Agora no portal:

N° 320 : “ORAÇÕES DIÁRIAS IMPRESCINDÍVEIS – IV”

Ministérios EFRATA – O Bem & o Mal, a Cada Dia
Domingo, 05 de Outubro de 2017

"O PÃO NOSSO, DE CADA DIA, DÁ-NOS HOJE…"

Cem quilogramas de pão por ano, para cada habitante! Esta é a média anual do país que, no mundo, mais consome pão. Trata-se do Marrocos, na África. O pão é um alimento manufaturado dos mais antigos. As literaturas contam que em torno de uns quatro milênios antes de Cristo os egípcios descobriram o fenômeno da fermentação, ao ar, de determinadas massas de grãos macerados… E disto, surgiu o pão. Ainda na antiguidade difundiu-se pelo mundo.  

Há quem goste do pão pouco assado; há quem goste dele bem tostado. Há alternativas para todos os gostos. De tão universal que é, passou a ser símbolo do alimento diário. Por isto, provérbios populares se tornaram muito conhecidos:
– Mais vale um pão duro do que nenhum…
– Na casa onde não há pão, todo mundo grita e ninguém tem razão…
– Para uma boa fome não existe pão ruim…
– Deus dá pão, mas não amassa a farinha…

Até Jesus levou em consideração essa característica universal: disse ele, na lapidar Oração do Sermão do Monte:

“… o pão nosso, de cada dia, dá-nos hoje…” (Mateus 6.11, ARA). E, para arremate da matéria, ainda acrescentou, frases adiante: "Portanto eu lhes digo: não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer ou beber; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante do que a comida, e o corpo mais importante do que a roupa? Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem. Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles. Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé? Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer? ’ ou ‘que vamos beber? ’ ou ‘que vamos vestir?’ Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal" (Mateus 6.25-34, NVI).

Nessa mesma oração, Jesus ensinou que é lícito rogar pelo alimento diário. Mas, ensinou também que há valores mais elevados, e que Deus não descuida das nossas necessidades de subsistência. No deserto, quando da jornada do êxodo do Egito para Canaã, Deus mandou maná para o Seu povo. No entanto, era maná diário – porção para cada dia. Eles não precisavam guardar para o dia seguinte, porque Deus lhes renovava a provisão.

Quando eu era pequeno, aprendi a cantar uma trova que assim dizia:

Por que deixar que as ânsias do futuro
Perturbem hoje a paz do coração?
O Pai que nutre os frágeis passarinhos
Garante a nossa provisão
Pois sabe, não muda, e sempre te ajuda
O Pai que nutre os frágeis passarinhos
Garante a nossa provisão

Esta parte da Oração do Senhor é uma oração diária imprescindível também. Mas, não pela suposta necessidade de lembrar a Deus das nossas necessidades. Antes, para nos cultivar o princípio da dependência de Deus. A cada novo dia, soa bem aos ouvidos de Deus declararmos a Ele a nossa dependência, e a convicção que dela deriva. Ele muito estima ouvir quão convencidos estamos de que dependemos Dele, em tudo Dele, tão somente Dele, sempre Dele!…

Podemos orar; devemos orar – dá-nos o pão nosso de cada dia! Mas, se essa oração não for movida, coberta e carregada do exercício da dependência, nada valerá. Porque, o Pai que nutre os frágeis passarinhos, sem que nenhum deles plante, ceife, amasse o grão moído, para coser ou assar em pães, é o mesmo que nos proporciona tudo isto, além dos passarinhos. E até com o deleite de saborear…

Deus não precisa de lembretes, nem de clamor humano pelo pão, diariamente necessário. Mas Ele muito aprecia nosso exercício diário de dependência.  Nesse norte, dá-nos o pão de cada dia se torna uma imprescindível oração diária.   

Finalizando, ouça esssa bela interpretação coral da Oração do Senhor:

AUDIO PLAYER ONLINE

 

Bom Domingo, boa semana,

Ulisses

Notas das citações bíblicas:
ACF – Edição bíblica de Almeida, Corrigida e Revisada Fiel, da Sociedade Bíblica Trinitariana
ARC – Edição bíblica de Almeida, Revista e Corrigida, da Sociedade Bíblica do Brasil
ARA – Edição bíblica de Almeida, Revista e Atualizada, da Sociedade Bíblica do Brasil
BCF – Bíblia Católica de Figueiredo, www.bibliacatolica.com.br
NVI – Nova Versão Internacional, da Sociedade Bíblica Internacional