Agora no portal:

N° 307 : “HISSOPO: MAIS QUE 1001 UTILIDADES”

Ministérios EFRATA – O Bem & o Mal, a Cada Dia
Domingo, 23 de Julho de 2017

Pergunta de cultura quase inútil: em que país do mundo está o recordista mundial (de acordo com o Guinness, o Livro dos Recordes) em prestação de serviço de campanhas publicitárias para uma única empresa? Se você arriscou o Brasil, acertou. O ator Carlos Moreno, nascido em São Paulo em 1954, por quase 40 anos (desde 1978) garoto-propaganda de uma única marca, desempenhou diversas vinhetas publicitárias na tevê para a Bombril. Isto, além de outras mídias. 

Em 2004, depois de 16 anos de campanhas, a indústria achou de rescindir seu contrato. Resultado: o fabricante concorrente começou a crescer, enquanto Bombril perdia espaço. Logo chamaram Moreno de volta, e ele permaneceu a serviço da marca até 2016. Ao lado da lã de aço, outros produtos da indústria completam o conjunto, todos relacionados ao setor de limpeza. O slogan se tornou famoso: mil e uma utilidades. É claro que é uma força de expressão, que quer insinuar ilimitadas possibilidades de aproveitamento…

Vou aproveitar o embalo, e falar de um outro agente de limpeza que ultrapassa a alegada eficiência do produto de “mil e uma utilidades”. É verdade: tem mais, muito mais do que “mil e uma utilidades”. Limpa as vestimentas, limpa os calçados, limpa os pés, limpa as mãos, limpa os ouvidos, limpa os olhos, limpa a boca, limpa o sangue, limpa o caminho, limpa o horizonte, e assim por diante…

Como precisamos desse agente de limpeza! A sujeira, a impureza, as nódoas, a corrupção, a contaminação, enfim, toda forma de pecado, carece essencialmente desse agente. A luta contra o pecado nos parece, às vezes, repetitiva e enganosa. Quem já não repetiu, por vezes, o mesmo pedido de perdão a Deus, em suas confissões? Muitos de nós gostaríamos que Deus usasse, em nosso benefício, uma espécie de varinha de condão… Tocou com a varinha, pronto! Ficamos livres de reincidir naquele pecado, ou naquele outro.

Certa feita, Jesus curou a um leproso de um modo que muitos de nós gostaríamos que tratasse nossa prática de pecado. A história se deu assim: E eis que veio um leproso e o adorou, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo.  E Jesus, estendendo a mão, tocou-o, dizendo: Quero; sê limpo. E logo ficou purificado da lepra(Mateus 8.1-3, ARC).

E, assim sonhamos: Senhor, livra-me desse meu pecado, que sempre está me atazanando… Vem Jesus, nos toca, dizendo: Quero! Não peques mais nisto! Seria esplêndido, se fosse assim… Mas, não é assim que Deus opera a limpeza. O salmista orou: “Purifica-me com hissopo, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais alvo do que a neve” (Salmo 51.7, ARA). Então, Deus usa hissopo. Aí está um produto muito mais eficiente do que qualquer da propaganda do Carlos Moreno. E o que é hissopo? Trata-se de uma planta, que sempre foi muito utilizada para diversos fins, inclusive na limpeza.

Obviamente que Deus não purifica o nosso pecado com plantas… Trata-se de uma figura de linguagem. Jesus apontou com clareza, sem figuras, qual “hissopo” Deus usa para fazer a nossa limpeza de pecados: “Vocês já estão limpos, pela palavra que lhes tenho falado” (João 15.3, NVI). Ninguém se iludirá, pensando que Jesus já resolveu o problema do nosso pecado de uma vez por todas. Fosse assim, não exortaria a permanecermos ligados a ele. O que fica fora de dúvida, com base na afirmação, é que o “hissopo” de Deus, para limpeza espiritual das nossas impurezas, é a Palavra de Deus!

Varinha de condão? Qual o que! Toque milagroso? Espere sentado! Quer dissipar, definitivamente, a dúvida? Leia, com calma e atenção, o Salmo 119. Como num cântico, em que o refrão se multiplica mais de uma centena de vezes, repete-se o agente, como exemplifico: Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra” (Salmo 119.9, ACF). É uma infeliz ilusão ficar somente pedindo a Deus que nos afaste desse ou daquele pecado. Sem o “hissopo” da Palavra de Deus, que tem mais do que 1001 utilidades, não acontece. O método de Deus não é por mágica: é pela Sua Palavra, Seus mandamentos, Sua lei, Seus testemunhos, Seus decretos, Suas promessas, etc… É fácil descobrir a razão de sermos tão fragilizados ante as tentações: falta de “hissopo”!

Você quer ser vencedor contra o pecado, contra sua reincidência tenaz, contra seu assédio letal? “Hissopo”! Todo dia, toda hora… Na mente, no coração, diante dos olhos, pelos ouvidos, nas mãos… Jesus Cristo deu o seu sangue para purificar a igreja, limpar os fiéis… Como? “Pelo lavar da água por meio da Palavra” (Efésios 5.26). “Hissopo”, isto é, a Palavra de Deus, é muito mais eficiente do que Bombril, Limpol, e todos os demais produtos de limpeza, juntos… São mais do que 1001 utilidades!

 

Abraços, até à próxima
Ulisses

Notas das citações bíblicas:
ARA – Edição bíblica de Almeida, Revista e Atualizada, da Sociedade Bíblica do Brasil

ARC – Edição bíblica de Almeida, Revista e Corrigida, da Sociedade Bíblica do Brasil
ACRF – Edição bíblica de Almeida, Corrigida e Revisada Fiel, da Sociedade Bíblica Trinitariana
BCF – Bíblia Católica de Figueiredo, www.bibliacatolica.com.br
NVI – Nova Versão Internacional, da Sociedade Bíblica Internacional'