Agora no portal:

N° 325 : “DESPERDÍCIO”

Ministérios EFRATA – O Bem & o Mal, a Cada Dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017

Segundo notícias que se lêem, quase um bilhão de pessoas ainda passa forme no mundo, atualmente. No entanto, 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são desperdiçados anualmente. Organizações de fomento à agricultura e estudos alimentares, em diversos países, alertam para a necessidade de se reduzir esse desperdício.

Em nosso tempo, todos os oceanos do mundo estão formando “ilhas de lixo”, especialmente objetos de plástico, que assustam os ecologistas: no Atlântico, uma gigantesca formação próximo ao Caribe; no Pacífico norte, cerca de 4 milhões de toneladas de objetos descartados, amontoam-se entre a Califórnia e o Havaí, numa área de mar equivalente aos estados de Minas, Espírito Santo e Rio de Janeiro, juntos; no Pacífico sul, uma “ilha de lixo” do tamanho do território do México desafia os ecologistas e o planeta. E assim, os oceanos vão, pouco a pouco, tendo sua superfície de água sendo substituída por material descartado e desperdiçado.

Na área da construção civil, o mundo inteiro passou a se preocupar com o desperdício de material, especialmente a partir da década de Noventa. Era comum dizer-se, por exemplo, que, no Brasil, de cada três prédios construídos, desperdiçava-se material suficiente para construir mais um… Um índice superior a trinta por cento que, felizmente, vem caindo… Mas, muito pouco ainda…     

Fico a pensar no Criador, lá no Jardim do Éden…  O registro bíblico conta que Deus gastou até metade do sexto dia da semana criativa construindo todo o universo, e trazendo à vida todos os seres vivos para habitar o planeta. Todos, exceto o homem. Aparentemente, ‘depois do almoço do sexto dia’, Deus dedicou seu expediente para formar o homem; aliás, o casal – homem e mulher…

Criado o casal – Adão e Eva – Deus deu a eles um privilégio muito especial: o jardim, Jardim do Éden! Note, com atenção, as notícias maravilhosas que Deus tinha para dar ao casal, acerca do seu habitat:

1 – Quem plantou o jardim foi o próprio Deus (Gênesis 2.8). Eu já vi belíssimos jardins e pomares plantados por mãos humanas; mas, sou capaz de dizer que nenhum deles se igualava ao Éden, porque este foi plantado pelo próprio Deus!

2 – O jardim tinha fartura de árvores alimentícias, várias modalidades de frutas (Gênesis 2.9); um verdadeiro paraíso. Eu, que sou um indeciso entre as frutas que eu mais gosto, fico imaginando que, naquele jardim, eu ficaria deslumbrado e perdido…  

3 – Águas puras ali não faltavam (Gênesis 2.10); as fontes do jardim formavam quatro rios…

4 – Havia, também, metais e pedras preciosas (Gênesis 2.11,12); pelo menos ouro da melhor qualidade, bdélio e sardônio…

5 – E o melhor de tudo: no jardim Deus colocou a Árvore da Vida! (Gênesis 2.9). Se faltasse tudo mais que Deus ali colocou à disposição do homem, só a Árvore da Vida seria suficiente para seu inteiro deleite, perenemente…

Mas, que tristeza! Mais que isso: que desperdício! Por causa do pecado, o homem desperdiçou tudo quanto estava naquele paraíso, tudo feito pela mão de Deus.  Adão e Eva, caídos em seu pecado primário e mortal, foram postos para fora do jardim. Deus arranjou uma guarda especial, para que eles não entrassem de novo: Gênesis 3.23,24.

Sabe que é assim, ainda hoje?  Por causa do pecado, os melhores bens da comunhão e do deleite da mão de Deus, nós desperdiçamos. Mas as suas maldades separaram vocês do seu Deus; os seus pecados esconderam de vocês o rosto dele” (Isaias 59.2, NVI). Deus é o dono de todas as coisas criadas, de todos os dons preciosos. Entretanto, por causa do nosso pecado – que desperdício – deixamos de usufruir do melhor de Deus.

Fico pensando no olhar de Deus, depois que tirou nossos primeiros pais do Éden: por um lado, fez justiça, porque cumpriu Sua palavra de juízo; por outro lado, que será que pensou, vendo o paraíso vazio? Não me atrevo a dizer que Deus olhou para o jardim desabitado pelo homem e exclamou – ‘que desperdício’! Porque, mesmo tendo Ele exercido Sua justiça e retidão, tirando Adão e Eva do Jardim do Éden, exerceu também Sua grande misericórdia, prometendo reintroduzi-lo…

Só que, da segunda vez, o homem não pode entrar sozinho: tem que ser acompanhado por um bom guia: Jesus Cristo! E, para que Seus magníficos dotes e os preciosos bens da Sua comunhão não sejam desperdiçados, Ele requer uma única condição: que os nossos pecados sejam tratados e lavados no sangue do Seu Filho, e que crucifiquemos nosso velho ser interior pecaminoso na cruz do Cordeiro. Em decorrência, um dia, estaremos de volta ao Paraíso (Apocalipse 21 e 22)… Sem mais desperdícios!

Terminando, mensagem cantada pelo Paulo Gomes…

VEM, INFLAMA
[Orig. I AM COMING]
Helen Young, Ira Sankey (1840-1908) e Guilherme Luiz dos Santos Ferreira (1850-1934)  

AUDIO PLAYER ONLINE

Bom Domingo, boa semana,

Ulisses

Notas das citações bíblicas:
ACF – Edição bíblica de Almeida, Corrigida e Revisada Fiel, da Sociedade Bíblica Trinitariana
ARC – Edição bíblica de Almeida, Revista e Corrigida, da Sociedade Bíblica do Brasil
ARA – Edição bíblica de Almeida, Revista e Atualizada, da Sociedade Bíblica do Brasil
BCF – Bíblia Católica de Figueiredo, www.bibliacatolica.com.br
NVI – Nova Versão Internacional, da Sociedade Bíblica Internacional