Agora no portal:

N° 239 : “APOSTASIA”

Ministérios EFRATA – O Bem & o Mal, a Cada Dia
Domingo, 31 de Janeiro de 2016
 
 
Nos últimos dias, o mundo se estarreceu com uma notícia vinda da Síria. Em frente ao prédio onde antes funcionava o Correio da cidade de Raqqa, um jovem jihadista de 20 anos, chamado Ali Saqr Al-Qasem, executou com um tiro de fuzil na cabeça a própria mãe. Leena Al-Qasem foi até Raqqa, onde residia até o levante do Estado Islâmico, e onde e funcionária do Correio. Procurou pelo filho para demove-lo de continuar junto ao ISIS (Islamic State of Iraq and Syria), com o argumento de que o califado está prestes a sofrer um massacre. 

 

Ali, seu filho, que, segundo informações que a imprensa obteve, era tido como delinquente e consumidor de drogas, denunciou sua mãe junto aos seus superiores. Como resultado, eles exigiram do rapaz uma prova de fidelidade ao afã jihadista: deveria executar a própria mãe em ato público. E assim se deu: Leena recebeu, em troca da investida de tentar arrancar o filho daquela vida, um tiro na cabeça, vindo do gatilho do filho. Centenas, ou perto de dois milhares de pessoas presenciaram o ato. Qual foi o veredicto de condenação de Leena? Apostasia! Ela foi condenada pelo “crime” de abandono da fé islâmica, e pelo “crime” de tentar carregar um militante na sua apostasia. Depois da execução, Ali Saqr Al-Qasem posa em foto publicada em redes sociais: barba estilo salafista, bigode rapado, braço esquerdo aferrado ao seu fuzil, indicador direito apontando para o céu, em atitude de invocação de sua fé. 

“Apostasia” é uma palavra de etimologia grega: apo + stasis, que significa estar (permanecer, abandonar) longe de um compromisso prévio. Em matéria de fé, representa seu abandono. Ontem mesmo conversei com duas pessoas, em momentos e lugares distintos, que reconheceram estar, lamentavelmente, em condição de apostasia, quanto à fé cristã. E a Escritura Sagrada tanto prevê quanto adverte contra a apostasia. No Antigo Testamento, sucessivos períodos de apostasia do povo de Deus. É triste a constatação: Porque o meu povo é inclinado a desviar-se de mim; ainda que chamam ao Altíssimo, nenhum deles o exalta (Oséas 11.7 – ARC). Quando chega o fim do período vétero-testamentário, depois de tantas advertências dos profetas, não se percebe mudança no cenário: Desde os dias de vossos pais vos desviastes dos meus estatutos, e não os guardastes” (Malaquias 3.7 – ACF). 

No Novo Testamento, Jesus dá indicação clara de duas causas freqüentes da apostasia; a primeira, a da superficialidade quanto ao conhecimento e à prática da Palavra de Deus: “O que recebe a semente no pedregulho, este é o que ouve a Palavra, e logo a recebe com gosto; porém, ele não te raiz, antes é de pouca duração, e quando lhe sobrevêm tribulação e perseguição por amor da palavra, logo se escandaliza” (Mateus 13. 20,21 – BCF); outra, a da fascinação dos atrativos deste mundo: “E o que recebe a semente entre espinhos, este é o que ouve a Palavra, porém, os cuidados deste mundo e o engano das riquezas sufocam a Palavra, e fica infrutífera” (Mateus 13. 22 – BCF). E o apóstolo adverte severamente, no tocante ao tempo em que estamos vivendo: Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios” (I Timóteo 4.1 – ARA). 

Como Deus trata a apostasia? Bem, sabemos que Deus é amor, e que a mensagem do evangelho que enaltece o caráter amoroso de Deus  é doce, suave e agradável. Mas, não se pode duvidar da justa severidade de Deus. Se você anda encantado com as facilidades e os apelos, bem como as realizações e os ganhos, que parecem fazer deste mundo um lugar tão bom, tão atraente, vaidosamente aprisionado aos seus encantos, muito cuidado! Se você é daqueles que, de tão superficiais no conhecimento (teórico e prático) da Palavra de Deus, raso no decifrar os Seus propósitos para a existência, muito cuidado. Esses sintomas são os primeiros sinais da apostasia. Sabe o que Deus tem a dizer?  Três coisas sérias: 

1)    “Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, Ele corta!” (João 15.2 – ARA).
2)   “Eis a razão por que há entre vós muitos fracos e doentes e não poucos que dormem. Porque, se nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados. Mas, quando julgados, somos disciplinados pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo” (I Cor 11.30-32 – ARA).
3)   Assim, porque você é morno, nem frio nem quente, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca” (Apocalipse 3:16 – NVI).

Cair nas graças do amor de Deus é excelente coisa; entretanto, “horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo” (Hebreus 10.31 – ARA). É pior do que cair na condenação do ISIS, por apostasia. Portanto, se você é cristão, ou quer ser cristão, não brinque com Deus! “Não queirais errar; de Deus não se zomba” (Gálatas 6.7 – BCF). 

Nosso hino de hoje é cantado na voz dos Arautos do Rei, em antiga gravação (1963) convertida, disponível em nosso Áudio Player online.

COMO ESTÁS COM TEU DEUS
HOW ARE YOU (1929)
Virgil Oliver Stamps (1892-1940)

AudioPlayer online (controle de volume à direita)
 

Bom Domingo, boa semana,
Ulisses  

 Notas das citações bíblicas: 
ACF – Edição bíblica de Almeida, Corrigida e Revisada Fiel, da Sociedade Bíblica Trinitariana
ARA – Edição bíblica de Almeida, Revista e Atualizada, da Sociedade Bíblica do Brasil
ARC – Edição bíblica de Almeida, Revista e Corrigida, da Sociedade Bíblica do Brasil
BCF – Bíblia Católica de Figueiredo, www.bibliacatolica.com.br
NVI – Nova Versão Internacional, da Sociedade Bíblica Internacional