Agora no portal:

N° 127 : “TEM JEITO!”

Ministérios EFRATA – O Bem & o Mal, a Cada Dia
Domingo, 27 de Outubro de 2013

Fiz isso porque acho que meu filho tem jeito!” Essa foi a frase que o servente de pedreiro Dorivaldo Porfírio de Lima, 44 anos, pronunciou, depois de visitar seu filho Bruno (18) na delegacia. Bruno havia sido preso porque acabara de participar de dois assaltos seguidos – um posto de gasolina e uma farmácia – em Jales, interior de São Paulo. O outro jovem não recebeu a família, porque seus familiares acham que “ele não tem mais jeito”. Logo após confirmar, com o delegado, o que o filho tinha feito, Dorivaldo foi a cada um dos estabelecimentos e assumiu, com os proprietários, compromissos para pagar, em notas promissórias. “Não tenho dinheiro hoje, mas ainda que demore, vou pagar tudo”, declarou. Dorivaldo ganha, como servente de pedreiro, setenta Reais por dia de trabalho, quando o tem. O próprio delegado disse que nunca viu alguém fazer isso.  Noutra visita ao filho, recebeu deste um abraço apertado, longo e emocionado: “Eu não reconhecia o valor dele”, disse Bruno. O caso ganhou repercussão pela imprensa e, passados alguns dias, acabou que Dorival nem vai precisar pagar… Movidas pelo brio e dignidade do servente de pedreiro, pessoas já procuraram os donos dos estabelecimentos e prometeram quitar os débitos em lugar dele.

Eu já soube de outros casos de alguém fazendo isto. Raros são, no meu conhecimento, mas outros há. Contudo, um caso especial eu tenho conhecimento, para o qual nem milhares (nem milhões) de notas promissórias bastariam para quitar a dívida. Isto, porque a dívida não poderia ser paga – muito menos remida – nem com toda a soma de valores monetários, ainda que se somassem as barras de ouro do Forte Knox, os petrodólares das nações abastadas do rico mineral, e mais todo o restante da riqueza do mundo. Ainda que se descobrissem, no pré-sal e no pós-sal, mais o quíntuplo das riquezas em petróleo que o mundo já conheceu até hoje, não daria para pagar tal dívida. Trata-se da dívida inevitavelmente acarretada pelos erros de cada habitante do planeta.  A começar com aquele, do primeiro casal que nos gerou a todos, quando Deus os criou.

"Por isso, como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim a morte passou a todo o gênero humano, porque todos pecaram…(Romanos 5.12, BCF). 

Aliás, o que o servente de pedreiro Dorival fez pelo seu filho Bruno, respeitadas as proporções devidas, tem semelhanças com o que Deus fez por nós, na pessoa de Seu Filho. O que é diferente?

No caso Bruno-Dorival, como já disse, o valor da dívida é pagável com dinheiro; no caso de Deus, por meio de Jesus Cristo, com homens, não é… Vida só se redime com vida:
Vocês foram comprados por alto preço” (I Coríntios 6.20, NVI). Qual o preço da vida do Filho de Deus, aos olhos de Deus? Ele o deu por nós, porque, mesmo amando-o sobremaneira, nos amou também…
Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna“ (João 3.16, ARA). No caso do Bruno, espero que não se repita o acontecimento, mas, que é possível, é. Certamente, com a mesma esperança, pessoas se dispuseram a substituir as promissórias do Dorival. Mas, no caso divino, o preço imensurável do sacrifício de Cristo não se paga duas vezes: é uma vêz só: 
Pois também Cristo sofreu, uma vez por todas, pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus.” (1 Pedro 3:18, ACRF). Logo, se alguém quer dele se valer, tem que ser uma vez só, nesta vida; não haverá segunda vida, nem segunda chance.

No caso do Bruno, o fato de o pai ter-se apresentado para pagar sua dívida aos lesados pode amenizar o rigor da possível condenação, mas não possibilitará substituição nela – se o Bruno tiver alguma condenação pelo crime, terá que pagar por ele. Mas no caso divino, foi ainda diferente… Quando Cristo morreu por nós, ele assumiu, além do preço do resgate de dívida, também o preço da sentença de condenação:
O meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniquidades deles levará sobre si” (Isaias 53.11, ARC).

Suspeito que se familiares do outro jovem, cúmplice de Bruno, tivessem adotado atitude parecida com a de Dorival, também aquele estaria sob os mesmos benefícios do Bruno; o dono da farmácia, por exemplo, quando procurado pelo Dorival, dividiu o débito ao meio – metade para cada responsabilidade. Mas, como disseram – “Ele não tem mais jeito” (ao contrário do outro, que disse – “fiz isso porque acho que meu filho tem jeito!”), certamente têm outra história para contar. Pois, quero contar uma terceira história ainda: Um dia, num passado distante, Deus disse de nós – “Tem jeito!”. Esse ‘jeito’ se faz pleno, suficiente, cabal, remidor, na pessoa do Seu Filho. Só Nele!!!

Você já o conhece? Então, há de se lembrar – “…o amor de Cristo nos constrange…” (II Coríntios 5.14). Você não o conhece? Quero dizer, como Ele deveria ser conhecido? “E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.“ (João 17.3, ARA).

Nossa mensagem musical de hoje, que pode ser executada online, clicando no reprodutor de áudio abaixo, é um dos maiores clássicos cristãos de todos os tempos. Seu autor, inglês, teve a sua vida mudada: de mercador naval, traficante de escravos, para servo de Jesus Cristo, pregador. Numa de suas viagens, transportando centenas de escravos africanos para o Novo Mundo, a tempestade colheu o navio em alto mar, e ele achou que todos iram perecer. Clamou ele a Deus, prometendo subjugar-se a Ele, caso sobrevivessem. E foi o que aconteceu. A composição do hino era a sua lembrança, em forma de poesia e música, de que somente a graça de Deus, que o livrara de ir para o fundo do oceano, havia sido também a causa de livrá-lo das cadeias do inferno. Tudo porque, um dia, o Deus das Promessas se voltou com favor para ele, dizendo – Tem Jeito! 

AMAZING GRACE (1779)
Preciosa Graça
John Newton (1725-1807)

 A voz é do Quarteto Adoração. 

AudioPlayer online (controle de volume à direita)

Abraços, até próximo Domingo, se Deus quiser (Tg 4.15)
Ulisses

Notas das citações bíblicas:
ARA – Edição bíblica de Almeida, Revista e Atualizada, da Sociedade Bíblica do Brasil
ARC – Edição bíblica de Almeida, Revista e Corrigida, da Sociedade Bíblica do Brasil
ACRF – Edição bíblica de Almeida, Corrigida e Revisada Fiel, da Sociedade Bíblica Trinitariana
BCF – Bíblia Católica de Figueiredo, www.bibliacatolica.com.br
NVI – Nova Versão Internacional, da Sociedade Bíblica Internacional