Agora no portal:

N° 321 : “DO ORKUT AO FACEBOOK”

Ministérios EFRATA – O Bem & o Mal, a Cada Dia
Domingo, 12 de Novembro de 2017
 

Em 2004 surgia o Orkut. A empresa que o lançara era nada menos que a gigante do setor da internet – a Google. O nome da rede social foi uma homenagem ao engenheiro que a idealizou, um turco chamado Orkut Büyükköten. Durou dez anos, apenas, e foi desativada em 2014.  

Em paralelo, surgia o Facebook. Depois de anos de concorrência, o Facebook conseguiu vencer o Orkut no mercado de redes sociais. Hoje, é a maior rede social do mundo e da história. Rapidamente cresceu, e cresceu muito mais do que o Orkut: foi o mais rápido crescimento empresarial da história. Em 2015, tornou-se a primeira empresa a alcançar o nível de mercado de 250 bilhões de dólares; em 2017, alcançou 2 bilhões de usuários no mundo.

Na língua portuguesa, o botão que expressa apreciação por alguma postagem tem sido chamado “curtir” (no inglês, “like”). Esta função começou a ser usada numa outra rede – não no Facebook. Porém, como essa rede foi incorporada, o “like” (“curtir”) passou a ser uma marca distintiva do Face.

Um estudo feito pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra, levou os pesquisadores a concluir que basta uma análise um pouco mais científica do que usuários “curtem” no Facebook, para construir um perfil preciso dessa pessoa (mesmo sem que os analistas a conheçam pessoalmente). Idade aproximada, sexo, personalidade e preferências foram revelados com alta precisão pelos pesquisadores sobre o universo de usuários pesquisados, com base exclusivamente na lista de suas “curtidas”.    

Sendo assim, talvez seja oportuna uma palavrinha especial aos usuários de mídias sociais de internet. Há duas coisas importantes para pensar, a partir desta palavrinha. A primeira, já está patenteada pela pesquisa acima, de Cambridge; não se esqueça: você está revelando quem você realmente é, através das suas “curtidas”. Você “curte” os pensamentos e os feitos dos ímpios? Dos que não cultivam o temor de Deus no coração? Muito cuidado, eu te digo, portanto! Há uma grande possibilidade de você estar sendo confundido, por alguém que não te conheça de perto, como ímpio, como alguém que não cultiva temor de Deus no coração.

A Bíblia diz para nos afastarmos de comunhão com quem tem olhar maligno; na figura bíblica, se comermos com eles à mesa, depois da refeição nos sobrarão os vômitos… Se você ler com atenção Provérbios 23 (especialmente versos 6 a 8), e entender o que está escrito, não duvidará disto…

A segunda é: talvez, esteja sendo oportuno o tempo para você rever alguns dos valores que mais preza. Note só: na tentação de Jesus, o diabo até citou corretamente a Palavra de Deus (o que “está escrito”). No entanto, suas motivações foram todas ilegítimas. Algumas pessoas podem estar publicando boas verdades em suas páginas escritas. No entanto, se essas boas verdades estão misturadas ao escárnio, ao palavreado torpe (deixa eu traduzir num Português mais claro: palavrões, e palavras de baixo nível), à ofensa, ao deboche, à deturpação da fé e dos bons costumes da moral bíblica, e você “curte”, é bom pensar se Deus não está oferecendo oportunidade para uma revisão de valores.

Dia desses, uma pessoa até bem culta, aparentemente bem posicionada do ponto de vista familiar, político, educativo, reagiu ao post de um cristão chamando, jocosamente, seu livro sagrado de “gibíblia” (uma mistura desrespeitosa de gibi + Bíblia).

A Bíblia é clara: “Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes” (I Coríntios 15.33, ARA). Diz, ainda: “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente…” (Romanos 12.2, NVI). E, por que não acrescentar as palavras sábias registradas pelo apóstolo? “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai” (Filipenses 4.8, ACF).

Vale a pena refletir, continuamente, nas perguntas de retórica que esse mesmo apóstolo lança – todas com uma única resposta: “Porque, que união pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão entre a luz e as trevas? Ou, que concórdia entre Cristo e Belial? Ou, que sociedade entre o fiel e o infiel? Que consenso pode haver entre o templo de Deus e os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivo…” (II Coríntios 6.14-16, BCF). 

É verdade que a Bíblia não contém “diga-me com quem andas e eu te direi quem és”! Mas, além do Salmo 1º, contém, por exemplo: “Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mau” (Provérbios 13.20, ARA). A questão é – qual a verdadeira sabedoria, segundo a Bíblia?

Termino com uma mensagem cantada em Português, interpretada pelo antigo grupo "Os Ligados".

O QUE RESPONDERÁS (1973)
Ottis H Skilling (1935-2004)

AudioPlayer online (controle de volume à direita)

Bom Domingo, boa semana,
 Ulisses

Notas das citações bíblicas: 
ACF – Edição bíblica de Almeida, Corrigida e Revisada Fiel, da Sociedade Bíblica Trinitariana
ARA – Edição bíblica de Almeida, Revista e Atualizada, da Sociedade Bíblica do Brasil
ARC – Edição bíblica de Almeida, Revista e Corrigida, da Sociedade Bíblica do Brasil
BCF – Bíblia Católica de Figueiredo, www.bibliacatolica.com.br
NVI – Nova Versão Internacional, da Sociedade Bíblica Internacional