Agora no portal:

N° 289 : “OU + TOPOS”

Ministérios EFRATA – O Bem & o Mal, a Cada Dia
Domingo, 05 de Março de 2017

Finalmente, as previsões para o nosso país mostram um cenário diferente. Afasta-se o risco de reforma da previdência que venha a exigir aumento da idade de aposentadoria; o setor econômico passa a esperança de um 2018 completamente diferente, com otimismo; o desemprego, que hoje atinge mais de 15 milhões de famílias, vai cair para um patamar quase inexistente.

O melhor das previsões está no cenário político: já toma corpo a ideia de uma renúncia coletiva de todos os políticos, para promoção de novas eleições. A promessa é de que eles venham a público, mostrar, com transparência, suas contas bancárias, seus bens, e até o demonstrativo dos recentes apoios recebidos, para o eleitor distinguir claramente quem está sendo honesto.

Vislumbra-se uma mudança radical no setor de saúde brasileiro. O SUS vai se estruturar, de modo a superar, em qualidade, os serviços dos planos de saúde particulares. A inflação, que hoje tanto preocupa a economia nacional, vai cair a nível próximo de zero. O cenário é tão distinto do que se vê no presente, que a comunidade internacional já afirma: o Brasil é país do futuro, mas futuro próximo.

Será abalizada, confiável a fonte das informações que acima foram catalogadas? Que fonte é essa? Eu lhes digo: minha imaginação. Só mesmo na imaginação é que se pode conceber um cenário assim, para o Brasil dos tempos que a seguir hão  de vir. O nome que se dá para essa descrição é “utopia”.

Utopia é uma palavra que vem da língua grega. É constituída de duas partes: OU, que significa “não”, “negação”; TOPOS (donde veio ‘topia’), que significa “lugar”. Utopia, originalmente, se referia a um lugar que não existe, ainda que sonhado; um Shangri-La. Com o passar dos tempos, ampliou-se a aplicação: refere-se, também, a situação, cenário imaginário e quase impossível de se concretizar. À luz dos fatos que hoje conhecemos, descrever como acima descrevi o Brasil dos próximos dias é utopia.

Certa feita, participando de um congresso de professores, ao falar do padrão ético (procedimento, comportamento) que Deus espera daqueles que o temem, fiz menção de lembrança do que Jesus afirmou no Sermão do Monte: “Portanto, sejam perfeitos como  perfeito é o Pai Celestial de vocês” (Mateus 5.48, NVI). Imediatamente, um colega, também professor noutra instituição, refutou:
-­ Mas isto é uma utopia!
Isto me fez rebater, também de imediato:
– Utopia ou não, Jesus não nos deixou referencial ou parâmetro algum, inferior a este, em que pudéssemos nos espelhar…

E é verdade! Se alguém ler, com atenção, todo o capítulo 5 de Mateus – a primeira parte do Sermão do Monte – vai notar que Jesus prescreve vários procedimentos que parecem um tanto utópicos. Logo depois, arremata com a determinação destacada.

E, felizmente é assim: imagine se o referencial fosse algum ser humano, por melhor e mais qualificado que fosse… Imagine que fosse Sócrates, Platão ou Aristóteles; imagine que fosse Moisés, o varão mais manso sobre a terra; imagine que fosse Davi, o rei Davi, o “homem segundo o coração de Deus”; imagine que fosse Salomão, o homem mais sábio do planeta; imagine que fosse Pedro, o apóstolo mais destacado dentre os apóstolos; ou, imagine que fosse Paulo, o apóstolo mais dotado em revelações divinas.

Qualquer deles, feito referencial em lugar de Deus mesmo, geraria motivos para desapontamento. Sócrates, Platão, Aristóteles, Davi, Salomão, os apóstolos – todos foram nobres… Mas, todos cometeram também erros. Todos ofereceram ao menos algum motivo de decepção, algum dia. Assim, não serviriam para referencial indiscutível.

Portanto, a melhor escolha que Jesus Cristo poderia apontar, para nos apresentar referencial de conduta – melhor, não: a única – seria o Pai Celestial, “em quem não há mudança, nem sombra de variação” (Tiago 1.17, ACF). É claro: perfeição é com Ele mesmo, e só com Ele. “O caminho de Deus é perfeito e a palavra de Deus, refinada” (II Samuel 22.31, ARC).  

Mas, na hora de decidir por um modelo de ética para nos deixar, Jesus não escolheu nenhum exemplar humano; somente o ser divino lhe seria oportuno. Isto significa que não podemos nos desculpar por causa das falhas de outras pessoas. Utopia ou não, somente Deus, o Pai Celestial, perfeito como é, é o nosso modelo. Por isto, é nosso dever aprender tudo o que for possível sobre Deus: seu ser, seus atributos, predicados e qualidades. Temos que imitá-lo. Se te parece utópico, deixe de lado esse pensamento; apenas siga o que Jesus ensinou.   

Prá terminar, deixo na particularidade de sua audição um hino composto mais de um século atrás. O autor, que também teve um ministério pastoral muto envolvido com missões cristãs, o compôs quando perdeu duas queridas sobrinhas de difteria. O coral do Park College, em Parkville, Missouri, o cantou ao redor do hospital onde as sobrinhas do compositor estiveram internadas, por haver várias outras crianças infectadas.  

Near to The Heart of God (1903)
Junto ao Coração de Deus
Cleland B. McAfee (1866-1944)

There is a place of quiet rest, 
Há um lugar de suave descanso, 
Near to the heart of God; 
Junto ao coração de Deus;
A place where sin cannot molest, 
Um lugar onde o pecado não pode molestar,
Near to the heart of God!
Junto ao coração de Deus!

 O Jesus, blest Redeemer,
OH, Jesus, bendito Redentor, 
 Sent from the heart of God, 
Enviado da parte do coração de Deus,
Hold us who wait before Thee 
Sustém-nos, a nós que ante a Ti esperamos 
Near to the heart of God! 
Junto ao coração de Deus!There is a place of comfort sweet, 
Há um lugar de doce conforto, 
Near to the heart of God; 
Junto ao coração de Deus; 
A place where we our Savior meet, 
Um lugar onde nos encontramos com nosso Salvador
Near to the heart of God!
Junto ao coração de Deus!
There is a place of full release, 
Há um lugar de plena libertação, 
Near to the heart of God; 
Junto ao coração de Deus;
A place where all is joy and peace, 
Um lugar onde tudo é gozo e paz, 
Near to the heart of God! 
Junto ao coração de Deus!

AudioPlayer online (controle de volume à direita)
 

Boa semana, até próximo Domingo, se Deus quiser (Tg 4.15) !
Ulisses

Notas das citações bíblicas:
ACF – Edição bíblica de Almeida, Corrigida e Revisada Fiel, da Sociedade Bíblica Trinitariana
ARA – Edição bíblica de Almeida, Revista e Atualizada, da Sociedade Bíblica do Brasil
ARC – Edição bíblica de Almeida, Revista e Corrigida, da Sociedade Bíblica do Brasil
BCF – Bíblia Católica de Figueiredo, www.bibliacatolica.com.br
NVI – Nova Versão Internacional, da Sociedade Bíblica Internacional