Agora no portal:

N° 178 : “AUTO-AJUDA’ x ‘ALTO-AJUDA”

Ministérios EFRATA – O Bem & o Mal, a Cada Dia
Domingo, 16 de Novembro de 2014

O Brasil já teve escritores famosos. Machado de Assis, José de Alencar, Guimarães Rosa, Aluísio Azevedo, Euclides da Cunha, Graciliano Ramos, sem contar poetas como Olavo Bilac, Castro Alves, Tomás Antonio Gonzaga, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Manuel Bandeira, Casimiro de Abreu. Aliás, são tantos que já se torna injustiça relacionar uns e olvidar outros. Entretanto, nos últimos tempos, faz fama interna e externa outro tipo de literatura; e esse estilo também deu fama a seus escritores: o estilo “auto-ajuda”. Lair Ribeiro, Roberto Shinyashiki e Paulo Coelho têm seus nomes mundialmente projetados com tal literatura. Os dois primeiros são médicos – cardiologista e psiquiatra, em sua ordem; o último, veio do mundo artístico, e foi parceiro de composição de Raul Seixas; é o autor, em língua portuguesa, mais vendido e mais disseminado no mundo. 

Auto-ajuda se tornou um estilo literário muito procurado, porque se remete ao que pessoas consideram que precisam (e querem) ler. Um eminente professor universitário, expoente da crítica literária, se referiu assim: Auto-ajuda – o leitor gosta porque escuta o eco da sua própria voz, a voz do senso comum e da moral vigente. Leitores com baixa estima buscam auto-ajuda; leitores angustiados buscam auto-ajuda; leitores inseguros sobre o futuro buscam auto-ajuda. A frase de uma leitora dos autores de auto-ajuda ajuda a sintetizar o efeito que os aficionados tanto apreciam: com eles, sinto-me renovada a cada dia! 

Bem! Já vou parando de fazer o que a alguns possa parecer propaganda da “auto-ajuda”, e passar a fazer propaganda de um outro estilo, aparentemente concorrente – “Alto-ajuda”! Parecido, mas só no neologismo que estou usando para designá-lo. É muito mais útil, porque é da autoria de quem, mais do que um hábil cardiologista, conhece perfeitamente o coração humano – Ele o fez! E Ele o perscruta com um conhecimento maior do que o nosso, o dos ‘donos’ do coração (ou do que qualquer instrumento de última geração). É muito mais útil, também, porque parte de quem, mais do que um renomado e distinto psiquiatra, conhece, como ninguém, a alma, a mente, a psyque humana – foi também Ele quem moldou, em cada um, esta seção da individualidade. E Ele a perscruta com uma precisão incomparavelmente maior que a de qualquer psiquiatra, ou a de nós próprios, ‘auto-conhecedores’. 

Tem um detalhe distintivo… É mais efetivo, porque não fica tentando conciliar o inconciliável – o que as pessoas querem ler com o que precisam ler… Invariavelmente, não queremos ler o que mais precisamos, principalmente se for a respeito de nós mesmos. Entre outras características mais que poderíamos citar, para demonstrar a potência dessa literatura, ainda diríamos que é, além de melhor, a única que pode proporcionar segurança indiscutível quanto às inseguranças naturais do futuro. Estou falando de ‘Alto-ajuda’, ou ‘ajuda do Alto’. 

Estou apontando para cima, para Deus, autor da vida, doador da vida, mantenedor da vida, magistrado da vida, resgatador da vida. Estou falando do Seu livro – a Palavra de Deus, a Bíblia. Incomparavelmente melhor que qualquer obra de “auto-ajuda”, porque é ‘ajuda do Alto’! E ainda quero acrescentar três dados: no preço, é possível obter um exemplar de ‘Alto-ajuda’ de modo mais econômico do que o que se paga, em média, pelos títulos mais famosos dos afamados escritores de auto-ajuda. No conteúdo, a riqueza da Bíblia supera, numa distância que se perde de vista, o teor de todos os livros de auto-ajuda, somados. Nos efeitos, aí é que a comparação vira – com licença da força de expressão – covardia. Junte todos os livros de mera auto-ajuda já disponíveis, e junte-os em todos os idiomas já disponíveis; eles não conseguirão impulsionar, um centímetro sequer, uma única alma, a livrar-se do rumo fatídico do inferno e alcançar a bem-aventurança eterna do céu. Mas a Bíblia, como ‘Alto-ajuda’, com seu testemunho – a velha história referente a Jesus Cristo, o Salvador – já livrou incontáveis almas do inferno, remetendo-as ao Alto. E é capaz de realizar essa ‘proeza’ ainda hoje. 

Até os judeus que andaram perseguindo o Filho de Deus sabiam: Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim (João 5.39, ARA)Contudo, esses mesmos judeus resistiam em identificar as palavras de vida eterna com o doador da vida eterna: E vós não quereis vir a mim, para que tenhais vida… (João 5.40, BCF). Mas, mesmo um anjo divino, quando socorreu apóstolos, disse: Dirijam-se ao templo, e relatem ao povo toda a mensagem desta Vida (Atos 5.20, NVI). E quanto ao que está cansado, ou que está oprimido, ou angustiado, ou com baixa estima, ou inseguro quanto ao presente, ou inseguro quanto ao futuro? O Autor, mantenedor e redentor da vida ainda afirma: Assim como o Pai, que vive, me enviou, e igualmente eu vivo pelo Pai, também quem de mim se alimenta por mim viverá… As palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida (João 6.57,63, ARA).   

Auto-ajuda? Só se você preferir placebo ou paliativo. ‘Alto-ajuda’, a ajuda do Alto, de Deus, de Jesus Cristo, da Sua Palavra Santa –  esta sim, resolve problemas, garante vida, encaminha para o Alto, prá todos os benéficos efeitos eternos!   

A mensagem musical de hoje é acalentadora. Lembra palavras do Mestre, quando estava para se despedir, temporariamente. A interpretação suave é de Heritage Singers. Ouça, com nosso AudioPlayer Online,  logo abaixo da letra… 

 

MAY GOD BE WITH YOU (1928)

Esteja Deus Contigo
Rex Arthur Maupin (1896-1966) & Myron Mike Oury (1893-1966)
 
May God be with you, until we meet again
Esteja Deus contigo, até que de novo nos encontremos
May God be with you and keep you safe till then
Esteja Deus contigo e te guarde até lá
And may His blessings be in your heart
E que Suas bênçãos estejam no teu coração
May God be with you, while we’re apart
Esteja Deus contigo, enquanto estivermos separados.

May God be with you and watch you from above
Esteja Deus contigo, assistindo-te de lá de cima 
May God protect you with everlasting Love
Que Deus te proteja com Amor duradouro
And with the dawning of each new day
E, que ao crepúsculo de cada dia 
May God be with you to guide your way!
Esteja Deus contigo para guiar teu caminho!
May God be with you, may God be with you every day!
Esteja Deus contigo, esteja Deus contigo cada dia!

 

AudioPlayer online (Controle de volume à direita)

 

Boa semana, até próximo Domingo, se Deus quiser (Tg 4.15) !

Ulisses

NOTAS (versões bíblicas):
ACF – Almeida Corrigida e Revisada Fiel, Soc. Bíblica Trinitariana
ARA – Almeida Revista e Atualizada, Soc. Bíblica do Brasil
ARC – Almeida Revisada e Corrigida, Soc. Bíblica do Brasil
BCF – Versão Católica do Pe. Antonio de Figueiredo
NVI – Nova Versão Internacional, Soc. Bíblica Internacional