Agora no portal:

Nº 03 : “QUE AMIGO TENHO EM CRISTO!”

Ministérios EFRATA – O Bem & o Mal, a Cada Dia
Domingo, 17 de Abril de 2011

Hoje, quando praticamente acabo de chegar em casa, em Belo Horizonte, recordo-me que meu dia tinha uma convenção de ser especial… Mas, não seria mais que convenção… Uma viagem, sozinho no carro, saindo do litoral paulista, me aventurando por entrecortar a cidade paulista de São José dos Campos, de modo a alcançar, de modo nunca dantes aventurado, a cidade mineira de Pouso Alegre, rumo a Belo Horizonte. Andar por uma estrada aberta e conhecida, é uma coisa; por uma com vários trechos estreitos e desconhecidos, é outra coisa. 
 
Viagem solitária é assim: nem a esposa, nem um filho, nem, tampouco, um amigo para trocar palavras. Só o som no equipamento de áudio. De repente, surge entre as trilhas (não as do caminho, às vezes parecendo trilhas mesmo), mas a do somm tocado no interior do veículo, What a Friend We Have in Jesus! (Que Amigo Temos em Cristo!). Em português, há uma versão com forma expressiva um pouquinho mais pobre – Quão Bondoso Amigo é Cristo! Num dia tão comum e, ao  mesmo tempo, com pretensão de ser tão singular (pelo menos para mim), foi inspiração para repetir mais de uma vez a execução.   
 
A poesia original tem a assinatura de um irlandês, Scriven, com a idade de apenas 25 anos. Ele a escreveu quando morava no Canadá, com o propósito de dedicar o poema à sua mãe, que ficara do outro lado do oceano, na Irlanda, compartilhando consolações mútuas. Consolações mútuas, por que? Quase ao mesmo tempo, recebeu ele duas notícias amargas: que sua mãe estava seriamente enferma; e, um dia antes do seu casamento, que sua noiva tinha acabado de falecer, vítima de um afogamento. Por um momento, sem saber para onde ir, sem ter mais a sua melhor amizade próxima, nem a sua melhor amizade distante, sua consolação proveio ao se lembrar de que nenhum amigo há, melhor que Cristo. Scrivner viveu o resto de sua vida sem se casar, servindo ao Senhor Jesus, principalmente entre os mais necessitados. 
 
A sabedoria divina, escrita por mãos de Salomão, diz que “o homem que tem muitos amigos tem que ser amigável a todos, mas há amigo que é mais chegado do que o próprio irmão” (Provérbios 18.24, em tradução livre e parafraseada). Amigo é companheiro, é aliado, é apoio e suporte, é conselheiro. É coisa pra se guardar debaixo de sete chaves, já disse outro poeta. “Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu Senhor, mas tenho-vos chamado de amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer” (Jo 15:15, ARA).    
 
Qual amigo é presença para todas as horas, como Jesus? “Eis que estou convosco todos os dias, até à consumação do século” (Mateus 28.20, ARA). Qual amigo é tão fiel que, mesmo em horas as mais difíceis, não desgruda do lado, trazendo seu consolador e confortador suporte? “… de maneira alguma te deixarei nunca jamais te abandonarei” (Hb 13:5b, ARA). Qual amigo encoraja a ponto de transmitir paz suficiente no meio de todas as aflições da vida? “Estas cousas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo passais por aflições; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” (Jo 16:33, ARA). Qual amigo seria capaz de dar a sua própria vida pelo amigo condenado à morte? “Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos” (Jo 15:13, ARA). Não há melhor amigo!

WHAT A FRIEND WE HAVE IN JESUS (1844)
QUÃO BONDOSO AMIGO É CRISTO
Joseph Medlicott Scriven (1819-1886)  
 
Quão Bondoso amigo é Cristo
Revelou-nos seu amor
E nos diz que lhe entreguemos
Os cuidados sem temor 
Falta ao coração dorido
Gozo, paz, consolação
É porque nós não levamos
Tudo a ele, em oração…
 
Andas triste e carregado
De pesares e de dor
A Jesus eterno abrigo
Vai, com fé, teu mal expor
Teus amigos te desprezam?
Conta-lhe isso em oração
E, por seu amor tão terno
Paz terás no coração!
 
Cristo é verdadeiro amigo
Disto prova nos mostrou
Quando, para resgatar-nos
Ele, humilde se encarnou
Derramou precioso sangue
Para nos purificar
Gozo em vida e no futuro
Nós podemos alcançar !!! (Maranatha!)

AudioPlayer online (controle de volume à direita)

Meu abraço, neste final de Domingo.
Ulisses

NOTAS (versões bíblicas):
ACF – Almeida Corrigida e Revisada Fiel, Soc. Bíblica Trinitariana
ARA – Almeida Revista e Atualizada, Soc. Bíblica do Brasil
ARC – Almeida Revisada e Corrigida, Soc. Bíblica do Brasil
BCF – Versão Católica do Pe. Antonio de Figueiredo
NVI – Nova Versão Internacional, Soc. Bíblica Internacional