Agora no portal:

Nº 249 : “TRAGÉDIA A PRAZO”

Ministérios EFRATA – O Bem & o Mal, a Cada Dia
Domingo, 24 de Abril de 2016

“Ela fez três intervenções danosas na economia: retenção do preço da energia elétrica, retenção dos preços dos combustíveis e retenção da taxa de juros. Com isso, ela atingiu o máximo de aprovação popular quando estava no máximo dos erros; como a opinião pública não reflete erros ou acertos, senão interesses imediatos, construiu-se uma tragédia a prazo, com apoio da sociedade.” Quem disse isto, a respeito da presidente Dilma Rousseff, foi o ex-ministro Antonio Delfim Netto (1928-…).

Delfim, que foi ministro em diferentes governos da república, acabou por valer-se de um conceito curioso: “tragédia a prazo”. Não é comum; o comum é tragédia súbita e imprevisível. Vejam-se os exemplos, no mesmo dia, da ciclovia no Rio de Janeiro, do stand da construtora em São Paulo e do terremoto no Equador: eventos chocantes. Com o tom de autoridade com que fala, Delfim parece estar indicando que se tratava de uma tragédia previsível. A prazo e previsível – tipo peculiar de tragédia… Existe isso?

Tomo uma tragédia mencionada por Jesus para avaliação paralela: “Ou cuidais que aqueles dezoito sobre os quais desabou a torre de Siloé e os matou eram mais culpados que todos os outros habitantes de Jerusalém? Não eram, eu vo-lo afirmo; mas, se não vos arrependerdes, todos igualmente perecereis.” (Lucas 13. 4,5, ARA). Trata-se de um aviso importante (muito mais do que o do Delfim). Mostra que tragédias podem se abater sobre certos grupos de pessoas, mesmo sem ser mais pecadores do que os demais, delas livres. 

A seguir, Jesus profere uma importante e didática parábola: “Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha e, vindo procurar fruto nela, não achou. Pelo que disse ao viticultor: Há três anos venho procurar fruto nesta figueira e não acho; podes cortá-la; para que está ela ainda ocupando inutilmente a terra? Ele, porém, respondeu: Senhor, deixa-a ainda este ano, até que eu escave ao redor dela e lhe ponha estrume. Se vier a dar fruto, bem está; se não, mandarás cortá-la.” (versos 6 a 9).

Associando os dois trechos da advertência de Jesus, podemos concluir que, lá em cima, está aquEle que observa tudo e todos; que efetua sua observação em busca de frutos genuínos, que estende seu prazo de observação mesmo quando se prolonga o tempo sem  frutos, e que admoesta: se não vos arrependerdes, todos igualmente perecereis. Ou, doutro ângulo: talvez Ele tolere apenas mais “um ano” a ausência de frutos. Ei, que tal você pensar nisto agora?

Não quero parecer fatalista, pregoeiro da tragédia. Mas, não há dúvida de que Jesus também fala de tragédia a prazo, caso cada um de nós não preencha a expectativa divina para a vida pessoal, caso não lhe apresentemos a vida, rendida e submissa, em oferenda de frutos dignos de arrependimento e devoção. Às vezes, é preciso uma chacoalhada. Por analogia, é como disse o primeiro-ministro britânico na cúpula da ONU sobre meio-ambiente: “Precisamos ser mais eficientes em transformar discursos em ações práticas”

Também na análise que faço, isto é válido. Dizer “Senhor, Senhor” não garante boa nota na Sua avaliação. Declarar quanto o amamos, quanto dEle dependemos, quanto queremos atende-lO e servi-lO, sem transformar em prática o discurso, é risco de tragédia a prazo.  Precisamos ser mais eficientes nisto. Na figura da parábola, quem sabe Ele está, por “três anos” procurando frutos, em vão?… A mensagem de Jesus reclama arrependimento sincero, genuíno, e reclama frutos verdadeiros, decorrentes de uma fé saudável.  Que tal busca-lO, com tal atitude, agora mesmo?

A canção de hoje bem que pode ser a minha e a sua oração. Ouça, com nosso Player Online…

ACCORDING TO THY LOVING KINDNESS, FATHER (1953)
Conforme a Tua Infinita Graça
Robert Carlton Savage (1914-1987)

AudioPlayer online (controle de volume à direita)

Até à próxima, se Deus quiser (Tg 4.15)
Ulisses

NOTAS (versões bíblicas):
ACF – Almeida Corrigida e Revisada Fiel, Soc. Bíblica Trinitariana
ARA – Almeida Revista e Atualizada, Soc. Bíblica do Brasil
ARC – Almeida Revisada e Corrigida, Soc. Bíblica do Brasil
BCF – Versão Católica do Pe. Antonio de Figueiredo
NVI – Nova Versão Internacional, Soc. Bíblica Internacional.