Agora no portal:

N° 140 : “PAZ?… QUE PAZ?”

Ministérios EFRATA – O Bem & o Mal, a Cada Dia
Domingo, 02 de Fevereiro de 2014

Em qualquer situação de provas, não se deve perguntar a Deus ‘por que’, mas ‘para que’…”. Foi assim que a dona Laudelina falou com sua filha, Laudezir, na ocasião em que esta perdeu o esposo num acidente de moto. Silas tinha levado o filho mais velho, Simon, à escola, e seguia depois para o médico. A imprudência de um motorista o jogou no chão, a ponto de ser atingido em cheio pelo ônibus que vinha atrás. Isto se deu em 25 de março de 2009, em Belo Horizonte. Bem! Dona Laudelina tinha lá suas razões para assim falar à filha, no meio de tal sofrimento. Prá ser franco, talvez não sejam muitas as pessoas que tenham tanta propriedade de falar a outrem (mesmo a própria filha) essa já conhecida sentença. Silas deixou Lau e três filhos: Simon (então com 17), Mylena (então com 13) e Joshua (então com 11). Também toda a família de Silas, da casa de dona Maria Hilária, foram abalados com o duro acontecimento. Se Lau, se seus filhos, se dona Maria Hilária e sua família, não tivessem o conhecimento e a comunhão com Deus que têm, a história deles não seria como tem sido (leia um registro mais amplo em http://efrata.cmeinformatica.com/mod/page/view.php?id=88).

Silas teve sua alma recolhida aos tabernáculos celestes, onde aguarda a ressurreição final, para o gozo da Vida Eterna na morada celestial. Naquele dia, certamente que todos os seus vão se reunir a ele, assim também muitos de nós, para o mesmo gozo eterno. Seu corpo foi entregue à terra. Naquele dia de março de 2009, entre os muitos hinos cantados no culto que louvou a Deus por sua vida, cantou-se “Se Paz a Mais Doce” (“Sou Feliz”). Aquela mensagem cantada está na lembrança particular de toda a família, que também tentou cantar, naquele dia, mesmo com voz embargada. Mas, convenhamos: Paz?… Que paz? Que história é esta de alguém poder cantar – “Se dor a mais forte sofrer… Oh! Seja o que for, Tu me fazes saber, que feliz com Jesus sempre sou!”, quando se encontra no meio de um turbilhão de tal monta, que revoluciona a vida de modo tão inesperado? Como experimentar ‘paz’, quando tudo à volta parece encaminhar para a enxurrada do desespero?

Ah! Se fosse uma novidade… O livro de Hebreus, na Escritura Sagrada, fala-nos de tantos outros que nos antecederam, e que, enquanto caminhando sobre a terra, olharam com a poderosa luneta da fé, sustentada no forte tripé da esperança da glória, oravam e cantavam como estrangeiros e peregrinos, porque “aguardam a cidade [eterna] que tem fundamentos, da qual Deus é o arquiteto e edificador” (Hebreus 11.10, ARA). A História oferece registros de tantos outros mais… Estes experimentam, com verdade, realidade e propriedade, aquilo de que fala o Espírito por mãos do apóstolo: “E a paz de Deus, que excede a todo entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus” (Filipenses 4.7, ARC). Então, é paz sim. Diferente da que dá o mundo. Veja como diz aquele que no-la outorga: “Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz. Não vo-la dou como o mundo a dá. Não se perturbe o vosso coração, nem se atemorize!” (João 14:27, BCF). Mas é paz! E é a melhor espécie de todas.

Jesus preveniu: “Eu lhes disse estas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham bom ânimo! Eu venci o mundo” (João 16:33, NVI). Logo, se o Mestre falou, tá falado! Se ele disse para nos precavermos, porque seriam inevitáveis as aflições, as desditas, as horas angustiantes (como até ele passou), quem é aquele que, arvorando-se falar em nome de Deus (sem o ser), esbalda-se em dizer que os filhos de Deus não passam por adversidades? Que isto não lhes é próprio? Muito pelo contrário, senhores pregadores da mentira!!! Passaram muitos, passamos nós, passarão outros, enquanto Ele não retorna. Mas, tem um detalhe, e não posso dizer que seja pequeno, nem por mera figura de retórica. Não seria justo. O detalhe é grande e significativo. Por isto, vou até registrar tudo em maiúsculo: “CONTUDO, TENHAM BOM ÂNIMO! EU VENCI O MUNDO”. Faz toda a diferença!!!

Então, ante a pergunta: “Paz?… Que paz?”, que empresta título a esta mensagem, basta uma resposta: A Paz de Cristo, que excede a todo entendimento! Diferente de todas as demais formas. Forte, fortíssima. Suficiente! Regozijante até na dor. Pode parecer estranho, mas não deixa de ser verdade, por isto.

O nosso hino de hoje é o hino que ficou na lembrança de Laudezir, de filhos, de dona Maria Hilária e familiares. Quem o compôs experimentou forte desdita também. Era um cristão, do tipo que dizem ser bem-sucedido, porque suas atividades profissionais em Chicago lhe renderam boa soma financeira, e bens. No entanto, em 1871 sobreveio desdita: morreu-lhe seu filho… Ano seguinte, um pouco mais: o grande e histórico incêndio de Chicago lhe arruinou… Mais um ano adiante (1873), e aumenta a desdita: despachou a esposa e as quatro filhas num navio para a Europa, prometendo encontrá-las logo que pudesse viajar. O navio naufragou e poucas pessoas se salvaram. De sua família, a esposa Anna, única que chegou ao “velho mundo”, mandou-lhe um telegrama: “salva, sozinha”. As quatro filhas pereceram no naufrágio. Ao viajar ao encontro da esposa, passou pelo lugar do naufrágio; chorou muito, é verdade, mas compôs o hino, cujo estribilho original diz:

It is well, with my soul, it is well, it is well with my soul !  (Tudo bem com minh’alma; tudo bem, tudo bem, com minh’alma).

Ouça, com nosso áudio player, numa execução do Quarteto Templo.  

SOU FELIZ  (1873, It Is Well)
Horatio Gates Spafford  (1828-1888)

AudioPlayer online (controle de volume à direita)
 

Abraços, até próximo Domingo, se Deus quiser (Tg 4.15)
Ulisses

Notas das citações bíblicas:
ARA – Edição bíblica de Almeida, Revista e Atualizada, da Sociedade Bíblica do Brasil

ARC – Edição bíblica de Almeida, Revista e Corrigida, da Sociedade Bíblica do Brasil
ACRF – Edição bíblica de Almeida, Corrigida e Revisada Fiel, da Sociedade Bíblica Trinitariana
BCF – Bíblia Católica de Figueiredo, www.bibliacatolica.com.br
NVI – Nova Versão Internacional, da Sociedade Bíblica Internacional'