Agora no portal:

N° 173 : “HERANÇA APRAZÍVEL”

Ministérios EFRATA – O Bem & o Mal, a Cada Dia
Domingo, 12 de Outubro de 2014

 

“Desista: vocês perderam esta herança, porque deixaram passar muito tempo”. Foi assim que uma conhecida minha recebeu a resposta à consulta, feita a um advogado, para o seu caso específico. Deixe-me contar a história desde o começo…

São duas irmãs, uma solteira e outra divorciada. Ambas estão já a adentrar a terceira idade, e a primeira tem traços de personalidade que a classificam no grupo chamado “especial”. A mãe delas faleceu há alguns anos. Recentemente, revirando algumas de suas coisas, guardadas por longo tempo, descobriram que sua mãe havia adquirido um terreno em município adjacente a Belo Horizonte; só que não havia contado para as filhas. Adquiriu, mas não consumou o registro. Feita a investigação da descoberta, viram que era fato. Hoje, o terreno vale uma enorme quantia. Mas, está ocupado por terceiros. Seria uma herança e tanto! O advogado consultado lhes mitigou a esperança de tomar posse da herança – “já se passou tanto tempo, e a propriedade não foi regularizada a tempo… Vai ser difícil tirar de lá os esbulhadores”. Já imaginou o gosto amargo na boca das duas irmãs? Um potencial direito, bem na mão por vários anos, e o descuido, a leniência agora lhes impede de tomar posse da herança.

Conclamo sua atenção, agora, para o que diz o salmista Davi: O SENHOR é a porção da minha herança e do meu cálice; tu sustentas a minha sorte. As linhas caem-me em lugares deliciosos: sim, coube-me uma formosa herança. (Salmo 16.5,6, ACRF). Veja quantas figuras atraentes: porção da minha herança, meu cálice, minha sorte, formosa herança. São figuras a mostrar quão precioso é desfrutar de Deus, de tomar parte em Seu reino, em Sua comunhão, em Sua Palavra, em Sua esperança. É um salmo de Davi, o rei de Israel; entretanto, é certíssimo que não fala, ele, de terras espoliadas de seus inimigos, nem de parte da possessão da tribo de Judá, à qual pertencia. Davi fala da herança eterna, dos lugares celestiais, do paradisíaco tabernáculo eterno onde habita o Cordeiro de Deus, e onde com ele habitarão os Seus remidos. Não há melhor herança. É tida como “herança formosa”. Um poeta de língua inglesa tomou emprestada a expressão deste salmo para falar daqueles “pleasant places”… Os lugares de prazer, os lugares de delícias, indizíveis até…

O mesmo salmista se referiu a tal cenário, quando compôs o mais conhecido salmo bíblico: O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará. Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome. Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam. Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda. Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR para todo o sempre. (Salmo 23, ARA). Trata-se de uma esperança futura, ardente e candente, que nutre a esperança necessária para o dia-a-dia, aqui… Faz da vida, aqui e agora, uma espécie de preliminar daquela, resguardadas as proporções de cada caso.

Há um detalhe, importante, diga-se de passagem: a herança de que fala Davi não corre o risco de ser perdida, como no caso daquelas duas desavisadas herdeiras. O risco é de outra natureza, e pode ser expresso em termos de duas situações opostas: ou se alcança, ou não se alcança. Quem alcançar, não perderá! Quem não alcançar, é porque já está perdendo, hoje, aqui, agora. Jesus mesmo disse: Não se perturbe o vosso coração. Credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Não fora assim, e eu vos teria dito; pois vou preparar-vos um lugar (João 14:1-2, BCF). Então, é assim? Uma herança que pode ser destinada a muito mais gente do que até hoje já tem sido? Sim, é a verdade! Mas é também verdade que, naquele dia, tendo passado a oportunidade de garantir a posse dela, o gosto amargo esteja na boca de muitos. Que desperdício!

O salmista faz uma declaração ímpar… Deus é a porção da minha herança! E que herança! Lugar onde as divisas e os limites só exibem lugares aprazíveis… Herança formosa! Que tal essa herança para você mesmo? 

Ao final desta breve reflexão, valho-me, novamente, de um dos compositores pelos quais tenho enorme apreço. Quantas peças de destaque: Maior Amor, Breve Ele Volta, O Maior Milagre, O Rei dos Reis… Mais de um milhar de belíssimas e harmoniosas composições. Aviador na Segunda Guerra Mundial, resolveu ele dedicar-se ao Seu Mestre, depois que voltou à América do Norte. Algumas de suas ‘inspirações’ para a poesia musical vinham das lembranças visuais, ao bordo de um avião, contemplando, nas alturas, as belezas da terra… O hino de hoje decorre da comparação: ainda que todas as possessões do mundo fossem sua herança, nada valeriam, em troca da herança dos remidos com Deus. Vai, a seguir, com tradução e áudio mediante nosso Audio Player Online.

 

IN PLEASANT PLACES (1974)

EM LUGARES APRAZÍVEIS
John Willard Peterson (1921-2006)
                                    
Sweet it is to follow the Savior, 
Doce é seguir o Salvador
Sweet to have Him close by my side; 
Doce é tê-lo bem perto, ao meu lado 
Carefully the pathway He chooses, 
Ele escolhe cuidadosamente o caminho
He is such a wonderful guide! 
Ele, tão maravilhoso guia que é!
                                                                                  
In pleasant places Jesus leads me, 

Em lugares aprazíveis Jesus me guia
Like a shepherd so gentle and kind;
Como um pastor, tão terno e gentil; 
In pleasant places by still waters, 
Em lugares aprazíveis pelas águas tranqüilas,
O what pleasure and blessing I find. 
Oh! Que prazer e bênção eu encontro.
                                                                                     

Now, my life indeed is worth living,

Hoje, minha vida vale a pena, de fato, ser vivida, 
Christ has made the diff'rence for me; 
Cristo faz a diferença para mim; 
There's a joy, a glory, a wonder,
Há um gozo, uma glória, um deslumbramento, 
Ev'ry day His goodness I see. 
Cada dia contemplo Sua bondade.

                                       

Some day He will take me to heaven, 

Um dia Ele me levará para o céu,
Safely I'll be led by His hand; 
Seguro, serei conduzido por Sua mão; 
Pleasant are the places awaiting 
Aprazíveis são os lugares que me aguardam
There within that beautiful land! 
Lá, adentrando aquela bela pátria!


AudioPlayer online (controle de volume à direita)

Abraços, até à próxima
Ulisses

Notas das citações bíblicas:
ARA – Edição bíblica de Almeida, Revista e Atualizada, da Sociedade Bíblica do Brasil
ARC – Edição bíblica de Almeida, Revista e Corrigida, da Sociedade Bíblica do Brasil
ACRF – Edição bíblica de Almeida, Corrigida e Revisada Fiel, da Sociedade Bíblica Trinitariana
BCF – Bíblia Católica de Figueiredo, w w w . bibliacatolica . com . br
NVI – Nova Versão Internacional, da Sociedade Bíblica Internacional'