Agora no portal:

N° 299 : “QUANDO DEUS NÃO É SUFICIENTE”

Ministérios EFRATA – O Bem & o Mal, a Cada Dia
Domingo, 20 de Maio de 2017

A professora Angélica Campolim, mãe de Bianca, Cláudia, e do falecido Júlio, esposa do Cláudio, resolveu colocar este título no seu livro. O livro compila experiências da saga de Júlio, que foi vencido pela leucemia em 2015, aos 22 anos de idade. Disse ela: “Meu sofrimento foi ao quadrado porque, além do meu filho, perdi toda a minha base religiosa”.

Júlio começou seu embate com a leucemia em 2013, quando cursava o quarto ano de arquitetura em São Paulo. Dos sintomas iniciais – edemas na boca e na virilha, veio uma gripe, difícil de ser debelada. Os exames mostraram o problema com a medula óssea do rapaz. Em 2014, recebeu o transplante de medula da própria mãe. Mas a imunidade caiu, e ele passou a ser dependente de transfusão, principalmente para recomposição de plaquetas. Um fungo que se alojou no pulmão reduziu ainda mais suas chances de sobrevivência. Em Junho de 2015, sucumbiu.

Não há como não acolher sentimento solidário àquela mãe a àquela família. É fora de qualquer dúvida que a força devastadora de uma perda em tais circunstâncias abate, e abate muito. Sentir abatimento na adversidade, na perda, é normal e compreensível. Talvez, só quem já passou por circunstância semelhante consegue aquilatar com propriedade.

Entretanto, devo dizer que não existe uma só unidade de tempo em que Deus não nos seja suficiente. E, nisto que digo, não vai crítica ao título do livro daquela mãe, ou sequer de algo em seu conteúdo. Acredito que o passar do tempo possa trazer, a ela e à sua família, de volta a compreensão disto. Não terá sido a primeira vez, nem a pior das circunstâncias.

Não me sai da memória aquela cena do inverno de 1974. Minha tia, sentada na cadeira que estava entre duas urnas: uma, do esposo Inéias; outra, da filha Ilma. Enquanto a outra filha, Ilza, ainda lutava pela vida em um hospital, os dois já tinham sido vítimas daquele tenebroso acidente de trânsito. Mas ela superou! Ela sempre manteve sua fé em Deus; essa fé a levou a superar as perdas, e a assegurou esperança de reencontro no porvir. E a fortaleceu no ministério de ajudadora de pessoas em aflição.    

Foi assim, também, com vários personagens da Bíblia. Lembremo-nos de Jó, o caso mais notável. Conversando por estes dias com um missionário do Oriente, contou-me ele que reside numa cidade onde é forte a tradição de ter sido aquela a Uz de Jó. Já imaginou o que é, num mesmo dia, receber, uma atrás da outra, as seguintes notícias: a primeira – uma milícia de marginais atacou hoje o seu gado, carregou tudo, e matou os empregados que tomavam conta; a segunda – ocorreu hoje um incêndio como uma faísca que caiu do céu, exterminou todas as suas ovelhas no redil, e ainda tirou a vida dos pastores que tomavam conta delas; a terceira – um bando atacou seus camelos hoje, matou os guardadores e levou todos os camelos; a quarta – sabe a casa onde seus filhos estavam, hoje, festejando? Pois bem: veio um vendaval que derrubou as paredes, as paredes caíram por sobre eles, e todos os seus filhos morreram?… Sabe lá o que é isso?

E depois de receber todas essas avassaladoras notícias, perceber que por toda a pele – dos pés à cabeça – começam a aparecer tumores terríveis, a ponto de querer raspar as feridas com um caco de telha?  Já pensou numa situação dessa? Pois bem! Ficou registrado que em nenhum momento, com toda essa devastação, Jó maldisse a Deus, e nem mesmo O considerou menos justo do que é…

O salmista nunca deixou de passar por adversidades e de enfrentar inimigos. No entanto, seus salmos proclamam como Deus é bom e suficiente:

1. “O Senhor é o meu Pastor, de nada terei falta… Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum pois Tu está comigo… (Salmo 23. 1,4, NVI).  

2. “Provem, e vejam como o Senhor é bom. Como é feliz o homem que nele se refugia!” (Salmo 34.8, NVI);

3. “Sinto-me muito fraco e totalmente esmagado; meu coração geme de angústia. Senhor, diante de ti estão todos os meus anseios; o meu suspiro não te é oculto… Senhor, em ti espero; Tu me responderás, ó Senhor meu Deus!” (Salmo 38. 8,9,15, NVI).

4. Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e
o meu Deus”
(Salmo 42,5, NVI).

Deus é suficiente? Deus é mais do que suficiente: além das circunstâncias desta vida, as quais estão todas sob o domínio das Suas soberanas mãos, Ele provê a redenção gloriosa e eterna. Ainda que o vale seja de dor, de sombras, de trevas ou de morte (como salienta, pelo Espírito de Deus, o salmista) o vale não é tudo… Eu sei que “bondade e misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida” (Salmo 23.6, ARA); e, depois do vale, “habitarei na Casa do Senhor para todo o sempre!” (Salmo 23.6, ainda).

AUDIO PLAYER ONLINE (controle de volume à direita)
 

Boa semana, até próximo Domingo, se Deus quiser (Tg 4.15) !
Ulisses

Notas das citações bíblicas:
ACF – Edição bíblica de Almeida, Corrigida e Revisada Fiel, da Sociedade Bíblica Trinitariana
ARA – Edição bíblica de Almeida, Revista e Atualizada, da Sociedade Bíblica do Brasil
ARC – Edição bíblica de Almeida, Revista e Corrigida, da Sociedade Bíblica do Brasil
BCF – Bíblia Católica de Figueiredo, www.bibliacatolica.com.br
NVI – Nova Versão Internacional, da Sociedade Bíblica Internacional