Agora no portal:

N° 75 : “ANDAI COM DEUS”

Ministérios EFRATA – O Bem & o Mal, a Cada Dia
Domingo, 30 de Setembro de 2012

Em 1976 eu fui convidado pelo meu primo Eufran, hoje já transferido em definitivo para a 'Igreja Gloriosa', para cantar no coral da Primeira Igreja Presbiteriana de Governador Valadares. E lá fui eu… Bem… Se aquele coral não se importasse com alguma voz canhestra em seu meio, eu imaginei que poderia ser aceito… Até fui… Já num dos primeiros ensaios, lá no último dos bancos da galeria do "templo velho" da Rua Prudente  de Morais, ao lado do mesmo Eufran, passei a ensaiar um dos hinos que mais ansiava, porque tanto apreciava, naquela época… :
"Mesmo na tempestade podeis andar, sem ter medo da escuridão
Quando a chuva cessar, haverá um céu, e as aves cantando sem par… 
Andai pelo vento, andai pela chuva, pois logo vem o sol; 
Andai com Deus no vosso coração, e a sós não andareis… A sós não andareis !"

Já se vão 36 anos, desde então.   Me lembrei exatamente deste hino ao reler, hoje, o pequeno registro biográfico da Vanessa, que pedi e recebi por parte de seu pai. Vanessa é filha do meu ex-aluno Valério e de sua esposa, Regina. Já de alguns anos, Valério é pastor na Grande BH. Ainda me lembro de uma ou outra aula em que o Valério não teve como não trazer a Vanessa para a sala de aula no seminário, até que chegasse o momento de voltar ao lar em Pedro Leopoldo. E ficava eu curioso com aqueles olhinhos a me perseguir os passos, enquanto andava pela sala em que seu pai, e os seus colegas, esperavam pelo toque que indicava minha hora de parar de falar, para irem embora. Na semana passada, lá estava o Valério de novo, na minha sala de aula, desta vez fazendo um mestrado. E Vanessa, poucos dias antes, tinha celebrado seus 18 anos de idade. Para que Vanessa nascesse, Regina e Valério tiveram que superar uma primeira das duras provas que a vida lhes reservou: Regina descobriu que estava com rubéola no início da gravidez, ainda sem saber desta última. Logo, então, descobriu a gravidez. "Quando falamos para a médica sobre a rubéola, nossa vida foi ao chão, pois a mesma disse para abortarmos, porque a gravidez chegava ao segundo mês, e o risco de anomalias era de 98%. Tínhamos, nessa época, apenas 23 anos e era nosso segundo ano de casados" , disse-me o hoje pastor Valério. A decisão deles, ante tal dilema, foi, digamos, corajosa, porque foi tomada aos pés do Criador-Provedor-Redentor:  "Amaremos esse filho do jeito que vier; e, se viver um dia, um mês ou um ano, amaremos, e seremos gratos a Deus!"  

Vanessa nasceu em 07 de Agosto de 1994. Entretanto, nasceu, principalmente, com três deficiências, variadas em grau: oftalmológica, cardíaca e auditiva. A deficiência oftalmológica foi minorada com cirurgia ; a cardíaca, também. A visão direita recuperou-se até bem, mas a esquerda só dispõe de 20% de percepção. O coração vai aguentando direitinho. Já a deficiência auditiva indicou surdez total e profunda, por insensibilidade neural bilateral. Com a surdez, obviamente, a restrição fonética. Com linguagem de LIBRAS (que todo mundo em casa teve que aprender juntamente com ela), abriu-se-lhe o "mundo" para a educação, para a religião cristã, para a Bíblia,  e até para… artes.  Um dia, seu pai testou essa prodigiosa menina, perguntando se ela não tinha raiva de Deus por tantas limitações; "não, minha vida é normal", surpreendentemente respondeu ela, pelos sinais. E Vanessa 'mostrou a que veio', com o passar dos anos: Comunica-se (eletronicamente) com fluência em língua portuguesa, e também em língua inglesa, além de LIBRAS. E agora, começou a aprender japonês, para fazer o mesmo. Cria suas histórias, que dissemina via internet; desenha e pinta com uma qualidade de cair o queixo. E, mais importante que tudo, é uma menina temente a Deus;  de fazer corar muitos que não O temem! Ultimamente, está descobrindo um "novo mundo": uma cirurgia de implante coclear auditivo, feita em BH mesmo, começa a dar-lhe alguma recuperação auditiva.  

Dezoito anos passados, foi o temor de Deus que levou Regina e Valério a andar ao lado do Criador Divino, a despeito de não entenderem os "por que's" que, inevitavelmente, vieram ao cérebro, e ao coração. Mas, ao se decidirem pela vida de Vanessa, sabiam que teriam uma jornada difícil pela frente, "contra tudo e contra todos" (falando em tese), mas não contra Deus. Sem saber quanto tempo duraria essa jornada, resolveram que o melhor caminho seria andar com Deus, sem Dele se apartarem. A mais feliz escolha, mesmo com seus custos!  

"Andar com Deus"! Esse é o poema estimulante do hino que eu ensaiei e passei a cantar naquele coral, a partir de 1976. Esse tem sido o exercício diário de Valério, de Regina, e também de Vanessa, a partir de 1993, e 1994. Esse é o exercício diário mais desafiador, mas também  mais gratificante, mais repleto de bem-aventuranças, "mesmo na tempestade" do dia-a-dia de cada um, inclusive o seu, se chegou até esta linha, nesta leitura. Foi o caso de Enoque, aquele, o de Deus:"Enoque andou com Deus; … e teve filhos e filhas… Andou Enoque com Deus, e já não era, porque Deus o tomou para si !" (Gênesis 5.22-24). "Deus o tomou para si"  –  Que graça inaudita! O autor sagrado resume assim a biografia de outro gigante de  Deus: "Noé era homem justo e íntegro…; Noé andava com Deus !" (Gênesis 6.9). Posso ainda ouvir o tom musical puxado em corretíssimo idioma português carregado de influência do holandês nativo de meu venerando mestre de anos atrás: "Como está tua vida com Deus ?" (4x, para a primeira stanza)… "Quero andar como Enoque com Deus !" (também 4x, para a segunda stanza).  

Não há projeto de vida mais importante, mais valioso, mais seguro, mais compensador do que este:andar com Deus! As circunstâncias se curvam, se dobram, diante do valor mais alto que este projeto clama,  proclama e declama: andar com Deus! A mais outro patriarca-gigante de Deus, este se lhe apresentou e disse : "Anda na minha presença, e sê perfeito !" (Gênesis 17.1). E o mesmo autor sagrado ainda questiona, retoricamente, didaticamente : "Agora, pois, ó Israel [ó povo meu], que é que o SENHOR teu Deus pede de ti, senão que temas o SENHOR teu Deus, que andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao SENHOR teu Deus com todo o teu coração e com toda a tua alma, que guardes os mandamentos do SENHOR, e os seus estatutos, que hoje te ordeno, para o teu bem?" (Deuteronômio 10.12,13). Fico a pensar com apreensão se, entre nós (eu, que escrevo, ou mais alguém, que lê estas singelas linhas), há algum de nós a desperdiçar os dias, ignorando arriscadamente o melhor projeto de vida: andar com Deus! No meu coração, há uma oração (e uma intercessão) que implora o contrário.  

Eu registro, com apreço, um breve relance de 18 anos da vida da menina cujos pais resolveram pagar o preço, contra a recomendação médica por um aborto, porque resolveram procurar cumprir exatamente isto, que o Autor da vida estipula. Optaram por andar com Deus! E faço-o com uma palavra de encorajamento, emprestada e transferida, porque emprestada do Livro dos Livros, e também emprestada (em 'segunda mão') do velho hino que tentei aprender a cantar lá junto do meu saudoso primo, que me 'inspirou': "Andai com Deus, no vosso coração, e a sós não andareis ! ". Posso te assegurar que, trinta e seis anos passados, essas palavras já tinham singular significado na minha vida; mas posso te assegurar também que, não com a intensidade, com a vivacidade e com a relevância que hoje têm… Ainda têm, mais que então!  

Na falta de um exemplar de áudio em língua portuguesa, compartilho o mesmo hino com vc na voz de um intérprete em língua inglesa (B. J. Thomas), com a nossa tradicional ajudazinha em vernáculo:

YOU'LL NEVER WALK ALONE (1945)
VOCÊ JAMAIS ANDARÁ SOZINHO
Richard Rodgers & Oscar Hammerstein II
 
When you walk through a storm, hold your head up high,
Quando você andar em meio a uma tempestade, levante a cabeça para o alto,  
And don't be afraid of the dark
E não se sinta amedrontado da escuridão
For at the end of the storm, is a golden sky,
Pois, ao final da tempestade, está um céu dourado
And a sweet silver song of a lark.
E um doce canto prateado de uma cotovia.

Walk on through the wind, walk on through the rain,
Avance pelo meio do vento, avance pelo meio da chuva
Though your dreams be tossed and blown…
Ainda que seus sonhos sejam sacudidos e agitados…
Walk On! Go On! With God [hope] in your heart,
Avance! Prossiga! Com com Deus [esperança] no seu coração
And you'll never walk alone…
E você nunca andará sozinho…

AudioPlayer online (controle de volume à direita)
 

Abraços, boa semana !   
Ulisses

Notas das citações bíblicas:
ACF – Edição bíblica de Almeida, Corrigida e Revisada Fiel, da Sociedade Bíblica Trinitariana

ARC – Edição bíblica de Almeida, Revista e Corrigida, da Sociedade Bíblica do Brasil
ARA – Edição bíblica de Almeida, Revista e Atualizada, da Sociedade Bíblica do Brasil
BCF – Bíblia Católica de Figueiredo, www.bibliacatolica.com.br
NVI – Nova Versão Internacional, da Sociedade Bíblica Internacional