Agora no portal:

N° 138 : “NO CENTRO DA VONTADE DE DEUS…”

Ministérios EFRATA – O Bem & o Mal, a Cada Dia
Domingo, 19 de Janeiro de 2014

Por favor, vamos o mais rápido possível para o hospital mais próximo!” Foi esta a súplica de Íngrid, quando socorrida na via Dutra, depois do grave acidente que sofreu no carro onde estava. Era o início do ano de 1975. Esse acidente acabou por deixá-la sem movimentos, da cintura para baixo, para o resto da vida: paraplegia flácica, com ruptura de medula entre as vértebras 11 e 12. No acidente, duas pessoas tiveram sua vida ceifada. E Íngrid, por pouco também, não fosse a mudança de posição no carro, momentos antes. Quando ocorreu, Íngrid Lopes Neumann estava meio afastada de seu convívio espiritual com seu Deus. Mas, Deus tinha planos valiosos para ela, no futuro. O resultado dessa experiência foi o prosseguir de uma vida, quer numa cadeira de rodas, quer sobre as muletas canadenses, quer em Recife, quer onde mais Deus viesse levá-la, na procura de localizar-se no “centro da vontade de Deus”. Leia mais de sua encorajadora história em “Arautos de Vida”:  http://efrata.cmeinformatica.com/mod/page/view.php?id=85.

Falei com Íngrid há poucos dias. Fiz-lhe uma desafiadora pergunta: Íngrid, depois de trinta anos, desde que conheci sua história, e te conheci pessoalmente, depois de quase quarenta anos daquele acidente, eu te pergunto: você reafirma as palavras do seu testemunho pelo Seu Deus? E Íngrid, sem titubear um só segundo após minha pergunta, respondeu que não só reafirma; ainda as reforça. Que força é esta, que faz alguém tirar, da amargura, doçura? Da angústia, segurança e renovo de vida…? Que força é esta, que faz alguém tirar, da desventura, alento…? Da aflição, consolo para repartir…? É uma força poderosa, porém invisível a olho nu. Essa força é mais poderosa do que o invisível campo magnético terrestre, mais poderosa do que a gigantesca força gravitacional do universo… É força que vem de Deus, e que se cultiva somente em Sua presença e comunhão.

A Bíblia fala de Coré; fala, também dos seus filhos. Em Números 16, relata-se a desastrosa sedição que Coré (ou Corá, depende da versão) promoveu contra o seu primo, o líder Moisés. O resultado, é que Moisés se viu desafiado, em sua autoridade de profeta e líder divino, e colocou, de um lado, Coré, seus companheiros Datã e Abirão, e os 25º homens que lhe deram suporte; depois, colocou à frente do povo a mulher e os filhos de Coré. E, então, disse: Se a morte destes homens for como a morte de todos os demais homens, é porque não sou enviado da parte de Deus, o Senhor. Mas, se a terra se abrir, e os engolir aqui, perante todos, é porque desprezaram eles o Senhor, e não a mim. E, sabe o que aconteceu? Deixe que fale a Escritura:  

E aconteceu que, acabando ele de falar todas estas palavras, a terra que estava debaixo deles se fendeu. E a terra abriu a sua boca, e os tragou com as suas casas, como também a todos os homens que pertenciam a Coré, e a todos os seus bens. E eles e tudo o que era seu desceram vivos ao abismo, e a terra os cobriu, e pereceram do meio da congregação. E todo o Israel, que estava ao redor deles, fugiu ao clamor deles; porque diziam: Para que não nos trague a terra também a nós. Então saiu fogo do SENHOR, e consumiu os duzentos e cinqüenta homens que ofereciam o incenso.” (Números 16:31-35, ACRF).

No entanto, mais adiante há uma anotação importante:

E a terra abriu a sua boca, e os tragou com Coré, quando morreu aquele grupo; quando o fogo consumiu duzentos e cinqüenta homens, os quais serviram de advertência. Mas os filhos de Coré não morreram.” (Números 26:10-11, ACRF).  Os filhos de Coré assistiram a toda aquela cena, aquela tragédia: seu pai desceu ao abismo, sendo engolido vivo pela terra; mas, eles foram poupados. O que lhes restou? Alguma herança? Nada! Moisés, obedecendo a Deus, cuidou que os bens de Coré estivessem junto dele; quando o abismo se abriu por debaixo de seus pés, os bens, todos, foram junto. Não sobrou nada para seus filhos. Pensa você que eles blasfemaram contra Deus, que O abandonaram? De jeito nenhum. Mais à frente, quando foram escolhidos os levitas cantores e compositores para o ‘templo’ em forma de tabernáculo, os filhos de Coré foram escolhidos para as mais importantes funções. Compuseram músicas, e cerca de doze dos salmos bíblicos são de sua autoria. Mais tarde ainda, quando Davi organizou os serviços do culto, e Salomão, seu filho, os estabeleceu no templo recém edificado, lá estava a descendência dos filhos de Coré, nas mesmas funções.

Foi um caso típico do que registra o escritor de Hebreus, referindo-se aos modelos mais destacados da verdadeira fé: “E que mais direi? Certamente, me faltará o tempo necessário para referir o que há a respeito de Gideão, de Baraque, de Sansão, de Jefté, de Davi, de Samuel e dos profetas, os quais, por meio da fé, subjugaram reinos, praticaram a justiça, obtiveram promessas, fecharam a boca de leões, extinguiram a violência do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram força, fizeram-se poderosos em guerra, puseram em fuga exércitos de estrangeiros.” (Hebreus 11.32-34, ARA).  Notou? “Da fraqueza, tiraram força”… Órfãos, por um evento tragico; envergonhados, porque seu próprio pai tinha sido disciplinado, aos olhos de todos; hipoteticamente desaparados, porque nenhuma herança lhes restou. Mas, o Senhor foi a sua herança. Recobraram força, retomaram o caminho da pesença e da obediência ao Altíssimo, e viveram em graca.

É possível tirar força da fraqueza? Sim! Mas é preciso estar “no centro da vontade de Deus”. Íngrid tem sido assim; esse tem sido o seu testemunho, a sua busca, desde aquele acidente na Dutra, em 1975. Fora do centro da vontade de Deus, nenhuma herança é suficiente; nenhuma vantagem é vantagem; nenhuma glória e nenhum sucesso, neste mundo, tem valor. Mas, no centro da vontade de Deus, o que parece não dar certo cumpre propósitos, sábios e santos, que Ele reserva para os Seus.   

Nossa mensagem musical de hoje sai “do fundo do baú”…
No início da década de Setenta, foi cantada por todo o Brasil, na voz dos Vencedores Por Cristo.

Sei Que Jesus Vem Guiar
Harry John Bolback  (1925…)

AudioPlayer online (controle de Volume à direita)

Abraços, até próximo Domingo, se Deus quiser (Tg 4.15)
Ulisses

Notas das citações bíblicas:
ARA – Edição bíblica de Almeida, Revista e Atualizada, da Sociedade Bíblica do Brasil
ARC – Edição bíblica de Almeida, Revista e Corrigida, da Sociedade Bíblica do Brasil
ACRF – Edição bíblica de Almeida, Corrigida e Revisada Fiel, da Sociedade Bíblica Trinitariana
BCF – Bíblia Católica de Figueiredo, www.bibliacatolica.com.br
NVI – Nova Versão Internacional, da Sociedade Bíblica Internacional'