Agora no portal:

Nº 014 – “CADÊ A RESPOSTA?”

Ministérios EFRATA – Arautos de Vida
Março de 2015

Aos dezessete de idade, ela gostava de tudo que qualquer jovem gosta: passear, praticar esportes, cavalgar, nadar, etc… O mar, a praia, eram um de seus deleites. Em 30 de Julho de 1967, foi à praia; num dos mergulhos, brincando com as ondas, não percebeu quão rasa estava a água; a onda do momento lhe atirou ao fundo de cabeça, e quebrou o pescoço.  Resultado: tetraplegia definitiva, aos 17 anos de idade de Joni Eareckson Tada (1949…). Bem que tentou todo tipo de reabilitação, nos dois anos subseqüentes; a conclusão foi que não havia reabilitação para as pernas e os braços. Nesse período, foram mistas as experiências. Tratamento hospitalar, fisioterapia, mas também um espírito revoltado.

A pergunta de sempre: Por Que? Ou, mais precisamente: Por que EU? Imagine quantas coisas passaram na cabeça dela, dali prá diante: até desistir da vida, te asseguro (ela mesma o conta, em sua autobiografia). Cadê a resposta? – era sua grande e insistente indagação. Mas, ela a encontraria…  Ramón Sampedro (1943-1998), espanhol da Catalunha que teve um acidente muito parecido (também tetraplégico, aos 25 de idade), procurou de todas as formas o que acabou conseguindo: uma “eutanásia assistida” (ou, suicídio assistido).  Joni, não! A despeito da inércia em todo o corpo, abaixo do pescoço, passou a usar o que podia do funcionamento da cabeça: com a boca, pinta, escreve e faz muitas coisas – inclusive, preleções. Com o que pinta e escreve, ela fala de quem lhe deu sustentação de vida, razão prá viver, e razão prá aguardar o dia da restauração final: Jesus Cristo! 

“Um amigo, enviado por Deus, mostrou-me, nas páginas da Bíblia, respostas para minhas duras inquietações”, testificou ela.A Palavra de Deus foi a sua "âncora de alma" "Para que, mediante duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, forte alento tenhamos nós que já corremos para o refúgio, a fim de lançar mão da esperança proposta; a qual temos por âncora da alma, segura e firme e que penetra além do véu…" (Hebreus 6.18,19, ARA). E assim se deu… Joni encontrou "âncora", não só para si mesma, mas para oferecer a muita gente mais. Seus livros, suas palestras (sempre em cima da cadeira de rodas), seus discos, suas campanhas, em várias línguas, têm sido provas vivas de que certos "Por Que's ?" podem esperar, porque a graça divina preenche todas as lacunas, até que este "tabernáculo terreno" se revista de um novo…"Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus"! (II  Coríntios 5.1, ARA).

Atualmente, tendo-se formado em Direito, Joni advoga para deficientes físicos. Escreveu mais de quarenta livros. Em 2010, teve que se submeter a um tratamento de câncer, contra o qual vai lutando. Neste ano, se chegar a Outubro, que é seu mês (ninguém sabe sobre cada um de nós), ela completará 66. Passaram-se quase 48 anos, desde que Joni sofreu seu acidente. Mas, nada mudou, na sua relação com o Autor, Mantenedor e Redentor da vida. O que Joni Eareckson Tada anuncia, ainda hoje, depois daquele insólito acidente de 44 anos atrás, é o mesmo em que cremos, pela confiança que temos na Palavra de Deus, a qual é "viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes" (Hebreus 4.12, ARA). Não importa se… tetraplégicos, ou atletas com a maior habilidade e agilidade em pernas e braços; não importa se… deficientes auditivos ou visuais, ou se com a mais aguçada audição ou visão; não importa se… com altíssimo QI, ou se com algum tipo de deficiência cerebral que os médicos não conseguem explicar origem, ou solução…  O fato é que seremos todos transformados à semelhança dEle, à semelhança de Sua glória, do Filho de Deus – pioneiro da glória entre os homens! Por tudo o que experimenta e testifica em sua vida, com Seu Deus, Joni é “arauto de vida”!

Quando Noé soltou a pomba na janela da arca, depois de todo aquele dilúvio que cobriu (e destruiu) a terra (está lá, em Gênesis, entre os capítulos 6 e 9, inclusive), e a pomba trouxe a Noé o raminho de  oliveira no bico, a mensagem era clara, do jeito que Deus tinha dito: o dilúvio não será para sempre… Haverá vida, outra vez, e ainda há esperança! Confira, especialmente em Gênesis, capítulo 8. Concordemente com a nossa mensagem, nosso hino-tema é também mensagem de arautos de vida. Mesmo que o 'dilúvio' seja longo e hostil, não vai chover para sempre; há vida, depois dele… 

Nosso hino temático também fala disto. Na voz suave de Cynthia Clawson…

IT   WON’T    RAIN   ALWAYS…  (1981)
NÃO VAI CHOVER PARA SEMPRE…
Letra : Gloria Gaither (1942…)
Música : Bill Gaither (1936…) & Aaron Wilburn (1950…)

Someone said that in each life:
Alguém disse que em cada vida  
Some rain is bound to fall:
Alguma chuva é fadada a cair
And each one sheds his share of tears:
E cada um entorna seu tanto de lágrimas
And trouble troubles us all:
E problemas afetam a todos nós
But, the hurt can't hurt forever:
Mas, a dor não pode ferir para sempre
And the tears are sure to dry…:
E as lágrimas por certo hão de se estancar… 

And it won't rain always:
E não há de chover para sempre
The clouds will soon be gone:
As nuvens logo se dissiparão
The sun that they've been hiding:
O sol que elas têm ocultado
Has been there all along…:
Tem estado lá, em todo o tempo…
And it won't rain always:
E não há de chover para sempre
God's promises are true!:
As promessas de Deus são reais
The sun's gonna shine in His own good time:
O sol há de brilhar no tempo próprio Dele [Deus]
And He’s gonna see you through!…:
E Ele vela por ti…
The sun's gonna shine in God's own good time:
O sol há de brilhar no tempo próprio Dele [Deus]
And He will see you through!…:
E Ele há de velar por ti! …

AudioPlayer online (controle de volume à direita)

Abraços
Ulisses

Notas das citações bíblicas:
ACF – Edição bíblica de Almeida, Corrigida e Revisada Fiel, da Sociedade Bíblica Trinitariana
ARA – Edição bíblica de Almeida, Revista e Atualizada, da Sociedade Bíblica do Brasil
ARC – Edição bíblica de Almeida, Revista e Corrigida, da Sociedade Bíblica do Brasil
BCF – Bíblia Católica de Figueiredo, www.bibliacatolica.com.br
NVI – Nova Versão Internacional, da Sociedade Bíblica Internacional

Leave a Reply