Agora no portal:

Nº 250 : “SEM MERECER”

Ministérios EFRATA – O Bem & o Mal, a Cada Dia
Domingo, 01 de Maio de 2016

         “Você sabe o que é graça, não é?… Graça é favor imerecido. Quando a graça é da parte de Deus, esse favor imerecido é impossível de ser retribuído!” Foi isto que eu ouvi, nesta semana, de alguém que colecionou mais uma prova da bondade de Deus. Deus havia acabado de proporcionar uma grande vitória, o cumprimento de uma longa expectativa; aliás, não apenas uma: três vitórias muito especiais sobre longas expectativas, no mesmo mês.

O sentimento era de graças recebidas, favores imerecidos. No mesmo mês, mais um membro na família, tendo tudo corrido bem, e duas aprovações em processos públicos dos quais tomou parte, que antes chegaram a parecer impossíveis. Sentimento forte de favores imerecidos…

Ao sul da Turkia, na Ásia, existe um vilarejo chamado Klistra, nos arredores da cidade de Gokyurt. Cerca de 15 anos após a morte e ressurreição de Jesus, chegou lá o apóstolo Paulo, acompanhado de Barnabé. Naqueles tempos, chamava-se Listra. Ao chegarem lá, por causa da cura de um homem, aleijado de nascença, viram vários do povo se inclinarem diante deles, dizendo: “Os deuses baixaram entre nós, em forma de homens”.

Mas os apóstolos reagiram rasgando suas vestes, em sinal de humilhação e simplicidade, procurando impedir-lhes de cultuá-los (atitude bem diferente de certos ‘gurus’ de hoje). Então, disseram:

– “Varões, por que fazeis isto? Nós também somos mortais, homens assim como vós, e vos pregamos que destas cousas vãs vos convertais ao Deus vivo, que fez o céu, a terra e o mar, e tudo o que há neles… E nunca se deixou por certo a Si mesmo sem testemunho, fazendo o bem lá do céu, e chuvas e tempos favoráveis para os frutos, enchendo os nossos corações de mantimento e de alegria” (Atos 14.14-16, BCF).

 

E não é? No meio de tantas incertezas, no meio de tantas previsões negativas, no meio de tantos vaticínios cinzentos, Deus nos tem alegrado com Sua boa mão. Ele ainda tem aprovisionado mantimento, vitórias e alegrias que podemos experimentar. Cada manifestação de Sua bondade é um ‘oásis’ de conforto no meio da dura jornada.

Os ouvintes de Paulo e Barnabé, na cidade de Listra, tiveram que considerar que seu desconhecimento do Deus vivo e verdadeiro não O impedira, por séculos, de derramar sobre eles os seus dotes de favorecimento. Tal como os ‘listrenses’, e tal como o autor das palavras que no topo reproduzi, somos compelidos a considerar: que fiz eu para merecer as graças que o Senhor tem derramado? Nada, de fato!

Mas, Deus é assim: “Deus não nos trata conforme os nossos pecados, e nem nos retribui conforme as nossas iniquidades” (Salmo 103. 10, NVI).  Deus é rico em misericórdia (Efésios 2.3). Ele é capaz de galardoar Seus filhos com dádivas e favores, mesmo sem que estes mereçam; e assim Ele faz!

Foi assim que o cristão da minha lembrança de hoje, anonimamente mencionado ao início, entendeu as benesses divinas experimentadas. Que vitórias! Que favores! Favores sem merecer! Só um faz como Deus faz: Ele mesmo, e mais ninguém! “Bendito  seja Deus, que não me rejeita a oração, nem aparta de mim a Sua graça!” (Salmo 66.20, ARA).

Robert [Bob] Cain (1939-2000) era um cantor de rock e do rhythm & blues; era, também, um exímio trompetista e, com voz e instrumento, embalava noites e danceterias. Mas, um dia, o seu encontro com Jesus mudou sua vida; mudou, também, sua canção e seu horizonte: “I have a new song to sing [eu tenho uma nova canção para cantar]”, compôs e expressou. Na mensagem musical  de hoje, ele toma emprestada uma composição, e faz dela um testemunho; quão bem se encaixa para desfecho da reflexão de hoje.

WHY ME, LORD? (1972)
POR QUE EU, SENHOR?
Kris Kristofferson (1936-…)

Why me Lord? what have I ever done
Por que eu, Senhor? O que eu tenho feito
To deserve even one of the pleasures I've known?
Para merecer sequer um dos privilégios que tenho  
Tell me, Lord, what did I ever do
Diz-me, Senhor, o que eu fiz
That was worth lovin' you
Que fosse digno de te amar
Or the kindness you've shown?
Ou a ternura que me tens mostrado?

Lord, help me, Jesus, I've wasted it so
Senhor, ajuda-me Jesus, tanto eu desperdicei
Help me Jesus, I know what I am
Ajuda-me Jesus, eu sei quem eu sou
Now that I know that I've needed you so
Agora que eu sei que tanto tenho de ti precisado
Help me, Jesus, my soul's in your hand!
Ajuda-me, Jesus, minh'alma está em tua mão!
Try me, Lord, if you think there's a way

Prova-me, Senhor, se o Senhor pensa que há um meio
I can try to repay all I've taken from you
Pelo qual eu possa tentar retribuir tudo que de Ti recebo
Maybe Lord I can show someone else
Talvez, Senhor, eu possa mostar a mais alguém
What I've been through myself
O que tem-se dado comigo, por mim mesmo,
On my way back to you!
Em meu caminho de volta para Ti!

AudioPlayer online (controle de volume à direita)

Bom Domingo, até a próxima!!… (Tg 4.15)
Ulisses

Notas das citações bíblicas:
ACF – Edição bíblica de Almeida, Corrigida e Revisada Fiel, da Sociedade Bíblica Trinitariana

ARA – Edição bíblica de Almeida, Revista e Atualizada, da Sociedade Bíblica do Brasil
ARC – Edição bíblica de Almeida, Revista e Corrigida, da Sociedade Bíblica do Brasil
BCF – Bíblia Católica de Figueiredo, www.bibliacatolica.com.br
NVI – Nova Versão Internacional, da Sociedade Bíblica Internacional