Agora no portal:

Nº 243 : “MENE, MENE, TEKEL, UPHARSIM”

O BEM & O MAL, A CADA DIA – Nº 243
Domingo, 06 de Março de 2016

 

    Júlio Rasec, pseudônimo de Julio César Barbosa (nascido em Guarulhos em 1968, e falecido na Serra da Cantareira em 1996), era tecladista do grupo “Mamonas Assassinas”. Junto com todo o grupo, morreu no desastre aéreo de 02 de março de 1996, em que o jatinho do grupo se chocou em solo naquela noite. No dia do último show, antes do acidente, gravou um vídeo amador, no salão de cabeleireiro, no qual revelou:
– Nesta noite eu sonhei com um negócio assim, parecia que o avião tinha caído, não sei…

    Júlio fazia menção da expectativa da primeira viagem internacional da banda, planejada para Portugal, que teria início no dia seguinte. Cerca de doze horas depois, entretanto, junto com todos os demais integrantes da banda, o avião de fato caiu – o jatinho Learjet que os transportava, vindo de Brasília. A mãe do nome principal da banda é evangélica, residente em Guarulhos. Segundo ela, Deus achou que eles eram bons, e chamou a todos de uma vez para Si.

    Há diferentes explicações para sonhos, visões e premonições inesperados, que depois parecem se cumprir na realidade da vida. Pode-se falar também de sonhos e visões que tinham um inequívoco caráter revelacional: quem os recebia (ou quem os interpretava) sabia que estava traduzindo uma realidade futura, comunicada por Deus. A Bíblia confina casos assim. José interpretou sonhos no Egito; os magos que visitaram Jesus recém-nascido foram advertidos em sonho; José, esposo de Maria, também foi advertido em sonho por Deus.

    Daniel, o profeta de Deus, nos oferece outro caso. Ele estava no reino babilônico de Belsazar. Já havia interpretado sonhos de Nabucodonozor, ancestral de Belsazar, dotado da sabedoria do Espírito divino. E, agora, estava com a incumbência de interpretar nova ocorrência: na festa de Belsazar (Daniel, capítulo 5), em que este zombava de Deus, ostentando sua peculiar soberba, aparece uma mão humana escrevendo na parede: MENE, MENE, TEKEL, UPHARSIM. Que língua, que mistério isto encerrava? Daniel proporcionou, com advertências, o significado:
"E este é o significado dessas palavras: 
Mene: Deus contou os dias do teu reinado e determinou o seu fim.

Tequel: Foste pesado na balança e achado em falta.
Peres: Teu reino foi dividido e entregue aos medos e persas"
(Daniel 5.26-28 –  NVI).
Que alarmante e desastrosa previsão! Sem mais demora, Belsazar tombou, morto, sob a invasão de Dario, o medo.

    Já pensou se Deus mandasse uma ‘premonição’ parecida a você, hoje? Uma mensagem, um sonho, alertando: Teus dias estão contados, chegaram ao fim. Você foi pesado na balança de Deus, mas foi achado em falta. Tudo o que você fez e construiu, até hoje, vai agora para mãos alheias… Que tal? Nada bom, não é mesmo?

    A Bíblia diz que há obras nobres, que permanecem, semelhantes a edificações de ouro, prata e pedras preciosas e obras inúteis, vaidosas, vãs, que se pulverizam, semelhantes a edificações de madeira, feno e palha (I Coríntios 3.12). Que tal você tomar jeito, e passar a seguir o ‘sagrado manual de construções de vida’ – a Bíblia Sagrada, para não correr esse risco? Ouça bem: “O mundo passa, e também a sua concupiscência; mas o que faz a vontade de Deus permanece eternamente” (I João 2.17, BCF). Não espere por premonições, não espere por sonhos, não espere por visões. Da maneira própria de Deus, as advertências já estão escritas. Tudo o que Deus tinha a dizer, já disse, na Escritura Sagrada. Ela é inteiramente suficiente: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra” (II Timóteo 3.16,17, NVI).

    Mas, eu acho que sei o  que você deve estar pensando: Isso não é comigo – eu já tenho uma Bíblia. Então, eu te digo: Acorda do seu sonho inútil e enganoso – não estou falando de TER, estou falando de LER, OBSERVAR e ATENDER! Antes que, mesmo de maneira diferente, te apareça uma mão escrevendo na parede!…

A mensagem musical de hoje pode ser ouvida, também, em versão de língua portuguesa, se você quiser, na mensagem 217 – Paixão. A compositora é nora de Jack Wyrtzen (1913-1996), o fundador de Palavra da Vida (Word of Life International), esposa de Ron e cunhada de Don Wyrtzen. Como toda a família Wyrtzen, recebeu a fortíssima influência de uma vida apaixonada pelo evangelho, como foi Jack. Abaixo da transcrição da letra (traduzida), nosso  AudioPlayer Online…

TO BE WHAT YOU WANT ME TO BE, DEAR LORD (2003)
PARA SER O QUE QUERES QUE EU SEJA, QUERIDO SENHOR
Christine Wyrtzen (1954-…)

To be what you want me to be, dear Lord
Para ser o que queres que eu seja, querido Senhor
I'll live for eternity
Viverei pela eternidade
To be more like your Son, dear Lord
Para ser mais como Teu Filho, querido Senhor
I've only just begun
Eu apenas tenho começado
To be what you want me to be, dear Lord
Para ser o que queres que eu seja, querido Senhor
I'll live for eternity
Viverei pela eternidade
To be more like your Son, dear Lord
Para ser mais como Teu Filho, querido Senhor
Until the race is won…
Até que a jornada seja vencida…

Have your own way, Lord, have your own way
Faça-se a Tua vontade, Senhor, faça-se…
You are the potter, I am the clay
Tu és o oleiro, eu sou o barro
Mold me and make me after your will
Molda-me e faze-me conforme Tua vontade
While I am waiting, yielded and still.
Enquanto espero, rendido e submisso.

To be what you want me to be, dear Lord
Para ser o que queres que eu seja, querido Senhor
I'll live so the world can see
Viverei de modo que o mundo possa ver
The image of your Son, dear Lord
Unite our hearts as one
Una nossos corações, com um só
To be what you want me to be, dear Lord
Para ser o que queres que eu seja, querido Senhor
I'll live for eternity
Viverei pela eternidade
To be more like your Son, dear Lord
Para ser mais como Teu Filho, querido Senhor
Until the race is won…
Até que a jornada seja vencida…

Lord, have your own way!
Senhor, faça-se a Tua vontade!

AUDIO PLAYER ONLINE (Controle de Volume à direita)

Até à próxima… (Tg 4.15)
Ulisses
 

NOTAS (versões bíblicas):
ACF – Almeida Corrigida e Revisada Fiel
ARA – Almeida Revista e Atualizada
ARC – Almeida Revista e Corrigida
BCF – Verão do Padre Antonio de Figueiredo
NVI – Nova Versão Internacional