Agora no portal:

N° 272: “CERCA TROVA”

Ministérios EFRATA – O Bem & o Mal, a Cada Dia
Domingo, 16 de Outubro de 2016

 

Entrou em cartaz nos cinemas o filme denominado “O Inferno”. Dirigido pelo norte-americano Ron Howard, trata-se de uma adaptação da obra literária de Dan Brown, lançada em 2013. No filme, o protagonista encontra um projetor que exibe uma versão modificada da arte do pintor italiano Sandro Boticelli (1445-1510); esta, por sua vez, foi ‘inspirada’ na obra do escritor, poeta e político  florentino Dante Alighieri (1265-1321), seu conterrâneo.

 

Não assisti ao filme, e nem sei se vou assistir; entretanto, diz-se que há uma cena que exibe, através de um projetor, o quadro de Boticelli; e mostra, também, uma frase: “A verdade somente pode ser vislumbrada pelos olhos da morte”.  Precisando correr em fuga, o protagonista novamente recorre ao projetor, onde aparece a palavra “CATROVACER”. Trata-se, na verdade, de uma desorganização das letras, que, rearranjadas, mostram a expressão italiana “CERCA TROVA” (“busca e encontrarás”).

Hollywood é uma indústria, um comércio. Porém, mesmo que não seja seu objetivo primário, às vezes faz pensar. Por exemplo, as duas frases. Que tal a primeira? A verdade somente pode ser vislumbrada pelos olhos da morte? Segundo o maior de todos os sábios, há um sentido em que isto é verdadeiro. Disse ele: Digo-lhes verdadeiramente que, se o grão de trigo não cair na terra e não morrer, continuará ele só. Mas se morrer, dará muito fruto” (João 12.24, NVI). E o apóstolo Paulo diz que, em Cristo, estamos mortos para aquilo a que estávamos sujeitos (Rm 7.9, ARA).

É mesmo! Neste sentido, para se encontrar a verdade que liberta, a verdade que salva, a verdade que educa, a verdade que santifica, é preciso morrer… Morrer para a natureza primária, pecadora, caída, ignorante das verdades eternas. É a única alternativa para conhecer a verdade, conhecer um novo horizonte, celestial. Em Gálatas 2.19, Paulo defende que morrer para a velha história (representada pela palavra “lei”) traz, como efeito, viver para Deus! A propósito: Você quer vislumbrar a plenitude da verdade? Mas, quer manter imponente a velha natureza humana, carnal, pecaminosa? Esqueça! A verdade não é para você! Mas, se você está disposto a negar-se a si mesmo (Mt 16.24), viver para Deus, não há escolha: morrer para o passado inútil da velha natureza. Aí, sim!

E agora, que tal a segunda? Cerca Trova (busca e encontrarás)? Você já ouviu isto em algum lugar? Eu já: “Porque todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e a quem bate, abrir-se-á” (Mt 7.7, BCF). Só que tem umas condiçõezinhas. Primeiro: não adianta buscar pra qualquer lado; a maior mentira que os filósofos ecletistas já ensinaram é que a verdade pode estar em toda parte, e o nosso trabalho é só escolher. Busque a Deus, somente a Deus, sempre Deus! Em todo o tempo, Deus! Só Nele, e em Seu Filho, e em Sua Palavra, há verdade!

Segundo: é preciso ter uma idéia do que se há de achar, porque, muitas vezes, o grande achado está bem debaixo do nariz, e passa despercebido. Por exemplo: quem não quer o favor divino, ser abençoado por Deus? Entretanto, há maneiras e caminhos diferentes pelos quais Deus queira proporcionar favor e graça. Se não houver sujeição ao método de Deus, aos caminhos que Ele preferir, a graça e o favor podem estar bem próximos, mas os olhos não perceberão, porque estarão desatentos. Ou então, estarão encobertos, porque não reconhecerão Deus no caminho.   Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas” (Pv 3.5,6, ACF).

E não é que é verdade?  Cerca Trova!  Busca, busca a Deus, busca em Deus, busca de Deus, somente Deus, sempre Deus. E, não se esqueça: busca, em primeiro lugar, Deus e o Seu Reino (Mt 6.33); o resto, vem de carona, conforme Deus se agradar… Não precisa ansiedade! Não precisa cobrança!

CERCA TROVA! Deus está ao alcance! Sua verdade está ao alcance. Não a desperdice! Não O desperdice. Não desperdice seu tempo, seus esforços.   

Na mensagem musical de hoje, o pastor Josafá Vasconcelos interpreta, com arranjo e execução instrumental de Danilo Santana, um hino de grande significação na vida de quem lhe compôs a música. George Beverly Shea, aos 21 anos, teve uma excelente oportunidade de ganhar fama e dinheiro em Nova Iorque, cantando. Mas, seu pai esperava que ele pusesse sua voz a serviço do seu Senhor. Uma tarde, Shea se deparou com belíssimo poema de Rhea Miller; logo  se colocou ao piano, criou arranjo musical para o poema, e o cantou na igreja de seu pai. Foi um marco que acompanhou toda a sua abençoada vida, de 104 anos. O hino faz parte de CD publicado pela EFRATA, com interpretações de Josafá Vasconcelos, Sebastião Guimarães Costa Filho, arranjos e instrumentos por Danilo Santana: vide "Hinos de Luz".

JESUS É MELHOR 
I'D RATHER HAVE JESUS 
Letra: Rhea F. Ross Miller (1894-1966)

Música: George Beverly Shea (1909-2013)

AudioPlayer online (controle de volume à direita)

Abraços, boa semana !
Ulisses

Notas das citações bíblicas:
ACF – Edição bíblica de Almeida, Corrigida e Revisada Fiel, da Sociedade Bíblica Trinitariana
ARA – Edição bíblica de Almeida, Revista e Atualizada, da Sociedade Bíblica do Brasil
ARC – Edição bíblica de Almeida, Revista e Corrigida, da Sociedade Bíblica do Brasil
BCF – Bíblia Católica de Figueiredo, www.bibliacatolica.com.br  
NVI – Nova Versão Internacional, da Sociedade Bíblica Internacional