Agora no portal:

N° 208: “NOITES LONGAS”

Ministérios EFRATA – O Bem & o Mal, a Cada Dia
Domingo, 14 de Junho de 2015

 Quero começar estas linhas dizendo onde eu estou, quando as escrevo: estou num ambiente chamado UDC – Unidade de Decisão Clínica, contígua à emergência do hospital da Unimed. Já passei pela avenida do Contorno, em frente a este hospital, várias vezes; entretanto, só hoje me dou conta de que há pelo menos dois estabelecimentos comerciais de serviços funerários, praticamente em frente…  Qual foi a minha imaginação? Alguém, tempos atrás, deve ter pensado quão oportuno (e, talvez, lucrativo) ter um estabelecimento deste gênero bem na porta de um hospital. Aliás, consigo lembrar-me de vários outros casos idênticos, em outros bairros, ou mesmo cidades.

Cá dentro, um “quase caos”: de um lado, tendo passado pela emergência, alguém que foi assaltado e agredido dentro de sua própria casa, com várias lesões corporais; do outro lado, alguém que estava sob monitoramento intensivo, devido a um ataque cardíaco; perto, uma idosa senhora com quadro de pneumonia e enfisema pulmonar; mais adiante, um senhor aos gritos, em nítido estado de confusão mental… Passou-se a primeira noite, noite ‘em claro’… Fiquei imaginando como deveria ser estar debaixo desta rotina, diariamente. Quase ao amanhecer o dia, depois de alternância das equipes, a acompanhante da idosa senhora comentou comigo: “Aqui as noites são longas!”

Será que alguém, alguém que se dá ao trabalho de ler estas linhas, ignora o sentido da frase da minha ‘vizinha’? Os poetas enumeram, em seus versos, várias razões para noites longas. Fernando Pessoa fala de carência e de solidão; Vinícius fala da desilusão curtida; Pina fala de insônia; Quintana fala de medo, fobias; Drummond lembra as frustrações (e a minha vizinha de espaço hospitalar falava de ânsia pelo dia, face o quadro presenciado e acompanhado)… Agora, eu, que não sou poeta, que direi? Esta pergunta, ensaio de ensaio de retórica – jamais eu negaria – carrega junto uma segunda intenção: estou praticamente a adivinhar que alguém por aí vai imaginar meu epílogo triunfal, ufanista: “um cristão, um verdadeiro cristão, não passa por longas noites… nem por carência ou solidão, nem por medo ou escuridão, nem por fobia ou frustração!” Afinal (tento eu ainda imaginar o imaginado), não é mesmo na Bíblia que encontramos a consoladora afirmação – “Apenas me deito, logo adormeço em paz, porque a segurança de meu repouso vem de vós só, Senhor” (Salmo 4.8, BCF).

Qual o que! Enganou-se redondamente… Conheço muitos bons cristãos que já passaram por não poucas noites de insônia, noites longas; afinal, estamos todos no mesmo barco, somos todos de carne e osso, passamos todos por idênticas circunstâncias. Todas aquelas razões de que falam os poetas, certamente traduzindo experiências próprias, são também pertinentes à vida de qualquer pessoa, mesmo temente a Deus. Estou certo de que até quem já tenha usado o verso bíblico acima, fosse para encorajar, fosse para desafiar, fosse para estimular (como eu já usei), também já teve suas noites ‘mais longas’, com sensação de intermináveis. E posso dizer que até os heróis da fé bíblica também as enfrentaram. Aliás, sendo mais contundente, mesmo Jesus, quando estava para enfrentar a cruz…

De modo algum estas constatações invalidam o que diz o salmista, que também era poeta. O contraste que ele pretendeu estabelecer foi que, passadas as situações específicas, que causam perda de sono por causa da agonia de alma, ele, tendo seu coração firmado no Senhor, alimentado pela esperança que Ele planta e proporciona, poderia, outra vez, experimentar o sono pronto e reparador. E, mesmo que o sono reparador não viesse de pronto, a presença do Deus que traz o repousar seguro, e que não se afasta dos que o temem, lhe era garantia incomutável. O salmista que aqui disse isto é o mesmo que disse acerca do homem que teme ao Senhor: “Não temerá más notícias; seu coração está firme, confiante no Senhor; o seu coração está seguro e nada temerá.” (Salmo 112. 7,8, NVI).  

Noites longas, longas noites… Quanta coisa, ainda, a aprender com Deus!… Quanta coisa, ainda, a aprender de Deus!… Quanta coisa, ainda a usufruir em Deus, até que o tempo em que há noites acabe, e venha o tempo (tempo SEM tempo) em que não haverá mais noites, nem curtas nem longas!… Será quando o dia que há de raiar já com luz de meio-dia, e que jamais vai avançar do meio-dia da mais plena luz, chegar…  Oh, que dia será, glorioso será. Enquanto não chega, uma certeza: seja de dia, seja de noite, noite  ‘curta’, ou noite “longa’, não ando só! Quer ‘ouvir’ uma das Suas promessas? “Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel” (Isaias 41.10, ARA).

Te deixo, ao final, com a palavra de outro poeta. Aos 65 de idade, depois de haver composto centenas de hinos, ele retrata este tipo de preocupação em sua poesia.

I Never Walk Alone (1952)
NÃO ANDO SÓ
Alfred Henry Ackley (1887-1960)

1. Não ando só, pois Cristo me acompanha 
   Por toda a parte, aonde quer que eu for; 
   Meu coração se alegra em Sua graça,
   E quantos queiram, fruem Seu amor.

CORO: Não ando só, Jesus ao lado tenho, 
      E nEle achei Amigo sem igual.
      De tal Amigo apoio e guia obtenho; 
      Não ando só, pois Ele me é real.

2. Não ando só, em meio à tempestade; 
   Mesmo que o vento esteja a me açoitar, 
   Seguro vou pois Cristo está comigo,
   E os braços Seus estão a me rodear.

3. Não ando só, se as tentações me assaltam, 
   Comigo está Jesus a me guiar,
   E quando enfim eu for ao lar eterno, 
   Ainda ali com Ele eu hei de andar.

AudioPlayer online (controle de volume à direita)

Abraço, bom Domingo, e uma boa semana
Ulisses

Notas das citações bíblicas:
ACF – Edição bíblica de Almeida, Corrigida e Revisada Fiel, da Sociedade Bíblica Trinitariana
ARA – Edição bíblica de Almeida, Revista e Atualizada, da Sociedade Bíblica do Brasil
ARC – Edição bíblica de Almeida, Revista e Corrigida, da Sociedade Bíblica do Brasil
BCF – Bíblia Católica de Figueiredo, www.bibliacatolica.com.br
NVI – Nova Versão Internacional, da Sociedade Bíblica Internacional

Leave a Reply