Agora no portal:

N° 37 : “O MAIOR MILAGRE”

Ministérios EFRATA – O Bem & o Mal, a Cada Dia
Domingo, 18 de Dezembro de 2011

Minha mensagem hoje é breve: estou com poucos minutos de folga entre meu "agora" e o embarque para uma viagem, daqui a pouco. É uma viagem que eu preferiria não fazer agora, mas não tem outro jeito.

   Dezembro, no ocidente do planeta, é um mês diferente. Vai chegando o final do ano, vai chegando o Natal. Cada fase da nossa vida, essa época do ano reúne impressões diferentes a ocupar espaço na mente. São lembranças diferentes, e expectativas diferentes, em cada uma dessas fases. Me lembro da minha primeira infância… Natal significava uma expectativa de presente – é verdade. Mas a lembrança que trago mas forte não é a de expectativa de presentes; afinal, a fase que vivíamos não nos permitia nutrir muitas expectativas nisto. Reunir a família, ouvir e cantar as músicas de Natal, os belos hinos que pareciam servir para uma única época do ano, participar de um culto singular, normalmente com uma cantata de coral, não raro uma celebração com peça teatral no auditório do colégio, tudo isto constituía uma experiência única, para uma só ocasião anual. Veio a segunda infância e a adolescência: mudaram um pouco – tanto as lembranças (agora, mais recheadas) como as expectativas (agora, mais ecléticas) Mas, o clima da época ainda era doce e agradável. E a consciência sobre seu significado, havia crescido, havia se encorpado.

   Da mocidade, me lembro de um misto de tudo. Eu, que nem era mais criança ou adolescente, mas também não tinha ainda as "pesadas" apreensões e os encargos de um pai de família, misturava um pouco do "ar festivo" de antes com um pouco de sensação de que os "encantos" de antes começavam a passar.Os anos se passaram, uma nova família – extensão da primeira… Agora, chegava o tempo de "fazer os doces embalos natalinos" de mais três vidas, acrescidas a mim e Maiza; Mas, sem descuidar de incutir o verdadeiro espírito da ocasião. E já se passaram, agora, muitos anos.

 De todas as lembranças que trago das ocasiões de Natal de todas essas fases, as cantatas ocupam um lugar especial. E, dentre essas, eu, que já era "arcaico" antes de chegar a idade de o ser, tinha como mais especial ainda as que são de autoria de John W. Peterson. "Rei dos Reis", "Noite de Milagres", "Maior amor", "O Maior Milagre", etc… Aquele prodígio da música evangélica produziu mais de cem, fora os hinos… Por mim, chegando o Natal, ficaria sempre realizado se presenciasse um "rodízio": uma atrás da outra…  Falando em "Maior Milagre", isto é propício para a época: Deus em Cristo, Emanuel, o "maior milagre"…Como isto é interpretado nos hinos, nos sermões, nas mensagens natalinas?

 – "Deus estava em Cristo"…

– "Deus fez-se homem, encarnou-se"…

– "Deus entrou na humanidade, entrou na história, para redimir, para salvar"…

– "Natal, natal, natal, natal – é vindo ao mundo o rei divinal!"

– "Glória a Deus nas alturas, na terra concórdia e paz!"

– "Em linda noite ao mundo, a nós, em coro angelical…"

– "Vinde, cantai: Jesus nasceu… à terra a luz desceu… "

– "Nasce Jesus, nasce Jesus, glória a Deus nas alturas, paz na terra, graça e amor, a quantos Deus quer bem!"

– "Exultai, ó terra e céu, dando glória ao homem-Deus!"

– "Vinde ouvir a doce história, que dos altos céus nos vem…"

E o clássico… "Noite de paz, noite de amor"…

 "Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombos. E o seu nome será Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz" (Isaias 9.6). 

   Foi um verdadeiro milagre dos céus, de Deus. Onde já se viu isso? De onde se poderia imaginar? Que Deus é esse, que vê um homem, sua própria criatura, afastado de Si mesmo, e que, por iniciativa própria, se volta de novo para ele, vindo a ele na encarnação do seu Filho divino? Encarnação? Nascimento virginal? Deus-homem? "Porque Deus estava em Cristo, reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões…" (II Coríntios 5.19). Deus, em Cristo feito homem, assumindo a humanidade…Nasceu por mim… Viveu por mim… Morreu por mim… Ressurgiu por mim! Só de ter ele tudo isto feito, já foi um estupendo milagre… Mas, o milagre fica ainda maior com o complemento… Qual? Tudo isto ele fez – nasceu, viveu, morreu, ressurgiu –   ……………. POR MIM! Ele veio por mim – isto é um segundo milagre… "Dificilmente alguém morreria por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém se anime a morrer.Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores " (Romanos 5.7,8). São dois milagres: O primeiro: Ele desceu! Ele se encarnou! Ele nasceu! Ele viveu! Ele morreu! Ele ressurgiu! O segundo: tudo isto, ele fez por mim! É como dizem que afirmou Spurgeon: "Eu sei que foi Deus quem me escolheu, pois do contrário, eu não O escolheria… E sei que foi antes de eu nascer, porque depois, não o faria… E sei ainda que foi por razões que desconheço, porque não sei de uma só razão, em mim mesmo, para que escolhesse a mim!" É um verdadeiro milagre – um duplo milagre, aliás.

 Falando em John Peterson, como falei, não poderia deixar uma mensagem musical de outra autoria. Aí vai, pois "O Maior Milagre" (It Took a Miracle"), de John W. Peterson (1921-2006).Foi ele quem declarou:"Em muitos dos meus vôos pela força aérea americana, eu ficava só; e só, pensava em Deus, enquanto lá nas alturas. Um dos pensamentos que me deixava perplexo, é que o mesmo Deus que criou este universo, com suas ilimitadas maravilhas,  é o Deus que me amou, e que me enviou seu único Filho, para tomar o meu lugar na cruz! – um verdadeiro milagre de Deus"

Para os que apreciarem, a letra original:

IT TOOK A MIRACLE

My Father is omnipotent,
And that you can't deny;
A God of might and miracles –
'Tis written in the sky. 

  It took a miracle, to put the stars in place,
  
It took a miracle to hang the world in space;
  
But when He saved my soul, cleansed and made me whole,
  
It took a miracle of love and grace! 

Though here His glory has been shown,
We still can't fully see
The wonders of His might, His throne –
'T will take eternity. 

The Bible tells us of His power
And wisdom all way through,
And every little bird and flower
Are testimonies too.

AudioPlayer online (controle de volume à direita)

Bom Domingo, boa semana,
 Ulisses

Notas das citações bíblicas:
ACF – Edição bíblica de Almeida, Corrigida e Revisada Fiel, da Sociedade Bíblica Trinitariana
ARC – Edição bíblica de Almeida, Revista e Corrigida, da Sociedade Bíblica do Brasil
ARA – Edição bíblica de Almeida, Revista e Atualizada, da Sociedade Bíblica do Brasil
BCF – Bíblia Católica de Figueiredo, www.bibliacatolica.com.br
NVI – Nova Versão Internacional, da Sociedade Bíblica Internacional