai tardar… (não vai tardar, não vai tardar)
We'll be going home (people, listen to us : it won't be long)
Estaremos indo para casa (pessoal, ouçam-nos: não vai tardar)
It won't be long (then we'll be leaving here)
Não vai tardar… (estaremos partindo daqui)
Then we'll be leaving here (you'd better be ready)
Então estaremos partindo daqui (é melhor que você esteja preparado)
It won't be long : we'll be going home!
Não vai tardar : estaremos indo para 'casa'!

AudioPlayer online (controle de volume à direita)

Abraços, boa semana !
Ulisses

Notas das citações bíblicas:
ACF – Edição bíblica de Almeida, Corrigida e Revisada Fiel, da Sociedade Bíblica Trinitariana

ARC – Edição bíblica de Almeida, Revista e Corrigida, da Sociedade Bíblica do Brasil
ARA – Edição bíblica de Almeida, Revista e Atualizada, da Sociedade Bíblica do Brasil
BCF – Bíblia Católica de Figueiredo, www.bibliacatolica.com.br
NVI – Nova Versão Internacional, da Sociedade Bíblica Internacional